TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDAGOGIA HOSPITALAR

Por:   •  18/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO 

PEDAGOGIA

ROSANA MACIEL DA SILVA TEIXEIRA

rOSELIA rODRIGUES CORREIA[pic 2]

SANTO ANTONIO DO DESCOBERTO

2020


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2  DESENVOLVIMENTO        4

3        PROJETO O CONTO DO NOSSO CANTO        8

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

  1. INTRODUÇÃO

Com seu surgimento no ano de 1935 em paris, a pedagogia Hospitalar atendia pela denominação de classe hospitalar, logo em seguida anos depois foi criada pelo ministro da educação da frança o cargo de pedagogo hospitalar.A finalidade do trabalho e expor as necessidades que a muito tempo se faz presente na sociedade a pratica pedagógica na classe hospitalar onde o professor junto ao grupo multidisciplinar, desenvolve planos pedagógicos que possibilitam usos de recursos, flexibilização e aulas individuais em leitos, visando condicionar-se a necessidade do aluno hospitalizado. As parcerias entre escolas e hospitais possibilitam essa pratica que tem contribuído para a continuidade e desenvolvimento dos alunos em afastamento por internação, não só da sua capacidade intelectual como também de sua condição social, emocional e psicológica. Tendo como foco a prática da docência em ambiente externo as escolas tradicionais analisaram a importância do trabalho docente nas classes hospitalares, onde o professor encontra um aluno fragilizado pelo tratamento em que está sendo submetido e os efeitos psicológicos, físicos e emocionais desse processo e do distanciamento da vida social. Nesse contexto a formação do docente e sua especialização verificou-se ser necessária tendo em vista a diferença dos ambientes e condição de cada aluno no que diz respeito a sua pratica pedagógica. As atividades pedagógicas realizadas no hospital auxiliam a criança no seu processo de desenvolvimento e, consequentemente, no enfrentamento da doença. O profissional que desenvolve as atividades pedagógicas no ambiente citado deve ser preparado para atuar em espaços de educação não formal a fim de contribuir para uma hospitalização sem tantos comprometimentos afetivos, cognitivos e sociais. Com o foco na literatura infantil o presente trabalho tende a expor os benefícios da leitura e do desenvolvimento de projetos no âmbito hospitalar voltado para o desenvolvimento da pratica literária nos espaços formais e informais da educação.


2  DESENVOLVIMENTO        

Contrariando o pensamento de muitos de que lugar de professor é também fora da escola. A pedagogia social ainda e pouco vista e discutida no meio educacional. A pedagogia social parece ao ver de muitos ainda não esta associada ao educação. E suas varias áreas de atuação parece ainda não ter valorização caso não aconteça na forma tradicional em sala de aula. Sendo a educação pedagógica e suas varias vertentes fator primordial para o desenvolvimento integral do ser humano, valorizando ainda mais esse trabalho pois o mesmo abrange o desenvolvimento social  e cientifico abordando assuntos ligados a sociedade e a educação.  A educação acontece em vários espaços e a pedagogia tem uma atuação importantíssima nessas vertentes pedagógicas. O conceito da pedagogia social segundo Diaz é “ O que faz referência à ciência da educação social das pessoas e grupos, por um lado, e, por outro, como ajuda, a partir de uma vertente educativa, às necessidades humanas que convocam o trabalho social, assim como o estudo da inadaptação social. Quando falamos de inadaptacao social nos referimos aqueles que precisam de medidas para se socializarem com o meio em que vivem sempre atendendo as necessidades educativas. Conhecer os projetos desenvolvidos em cada instituição, verificando de que forma são desenvolvidos e a quem se destina, e por fim, identificar quais os profissionais responsáveis pela sua implantação e desenvolvimento. A filosofia já estudava essa área antes que ela existisse de fato, Filósofos como Platão e Aristóteles já discutiam a Pedagogia Social antes mesmo que ela se tornasse ciência ou campo de estudo aos considerar a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade. É importante não desvincular a educação da sociedade e volta-la somente para o individuo. Temos hoje muitas ramificações da pedagogia social com atuação em diversas áreas da sociedade. Temos exemplos disso algumas áreas onde a educação atua de em uma formação diferente da que estamos acostumados a ver no que se refere ao ensino regular.  Hoje a Pedagogia nas Empresas, Presídios, Hospitais, Cras e entre outros.

Com o desenvolvimento de praticas pedagógico cada vez mais dinâmico e flexível praticas essas que permitem um melhor aproveitamento do tempo e dos espaços disponíveis tornando possíveis assim levar o conhecimento a lugares jamais explorados anteriormente pelo campo da pedagogia. Diante dessa realidade surgiu uma modalidade de ensino dinâmica e necessária para atender uma parte que durante muito tempo teve seu acesso ao ensino interrompido involuntariamente. Crianças e jovens que são diagnosticadas com alguma doença que no seu tratamento inclui o processo de internação não terão  mais que ser prejudicadas nos estudos ou terem o seu processo de aprendizagem interrompido.    A pedagogia hospitalar trás um olhar diferenciado e uma nova perspectiva para aqueles que se encontram fragilizados tanto pelo distanciamento social quanto pelo familiar. O surgimento dessa nova modalidade permite ao aluno inúmeros benefícios possibilitando a criança ou adolescente à continuação dos estudos sem ser prejudicado na escola regular no período da sua internação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com