TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.883 Palavras (12 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO, DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTOJUVENIL E MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.

Cassia Fernanda de Souza Fernandes – RA 1014391780

Juliana Martins da Silva Bomtempo – RA 1014411440

Maria Elivete Daloco Bernardo – RA 1014365010

Maria Lucia Generosa Pasquotto – RA 28503076

Vera Lucia Cabral – RA 2850206102

NOME DO DESAFIO PROFISSIONAL: Implantação de uma brinquedoteca no Centro Municipal de Educação Infantil.

Americana/SP

Novembro /2016


INTRODUÇÃO

        

A primeira infância tem sido um assunto que tem ganhado destaque nos últimos tempos sua relevância e o que deve ser oportunizado nesta fase tão importante para individuo no âmbito educacional, este período entre 0 e 6 anos merece atenção especial que considere a educação como um meio de socializar e de dar oportunidades para um bom desenvolvimento cognitivo afetivo emocional.

Estudiosos consideram está fase como primordial para o individuo onde a criança constrói uma base que a beneficiará até a vida adulta.

O presente trabalho vem mostrar aos leitores a importância da presença do lúdico no cotidiano escolar da educação infantil. O estudo de como os jogos e brincadeiras se manifesta de maneira estratégica para os profissionais desse segmento, lembrando que a brincadeira é uma ação rica e importante na vida da criança.


DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

PASSO 01

A primeira infância vai de (0 a 6 anos de idade) sendo este um período crucial na vida da criança, pois tudo está relacionado ao seu desenvolvimento físico, emocional e social que se inicia nesta fase, com tudo ainda é uma idade que necessita ser discutida e valorizada tanto pela sociedade quanto pelos profissionais que trabalham com este segmento.

O profissional pedagogo deve compreender as fases desenvolvimentistas das crianças, perceber suas limitações e seus potencias para estruturar experiências que de fato possam refletir nas necessidades e nos interesses das crianças respeitando o nível de capacidade de cada uma delas, O professor tem um papel comprometedor na vivencia da criança no âmbito escolar sendo ele o mediador de suas relações que beneficiarão ou não o seu crescimento sadio. As práticas educativas desenvolvidas pelos professores devem considerar todas as dimensões e competências humanas potencializadas nas crianças, levando em conta o contexto social e cultural em que as crianças e suas famílias estão inseridas. O processo de desenvolvimento de uma criança não acontece de forma linear, ás mudanças vai ocorrendo de forma gradual são períodos contínuos que vão se superpondo, nesse processo de evolução a criança experimenta vários avanços e retrocessos vivendo seu desenvolvimento de forma particular.

Segundo Piaget a criança passa por quatro fases no processo de desenvolvimento, a primeira é a sensório motor que vai de (0 aos 2 anos de idade), fase em que o recém-nascido vai se adaptando ao mundo exterior onde se predomina o desenvolvido das percepções e dos movimentos, segunda  pré-operatório que vai de (2 aos 6/7 anos de idade), entende-se como uma fase em que existe uma preparação e organização da inteligência operatória concreta, durante esta fase a criança aprende apresentar os objetos por palavras, compreendidos também como período pré-escolar, terceira fase classificada operações concretas que vai dos (6/7 aos 12 anos de idade), onde a diferença entre os sexos começam a notar-se, porém o crescimento físico é mais lento. Nesta fase a criança tem capacidade de iniciar um processo de aprendizagem sistemática onde a ela ganha alguma autonomia, quarta operações intelectuais abstratas, inicia-se aos (12 anos de idade) marcado pelo egocentrismo cognitivo ou seja, acha-se capaz de resolver todos os problemas que aparecem. Nesta fase desenvolve-se o pensamento de perspectivas e combinatório tal como a capacidade de abstração. Esta fase também é marcada pelo predomínio de esquemas conceptuais abstratos como a utilização de uma lógica formal proposicional.

PASSO 2

A brincadeira também faz parte do desenvolvimento sendo ela uma ação importantíssima para o crescimento social, emocional, físico e cognitivo da criança, brincar é a maneira de aprender sobre o seu corpo, e sobre o mundo que ela vive para que a criança consiga aprender ela vai usar os seus cincos sentidos, olfato, paladar, visão, audição e tato, esses sentidos serão explorados no primeiro ano de vida.

Conforme o primeiro ano de vida da criança, a brincadeira deixa de ser tão concreta e começa a ser mais imaginativa e mais complexa.

Através das brincadeiras elas treinam habilidades e qualidades, como por exemplo, independência, criatividade, curiosidade, capacidade de solucionar problemas, explorar sentimentos e valores, também ajuda a criança desenvolver habilidades sociais.

Embora algumas pessoas acreditem que o brincar faça parte da vida da criança de maneira nata, segundo a professora (Tizuko Morchida kishimoto; Mestre e Doutora em Educação), a criança aprende a brincar conforme a sociedade em que vive, pois não há uma maneira única de brincadeira como: pique bandeira, esconde-esconde, pega-pega etc.

No jogo de regras, aprende a brincar com outras crianças onde um ganho e outro perde isto permite a lidar com situações de frustrações que faz parte da vida.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (402.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com