TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização dos Espaços Não Escolares

Por:   •  1/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 6

Até pouco tempo a formação do pedagogo era fragmentada, pois este atuava em áreas específicas, sendo que sua atuação era restrita somente no espaço escolar,  mas isso vem mudando aos poucos. Hoje já se pensa em maneiras diferenciadas de atuação desse profissional, assim há uma preocupação em formar pedagogos para atuarem em diferentes áreas ocorrendo um avanço significativo em sua formação inicial, com uma visão mais global, para que se possa superar a fragmentação do ensino.

 Hoje busca-se um pedagogo que tenha habilidades e competências diferenciadas, que seja capaz de usar novas estratégias e referencias, aliando teoria e prática para sua atuação e que se atualize em novas práticas de ensino na busca de resultados satisfatórios. Assim, o pedagogo precisa dominar os conteúdos da área em que atua para que possa desenvolver um bom trabalho, bem como competências quanto a gestão organizacional, gestão de pessoas, entre outras, para se obter um bom desempenho de suas funções.

Entre as várias funções e atributos do pedagogo atualmente está em articular o processo pedagógico, tendo como princípio do seu trabalho a ética profissional, a gestão democrática, desenvolver um trabalho coletivo, orientar as pessoas a sua volta e o comprometimento com a qualidade do ensino, deve ser determinado e aberto a solucionar problemas, para que se possam alcançar os objetivos propostos.

 A educação que acontece na escola é uma educação formal, uma educação planejada que vai dar conta dos conteúdos pré estabelecidos e que devem ser trabalhados na escola. Mas a educação do indivíduo vai além dos muros da escola. Além dos conteúdos exigidos é preciso um olhar para uma formação que contemple a totalidade do indivíduo e isso requer um novo profissional da educação; um profissional apto a transformar a realidade educacional aproximando o aluno da vida em sociedade, que ofereça a estes condições para atuarem de maneira significativa e efetiva na sociedade na qual está inserido e fazem parte. Portanto a formação que o indivíduo recebe não pode ser mais a mesma, deve-se pensar em uma formação mais completa, onde se pense no individuo como um todo.

Na atualidade, com a globalização e as transformações na sociedade, a educação também sofre mudanças, não sendo mais restrita aos espaços escolares formais e para acompanhar esse processo de evolução é  preciso profissionais cada vez mais bem preparados e qualificados para atuarem no mercado de trabalho.

 O pedagogo hoje tem um novo desafio que é atender as demandas da sociedade atual e resgatar o principio da cidadania, sendo inserido em um novo contexto educacional, devendo estar preparado para atuar em diversas áreas como por exemplo:

ONGS: É uma organização não governamental sem fins lucrativos,  formada por um grupo de pessoas voluntárias que tem como objetivo principal colaborar com a solução de problemas da comunidade em geral.

Desenvolvem atividades em diferentes áreas como meio ambiente, educação, geração de renda, projetos que visam a melhoria da qualidade de vida, esportes, oficinas com cursos para geração de renda das famílias assistidas, entre outras atividades.

Elas contribuem para uma sociedade mais democrática, no processo de formação do indivíduo, onde este descobri e aprimora seus talentos, tendo uma aprendizagem continua e significativa, com troca de experiências e respeito aos saberes ja construídos.

O pedagogo pode atua como formador, orientador, desenvolvendo praticas educativas eficientes e oferecendo acompanhamento necessário para o desenvolvimento integral do indivíduo. Aqui o pedagogo atua como agente multiplicador e transformador do conhecimento, desenvolvendo assim, trabalhos sócio educativos em prol da comunidade, como também provocar mudanças no comportamento das pessoas de modo que estas melhorem tanto a qualidade de seu desempenho profissional quanto pessoal.    

HOSPITAIS: atende pessoas de diferentes idades, onde é feito uma triagem para saber a situação do paciente, o pedagogo desenvolve atividades lúdicas e recreativas para ajudar a criança hospitalizada a construir um percurso cognitivo, emocional e social para que tanto a criança quanto a família se sintam amparadas durante a permanência no hospital.

Dessa forma o pedagogo contribui com a adaptação do ambiente hospitalar e para que o individuo possa dar continuidade a seus estudos motivando-o para que o mesmo se recupere o mais rápido possível.

O pedagogo organiza o conteúdo de modo diferenciado e, dentro do próprio hospital, nos leitos ou em classes, executa as atividades propostas de forma adequada a cada paciente, para que o fato da hospitalização não seja ainda mais doloroso e acabe prejudicando tanto sua saúde quanto seus estudos.

BRINQUEDOTECA: o brincar possibilita a criança estar em constante desenvolvimento em um espaço agradável e atrativo. Um lugar onde as crianças têm a oportunidade de usufruir de novas competências, aprenderem sobre o mundo e sobre si mesmas.

A atividade desenvolvida em uma brinquedoteca valoriza o brincar e o lúdico, possibilita o desenvolvimento mental, psicológico, físico, social e integral, portanto, é um espaço mediador na aprendizagem da criança.

O pedagogo é de fundamental importância, pois ele saberá estimular e relacionar determinados brinquedos e brincadeiras a cada faixa etária, com um olhar voltado a aprendizagem da criança fazendo com que tenha prazer em brincar e superar suas próprias dificuldades.

 É preciso que o pedagogo e o profissional da educação estejam unidos num só propósito, transformar a educação em uma ação inovadora, reflexiva e crítica. Espera-se que estes profissionais contribuam para a formação de indivíduos ativos, reflexivos, atuantes e participantes, com espírito de iniciativa e autonomia. Os alunos se sentem valorizados na medida em que têm a oportunidade de opinar, debater e decidir sobre o encaminhamento da aprendizagem. A partir daí, tornando-se sujeito ativo do processo, ele se sente comprometido com a sua aprendizagem. É necessário que o pedagogo desafie aqueles que estão a sua volta a trabalharem em equipe, desenvolvendo assim a capacidade de tomarem decisões, de formularem e resolverem problemas, enfim, ajuda-los a desenvolverem suas habilidades de aprender a aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com