TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.678 Palavras (11 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO DE APOIO PRESENCIAL BARRETOS - SP

CURSO PEDAGOGIA

Disciplinas norteadoras: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTOJUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.


        

  LETICIA ARDUVINI MARQUES DE OLIVEIRA                                       991800560  

PLANO DE AÇÃO VISANDO À IMPLANTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

NOME DA TUTORA: Eliane Maria da Silva Anunciação   

BARRETOS SP

2016


INTRODUÇÃO

A brinquedoteca com o próprio nome já diz tudo é um lugar para brincar e é isso que tem que ser a primeira ideia das crianças quando se fala em ir a uma brinquedoteca.

Neste trabalho você vai encontrar o desenvolvimento de uma brinquedoteca e a importância de tal no auxilio da educação infantil.

DESENVOLVIMENTO

PASSO 1

 

- Como as crianças se desenvolvem?

Segundo Piaget pressupõe que o ser humano passam por uma serie de mudanças ordenadas e previsíveis nas quais denomina estagio e período de desenvolvimento para Piaget estes estágios caracteriza-se pelas diferentes madeiras que o individuo interagir com a realidade ou seja de organiza seus conhecimentos visando sua adaptação ocorrendo assim modificações progressivas dos esquema de assimilação e acomodação para ele o ser humano passa a desenvolve a partir de interações com o mundo e o aprendizado em um processo gradual.

- Segundo Piaget, a criança passa por quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo, quais são eles?

1º Sensório motor de 0 a 2 anos de idade  2º pré-operacional de 2 a 7 anos 3º operatório concreto de 7 a 11 ou 12 anos e a 4º operatório formal de 11 ou 12 anos em diante.

- Quais as características de cada fase de desenvolvimento?

1º Sensório motor de 0 a 2 anos de idade a criança baseia-se em percepções sensoriais e em esquema motores embora a criança tenha uma conduta inteligente considera que ela ainda não tenha pensamento não consegue voltar ao passado e nem referir-se ao futuro. O esquema de sensório motor são construídos a partir de reflexos inatos usado pelos bebes para lidar com o ambiente, a partir na construção de esquema pela transformação da sua atividade sobre o meio a criança vai construir e organizando noções neste mesmo período as concepções de espaço tempo e causalidade começam a ser construído possibilitando a criança novas formas de ação pratica para lidar com o meio.

2º pré-operacional de 2 a 7 anos é marcado pelo aparecimento da linguagem oral por volta de dois anos a qual a possibilidade da criança construir esquema de ação interiorizado chamado de esquema representativo ou simbólico nessa faze a criança pode substituir objetos ações situações e pessoas por símbolos são as palavras, as ações deste período ainda não reversíveis a criança ainda não é capaz de perceber que é possível retorna mentalmente ao ponto de partida.

3º operatório concreto de 7 a 11 ou 12 anos e onde o pensamento logico e objetivo adquire preponderância ao longo dela as ações interiorizada vão se tornando cada vez mais reversíveis e portanto moveis e flexíveis, o pensamento torna-se menos egocêntrico e a criança é capaz de construir um conhecimento mais compatível com o mundo que a rodeia o real e o fantástico não mais se misturaram em sua percepção.

4º operatório formal de 11 ou 12 anos em diante a principal característica por sua vez  reside no parte que o pensamento se torna livre das limitações da realidade concreta nessa etapa a partir nos 12 anos de idade a criança se torna passa de raciocinar logicamente, ocorrendo a libertação do pensamento da amarras do mundo concreto permitindo o adolescente pensar e trabalha não só com a realidade concreta mais também com a realidade possível.

PASSO 2

- Por que a brincadeira é importante?

Por que é o direito da criança.

- A criança já sabe brincar naturalmente ou ela aprende a brincar?

Não ela precisa aprender a brincar pois cada cultura é diferente e cada cultura ensina suas crianças com suas brincadeira.

- O que a criança aprende através da brincadeira?

A brincadeira é importante para todas as áreas do conhecimento a criança aprende a pensar e usa essa forma de pensamento para descobrir seu mundo.

PASSO 3 

 Escreva sobre a diferença entre os conceitos “Brincar” e “Brincadeira”, bem como as funções da brincadeira para o desenvolvimento humano.  

Brincar é um comportamento e não deve ser entendido apenas como uma resposta a um estímulo, mas como uma relação estabelecida com um contexto social, implicado dentro de um sistema cultural. Ao comportar-se, a criança está alterando o contexto e a si mesma. Assim, o comportamento de brincar precisa de um local para ocorrer, de certos estímulos anteriores e trará consequências a curto, médio e longo prazo para o sujeito que se comporta e para o ambiente em que o faz. Ao definir brincar e brincadeira, faz-se necessário compreendê-los dentro deste sistema de relações complexas em que estão inseridos.

No dicionário comum, pode-se encontrar que brincar é definido como "divertir-se; gracejar" (BUENO, 1994, p. 197) e brincadeira "divertimento, sobretudo entre crianças" (BUENO, 1994, p. 197). Essa característica divertida, prazerosa é apenas uma das características do brincar. No entanto, existem outras características, como aponta a literatura específica. Por exemplo, Kishimoto (1999, p. 21) define brincadeira como sendo "a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica". Por sua vez, Peters (2009, p. 38) aprofunda a definição de brincadeira no seguinte sentido: "o resultado da ação que a criança desempenha ao concretizar e/ou recriar suas regras, estabelecendo ou não relação com um objeto, ao entrar na ação lúdica.". Significa que a brincadeira é uma atividade que resulta do comportamento de brincar, sendo necessária a constituição de uma situação imaginária/lúdica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (156.2 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com