TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO, DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTO JUVENIL E MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO

Por:   •  2/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.042 Palavras (9 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]Anhanguera Uniderp Educacional

Unidade de Sorocaba

                               Curso de Licenciatura em Pedagogia

Curso de Pedagogia

4° Semestre

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO, DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTOJUVENIL E MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.

 Camila Lara Rodrigues de Camargo -       3444948290

                                          Tutora: Nelly Carla Reis Barros

Sorocaba

2017

SUMÁRIO

  1. Introdução  ...................................................................................3
  1. Escolha do tema............................................................................4
  1. Desenvolvimento ..........................................................................6
  1. Conclusão ......................................................................................8
  1. Bibliografia ...................................................................................10

 

INTRODUÇÃO

A primeira coisa que associamos quando falamos em criança é a brincadeira. Por este motivo o plano de ação vai ser elaborado dando ênfase a brinquedoteca, explicando sua importância na Educação Infantil, e o quanto as brincadeiras podem auxiliar na aprendizagem da criança, tratando o brincar como estratégia para envolver as crianças com o ensino desde os primeiros anos de inserção na escola, trabalhando a aprendizagem com o lúdico.

Mostrar a importância da brinquedoteca criada na escola citada sendo um meio essencial na construção da aprendizagem.

A importância de implantar uma brinquedoteca na Educação Infantil

A brinquedoteca é um espaço de aprendizagem e desenvolvimento, ele ensina e desenvolve. Uma brinquedoteca é baseada em teorias. È um espaço de desenvolvimento de afetividade, de social e da personalidade da criança. Para uma criança é muito importante pois cria vínculos , aprende a conviver com as outras pessoas, interagem, trocam brinquedos, interagem com brinquedistas, interagem com crianças de uma faixa etária diferente.

Através de um brinquedo uma criança  começa a reorganizar, ela mostra seu lado afetivo, acontece uma troca de experiência, uma afetividade, uma coletividade.

Mesmo  que  estas  brincadeiras  seja m  consideradas  livres na  brinquedoteca  as  crianças  brincam  com  um  objetivo  intrínseco,  planejado  pelo brinquedista, elas vão  aprender e construir  um  conhecimento  sem  perceber.

A  brinquedoteca é um lugar lúdico e com vários  brinquedos, de tamanhos,  cores  e  formas  diferentes,  onde  as crianças  poderão explorar o mundo do  “faz  de  conta” através da ludicidade, onde interpretarão situações da vida  real,  estimulando a criatividade,  imaginação e descobrindo sua capacidade  através  da interação  com   outras  crianças,  descobrindo  que a maneira  de pensar  do  outro é diferente.

A melhor forma de ter sua atenção é através do lúdico, o ensinar tem que agradar, tem que prender a atenção do aluno.

Problema detectado

Enganam-se pessoas que acham que brincar está relacionado só no pré-escolar, ela deve se estender e perpetuar no ensino fundamental com brincadeiras adequada a faixa etária de idade.

Verificou se que os professores não se utiliza e nem trabalha com o lúdico por falta de base teórica sobre o assunto e ficam inseguros em colocá-los em pratica, apesar de ter vários exemplos comprovados e reconhecidos o valor das atividades lúdicas.

 Objetivos a serem alcançados com a implantação de uma brinquedoteca  

Desejamos criar um espaço para realizar atividades pedagógicas com as crianças. Nesse espaço usaremos brinquedos educativos, de literatura infantil, materiais para pintura, recorte, colagem e atividades manuais diversas, todos selecionados para o desenvolvimento de habilidades voltadas para a prática da organização, da cooperação, da socialização, da troca, da ajuda mútua, partilha e coordenação motora, assim como para o aprimoramento da comunicação interpessoal.

Qual a importância do brincar e da literatura para as crianças que frequentam a Educação Infantil?

Brincar é um direito da criança e tem uma grande importância para seu desenvolvimento, é brincando que elas se comunicam e descobrem o mundo.

Porém a escola tem que estar organizada de forma a incentivar a imaginação e as brincadeiras. Brincar com qualidade e em um espaço adequado, com materiais que estimulem a sua criatividade, perceber a sua necessidade e assim entender e estimular a brincadeira.

Cunha (2001, p. 15 e 16) afirma que,

[...] a brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira, [...] aonde a criança (e os adultos) vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de potencialidades e necessidades lúdicas”. E ainda, “muitos brinquedos, jogos variados e diversos materiais que permitem expressão da criatividade”. Desta forma, a autora disserta que a brinquedoteca propicia a construção do saber, sendo uma “deliciosa aventura, na qual a busca pelo saber é espontânea e prazerosa.

A literatura infantil deve ser utilizada nas escolas para despertar o gosto pela leitura, pois ela desenvolve a imaginação, a emoção, os sentimentos, a expressão, o movimento.

E é muito importante que as crianças tenham este momento, tenham um espaço para se entregarem no mundo da leitura.

segundo Carvalho:

Proponho que a sala de leitura seja um local de consulta, de estudo e de entretenimento para a comunidade escolar; seja dirigida por uma professora especializada, em tempo integral, cujo trabalho possa ser articulado com as atividades de sala de aulas; deve estar localizada em um espaço próprio, amplo, atraente e agradável, que ofereça condições satisfatórias para guardar do acervo e de conforto para os eleitores. Essas transformações dependeriam de recursos financeiros? Sim, mas não se pode oferecer educação de qualidade a preço vil. (2008, p.83).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (191.5 Kb)   docx (300.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com