TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.181 Palavras (21 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

ELISSANDRA GALDINO DE MELO

RELATÓRIO DOESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 4]

[pic 5]

ELISSANDRA GALDINO DE MELO

RELATÓRIO DOESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza

Tutor Eletrônico: Simone Diniz da Silva.

Tutor de Sala: José Ronaldo dos Santos.

Cabo de Santo Agostinho

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        9

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        23

CONSIDERAÇÕES FINAIS        29

REFERÊNCIAS..........................................................................................................30

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem como objetivo relatar os dados obtidos durante as atividades propostas peloestágio currícular obrigatório naárea  de educação Infantil,realizado na Escola Particular Bom saber, numa turma do jardin ll, supervisionado pela professora regenteThainá Maria soares, com carga horária total de 100 horas, das quais 52 foram vivenciadas na Instituição. Tendo início no dia 27 de agosto de 2018o mesmo teve como base conhecer e aprimorar a prática em sala de aula, aplicando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com  a prática pedagógica, buscando firmá-los de forma significativa.

        Dessas horas vivenciadas na instituição houve um período de observação participativa que foi realizado em cinco salas diferentes e se demonstrou de grande aprendizado para os diferentes âmbitos escolares que o acadêmico enfrentará em seu futuro profissional, agregando conhecimentos e demonstrando as dificuldades que o mesmo poderá encontrar em cada passo do processo de educação.

        O tema escolhido para a realização dos planos de aula, foi os Órgãos dos Sentidos, o mesmo se mostrou amplo em sua aplicação. Durante todos os dias que o tema foi trabalhado houve grande aprendizado e aproveitamento para as duas partes, discente e docente, ampliaram os seus mundos em relação ao assunto em questão, sabendo que em toda aplicação de determinado conteúdo há dificuldades que é necessário ultrapassar para alcançar o objetivo proposto.

        Do início até a construção desse trabalho, foi possível perceber a importância do estágio na formação acadêmica, sem esse processo seria impossível conhecer de fato a profissão ao qual o acadêmico escolhe para exercer após sua formação. Esse período é de grande aprendizado e descobertas que agregam valores e experiências únicas para definir o profissional durante toda sua carreira.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Bom Saber é uma instituição privada, localizada próximo ao Centro de Ipojuca. A mesma atende aproximadamente 500 alunos, funcionando no horário matutino e vespertino, atendendo as séries do maternal ao 5º ano. Em sua realidade física ela funciona em seu próprio edíficio composto de nove salas de aulas, uma sala pequena para equipe pedagógica, uma secretária que ao mesmo tempo funciona como recepção, uma cantina, cinco banheiros, onde alguns são adequados ao ensino infantil, um parquinho, uma área coberta contendo uma tv, onde é realizada atividades extras, como piquinique, atividades lúdicas, sessão de cinema, e também a aula de educação física. A mesma possui no seu quadro,31 funcionários, entreprofessores, ajudantes, coordenação, secretaria e serviços gerais, todo o corpo pedagógico ou tem formação academica concluída ou estão cursando.

A Escola embora pequena tem uma excelente infraestrutura, as salas são amplas e todas tem ar condicionado, do maternal ao jardin ll o sistema de assento é de mesas com cadeiras de madeira ao redor, a partir do primeiro ano as carteiras são posicionadas em sistema de fila, o ambiente é sempre limpo e agradável e os proficionais são sempre amáveis e prestativos.

A Instituição tem como proposta pedagógica orientar suas ações em busca da efetivação de seus objetivos, através de um currículo que valorize a interação constante entre seus membros, entre a escola e a família. O objetivo geral da mesma é oferecer condições ao aluno de uma aprendizagem voltada às necessidades sócio histórico e cultural, levando-o a ter uma visão crítica para exercer sua cidadania dentro e fora da instituição escolar, criando condições para a plena participação e aprendizagem e para o desenvolvimento político, social, afetivo e intelectual.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Diário de observação

N° 1

ESCOLA: Bom Saber

Data: 30/08/2018

Local: Rua projetada 04 S/N Lote 13 e 14 quadra C

Hora de Início/Término da aula: 07:30 às 11:30hs

Professor(a) regente: Thainá Maria Soares

Nível: Maternal ll

Estagiário: Elissandra Galdino de Melo.

        

A Instituição tem um Sistema de acolhimento geral que é realizado no pátio da escola, ondetodososalunoschegam, brincam um pouco e depoisfazemfilas de acordo com suaturma, cantam o hinonacional e fazem a oração do Painosso, logo apósseguem para  as suasrespectivassalas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (317.1 Kb)   docx (95.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com