TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neuropsicopedagogia

Por:   •  17/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

RESILIÊNCIA

Dentro da  psicologia, a resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.

Resiliência também pode ser a liberdade que a pessoa tem em escolher como, e de que forma enfrentará determinado problema. Essa possibilidade que nos é dada através de estímulos ambientais, como amigos, família e exemplos de outros, até de estranhos, nos quais possam se espelhar ou ainda, decidir por si próprio como tudo acabará ou continuará.

A partir dessa decisão, nosso cerébro criará estímulos saudáveis que possibilitarão fatos ainda mais positivos e esses, dependendo do momento, trará menos ou mais clareza para a situação.  

Teoricamente, resiliência é a possibilidade do indivíduo de tomar uma decisão correta e ao mesmo tempo tem medo do que isso possa ocasionar, mas mesmo assim aceita e enfrenta. A resiliência demonstra se uma pessoa consegue ou não funcionar bem sob pressão.

A resiliência é a capacidade humana de superar as adversidades, transformando essas dificuldades em oportunidades para aprender, crescer e mudar. Pessoas resilientes conseguem amadurecer emocionalmente e também tornan-se ainda mais fortes.

“Ser capaz de me equilibrar depois de levar uma rasteira. Acordar com esperança depois de uma série de frustrações. Ver além das circunstâncias da vida de modo a disfrutar o momento”, é assim que Robert Wick resume o resultado da resiliência.

Vivemos uma crise à anos em nosso país, a realidade do desemprego e as dificuldades financeiras nos colocam em momentos de muita ansiedade e temor, que afetam nosso bem-estar pessoal. O pensamento é negativista, falta esperança e força. Algumas pessoas têm maior capacidade para se manterem fortes e positivas; são pessoas mais resilientes.

Nessa fase difícil, salienta-se a manutenção do bom humor; com essa prática diárias manten-se "em pé", cria-se um olhar diferenciado aos problemas do cotidiano. Administrar bem as emoções, ser criativo e tolerante aumentará a capacidade de se arriscar criando novas oportunidades.

Conseguir controlar as emoções em situações adversas é um grande potencial que o indivíduo resiliente possui. Esse controle,  se adquire ao longo da vida com experiências vividas, negativas ou positivas,  contribuem também para isso, o ambiente em que se está inserido, a neurobiologia e a genética.

Observamos uma outra ideia sobre a definição de resiliência dentro da psicologia, de maneira generalizada, se abalar e voltar ao que se era antes do abalo – isso tem a ver com o conceito físico da elasticidade o que nos leva a unir duas ideias: resiliência e neuroplasticidade.

Graças à neuroplasticidade, talvez a ideia mais influente das últimas décadas no campo da neurociência, sabemos que a estrutura e a função do cérebro mudam ao longo da vida, inclusive na vida adulta. Isso significa que é possível treinar o cérebro para gerenciar melhor quais emoções vêm à tona, e quando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com