TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDAGOGIA HOSPITALAR

Por:   •  8/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

1.TEMA

Pedagogia Hospitalar

2.PROBLEMA

O profissional pedagogo, que trabalha na área da saúde compromete-se pelo bem-estar físico,psíquico e cognitivo do aluno?

3.JUSTIFICATIVA

Este projeto, busca entender os métodos de educação especial realizado com

diferentes atividades a fim de atender crianças e adolescentes internados,auxiliando num processo de inclusão oferecendo condições de aprendizagem.

A classe hospitalar oferece à criança a vivência escolar. O professor,neste caso, que oferece um planejamento estruturado e flexível, tornando acolhedor o ambiente hospitalar, um espaço pedagógico alegre e aconchegante fazendo com que a criança ou adolescente enfermo melhorem emocional, mental e fisicamente.

O hospital é um espaço que necessita de um pedagogo hospitalar pois muitas crianças e adolescentes perdem o ano letivo por estarem hospitalizados,pensando neste problema este profissional deve atuar neste espaço onde as situações de aprendizagem fogem do ambiente escolar.No ambiente hospitalar muitas vezes o foco é a cura e a recuperação do internado,as crianças são ignoradas como alunos e vistas somente como pacientes.

4.DELIMITAÇÃO

Os desafios da atuação do profissional dentro do ambiente hospitalar.

5.OBJETIVO GERAL

. Recuperar a socialização da criança por um processo de inclusão,dando continuidade ao seu processo de aprendizagem,num ambiente hospitalar.

6.OBJETIVO ESPECÍFICO

. Identificar o papel do pedagogo no trabalho escolar feito às crianças e adolescentes atendidos na classe hospitalar.

. Oferecer acessória ao desenvolvimento emocional e cognitivo as crianças e adolescentes hospitalizados.

. Conscientizar o paciente e a família da importância dos estudos após a hospitalização nos casos que isso seja possível.

7.METODOLOGIA

A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa,por lidar com a interpretação de dados da realidade e de fatos existentes dentro dos hospitais.

Classificada também como aplicada pois pretende-se com ela transformar em ações concretas os resultados de seu trabalho.

Tendo por objetivo ser exploratória de caráter documental e bibliográfica,porque basea-se na busca através de documentos e em autores,materiais de consulta e investigação.

8.REFERÊNCIAS

SALETE LOSS, Adriana. Para Onde Vai a Pedagogia?: Os Desafios da Atuação Profissional na Pedagogia Hospitalar. 1. ed. Curitiba: Appris, 2014. 121 p. v. 1.

DE ASSIS, Walkíria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com