TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.773 Palavras (20 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO

DESAFIO PROFISSIONAL

PEDAGOGIA

4ª SÉRIE

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO, DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTOJUVENIL E MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.

PLANO DE AÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA

Ribeirão Preto

2016

Sumário

Introdução 1

Brinquedoteca: um pouco de história 2

A importância da brincadeira 4

As características de cada fase de desenvolvimento 4

A criança, o brincar e a brincadeira 5

As funções da brincadeira para o desenvolvimento humano 6

Objetivos da brinquedoteca 8

A brinquedoteca 10

Normas aplicáveis a brinquedotecas 11

Plano de ação para implantação da brinquedoteca 14

Conclusão 24

Referências 25

Introdução

Na Idade Média não havia distinção entre criança do adulto, sendo a criança considerada um adulto em miniatura. Não existia um tratamento diferenciado para as crianças e elas executavam os mesmos trabalhos que os adultos.

O importante era a criança crescer rapidamente para poder ajudar no trabalho e noutras atividades do mundo adulto e a partir dos sete anos de idade, independentemente de sua condição social, eram colocadas em famílias estranhas para aprenderem os serviços domésticos (ARIÉS, 2006).

Baseado na visão histórica e social dos processos de desenvolvimento infantil, os estudos da psicologia, apontam que o brincar é uma atividade humana criadora que produz novas possibilidades de expressar, interpretar, agir e construir novas relações sociais com outras crianças e com os adultos.

A brincadeira tem importância fundamental para o desenvolvimento infantil, pois através dela a criança pode transformar e produzir novos significados. O brincar além de exigir o aprendizado por parte da criança também se torna um espaço de aprendizagem (VYGOTSKY, 2007).

Para a criança pequena o brincar é o que o trabalhar deveria ser para o adulto, o seja, fonte de prazer, de crescimento e de autodescoberta. Os adultos poderiam ser mais felizes no trabalho se fizessem a ponte entre a atividade lúdica da criança e a possibilidade lúdica do trabalho.

Assim como a arte não é maçante para o artista, a ciência não é maçante para o cientista e a brincadeira não é maçante para a criança. Criança, artista, cientista quando trabalham estão a brincar, a criar situações novas. Isso é o que no mundo há para eles de mais interessante e para todos os adultos se conseguirem recriar o seu trabalho (MACHADO, 2007).

Este trabalho apresenta um plano de ação visando a implantação de uma brinquedoteca em um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI). Para um melhor desenvolvimento do trabalho será utilizado um espaço fictício dentro desse CEMEI. Esse espaço trata-se de uma sala de aula sem uso que tem servido de depósito de móveis danificados e materiais.

Brinquedoteca: um pouco de história

A primeira Brinquedoteca surgiu em 1934 na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, funcionando como um centro de empréstimo de brinquedos como uma tentativa de diminuir o roubo de brinquedos de uma loja localizada perto de uma escola.

A loja começou a emprestar os brinquedos para as crianças para que elas deixassem de roubar os mesmos, criando um serviço de empréstimo de brinquedos com o método denominado de toyloam, que existe até hoje nos EUA. Na Suécia, em 1963, algumas professoras, mães de crianças excepcionais, montaram uma Ludoteca, ou seja, um espaço lúdico, educativo, recreativo e cultural, especialmente pensado para crianças e adolescentes.

Ela tinha como principal função a de restituir a essas crianças o espaço e o tempo para brincar livremente e de forma autônoma, e também orientar famílias de crianças com dificuldades cognitivas e/ou motora baixa ou média em como estimular seus filhos através da brincadeira.

Depois em 1967 na Inglaterra, e a partir de 1976, em Londres, surgiram as Toy Libraries (bibliotecas de brinquedos).

A exemplo da Suécia, no Brasil, o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo implantou o mesmo sistema de Ludoteca, similar a uma biblioteca, emprestando brinquedos para crianças excepcionais. Em 1960, a UNESCO internacionalizou a ideia de Ludoteca/ Brinquedoteca.

No Brasil a primeira brinquedoteca surgiu em Indianópolis, um bairro nobre da cidade de São Paulo, em 1981, trazendo uma proposta diferente das Toy Libraries, tendo como principal objetivo o de criar um espaço onde a criança possa se sentir estimulada e brincar livremente e não a finalidade de emprestar brinquedos.

A Associação Brasileira de Brinquedotecas foi criada em 1984 com o objetivo de divulgar, incentivar e orientar as pessoas e instituições começando a surgir brinquedotecas em todos os estados brasileiros. Elas enfrentaram e ainda enfrentam várias dificuldades para se manterem como problemas econômicos e a falta de profissionais especializados, os brinquedistas, para fazer a mediação criança/brinquedo.

Brinquedotecas podem ser encontradas em hospitais e se destinam a amenizar o sofrimento das crianças internadas. Podem ter objetivos terapêuticos, auxiliando no trabalho com crianças portadoras de deficiências. Serem anexas a Universidades, onde se realizam pesquisas sobre o desenvolvimento infantil e onde são testados novos brinquedos e brincadeiras. Brinquedotecas comunitárias, onde as relações de vizinhança são estimuladas.

Montadas em clínicas psicológicas, colaborando no tratamento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com