TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.120 Palavras (9 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Lilian Aparecida Garcia – RA: 9781403013

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO

RIBEIRÃO PRETO/ SP

2015

SUMÁRIO

 

1. INTRODUÇÃO..............................................................................................03  

2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................04  

  2.1. A criança e a Brinquedoteca ...................................................................04  

      2.1.1. Objetivos Gerais ..............................................................................04  

2.1.2. Objetivos Específicos ......................................................................04  

2.1.3. Espaço e período das observações ................................................05  

2.1.4. Ficha: Observação Narrativa ...........................................................05

 

  2.2. Comportamentos e suas interpretações .................................................07

   2.3. Ações de comportamentos sociais, desenvolvimento emocional e comportamentos físico-motores ......................................................................09

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................13  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...............................................................14

1. Introdução

A mediação entre o brinquedo e a brincadeira ocorre através de alguns critérios, como ter sentido experimental, valor de estruturação, condições de relacionamento, caráter lúdico e causar prazer. As atividades lúdicas oportunizam as crianças explorarem aspectos da vida cotidiana e de seu mundo interno. Constituem-se formas importantes de comunicação e relacionamento com outras crianças. Através das atividades lúdicas a criança convive com diferentes sentimentos que fazem parte da sua realidade interior e permite a ela estabelecer melhores relações sociais.

Vários autores que estudam o “brincar” falam da relevância dessa atividade como

parte do desenvolvimento global do indivíduo. Como diz Piaget (1976), a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Em vista disso, observa-se a real necessidade de fazer um resgate das brincadeiras como algo que faça parte efetiva da vida das crianças. Isso implica vê-la como criança e não como um adulto que ainda não cresceu. De acordo com Kishimoto, a brincadeira possui um fim em si mesmo, ou seja, surge livre, sem noção de obrigatoriedade, exercendo-se pelo simples prazer que a criança encontra ao colocá-la em prática. As crianças possuem diversas razões para brincar, sendo uma delas o próprio prazer que podem usufruir enquanto brincam. No entanto, é importante salientar que a brincadeira possui um lugar fundamental no desenvolvimento infantil.

Além disso, a brincadeira está ligada também aos aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo. Brincadeira é um comportamento presente em todas as culturas, cada qual com suas especificidades Por meio da brincadeira a criança aprende comportamentos, constrói conhecimento, expressa emoções e sentimentos e significa para si a cultura em que está inserida. 

2. Desenvolvimento

2.1. A criança e a brinquedoteca.

      A educação das crianças em instituições precisa ser organizada não para o individualismo, conformismo e submissão, ao contrário, necessita-se superar a “dupla alienação” da infância e garantir o direito da criança de ser criança, de descobrir e conhecer o mundo por meio das brincadeiras, atividades, trocas, enfim, por meio das mais variadas relações com os adultos, objetos e demais crianças (FARIA; PALHARES, 2000).

Dada importância dos espaços de criatividade, houvemos por bem observar uma criança especialmente escolhida num desses ambientes – a brinquedoteca, para melhor avaliar suas necessidades e, assim, identificar suas deficiências.

     2.1.1.  Objetivos Gerais

         Observar uma criança numa brinquedoteca, descrevendo de forma objetiva os seus comportamentos e ações.

    2.1.2. Objetivos Específicos

  • Escolher uma criança a partir de suas características marcantes dentre outros educandos.

  • Apresentar uma descrição detalhada do cenário de observação.
  • Obter uma análise pormenorizada dos comportamentos sem interferências, interpretações ou avaliações (DCO).
  • Interpretar os registros obtidos a partir das descrições comportamentais.
  • Apresentar um checklist das ações e comportamentos sociais, desenvolvimento emocional e comportamentos físico-motores.

 

  2.1.3 Espaço e período das observações.

 

     O espaço observado foi uma brinquedoteca da Creche Antônio Soares da Cidade de Serra Azul SP, atividade foi realizado no dia 24 de agosto de 2015, entre 09h30m e 10h30m. Entendendo o espaço como ”um conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações” (SANTOS, 2002), podemos dizer que são as crianças e adultos que lhe atribuem um conteúdo. O espaço não está pronto, acabado, mas algo que pode ser modificado ao longo da relação que os sujeitos estabelecem com ele.

  2.1.4. Ficha: Observação Narrativa (ilustrativa)

Observador: Lilian

Nome da criança: Walace Custódio

Idade da criança: 3 anos

Sexo da criança: Masculino

Responsáveis pela criança durante o período de observação

Nome: Vanessa

Função: Professora

Nome: Tania

Função: Monitora

Contexto de observação: Brinquedoteca Creche Antônio Soares

Data da Observação: 24/08/2015 Horário de início: 09h30min Horário de término: 10h30min

Escolha da criança

Walace, uma criança de pele morena olhos castanhos e cabelos pretos encaracolados, estatura normal para a idade. Muito tímido, não conversa e não interage com as outras crianças e mesmo estando na brinquedoteca não gosta de brincar com seus amigos, ficando sempre isolado em um canto.

Breve descrição das características marcantes da criança

Pelo registro da criança, ela está com ótima saúde, nunca teve nenhum problema grave de saúde, somente gripes e resfriados têm mais 2 irmãos, vem de uma família com problemas, pois esta matriculado na creche por intervenção do conselho tutelar. Parece não ter uma alimentação boa. Suas roupas não são bem cuidadas.

O espaço da brinquedoteca possui forma retangular, em torno de 25m2. Para fins de observação, o espaço lúdico foi dividido em quatro áreas, as quais são descritas tendo como referência a entrada pela cortina:

1 - tapete: localiza-se no centro da sala e possui forma retangular. Sobre ele existem algumas almofadas em forma de animais. Ao lado esquerdo do tapete, encontra-se um painel móvel de tecido, suspenso com fios de aço, com bolsos nos quais se guardam livros.

2 - espaço da parede: localiza-se logo após o tapete. Na parede existe uma lousa e estão dispostos alguns brinquedos, como carrinhos de boneca e supermercado, bonecas, berço, mesinha,

 mini fogão e tapete de letras (logo abaixo da lousa). No canto direito existe uma estrutura em formato de cabana, que pode tanto se transformar em casinha quanto em circo. As paredes têm desenhos de personagens e ursos,

 3- mesinha: localiza-se à direita do tapete, entre a casinha e o canto da beleza. Em volta da mesma, estão dispostos bancos de material reciclado e tecido.

4- canto da beleza: neste espaço estão dispostos dois espelhos, um baú, um cabideiro e uma mesinha. O baú e o cabideiro são utilizados para guardar fantasias, sendo que o último também é utilizado para limitar o espaço do canto da beleza. Além desses quatro espaços, localizam-se, na parede esquerda, cinco prateleiras onde são guardados os diversos tipos de brinquedos. A fim de facilitar a identificação visual, tanto pelas crianças como pelos adultos.

Neste dia das 15 crianças que frequentam a escola 12 estavam presentes, e muito animados com a ida a brinquedoteca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (328.4 Kb)   docx (375.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com