TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDAGOGIA HOSPITALAR

Por:   •  15/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  13.198 Palavras (53 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 53

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

[pic 1]

PEDAGOGIA HOSPITALAR

MARLECI DA SILVA DO NASCIMENTO

RIO DE JANEIRO

OUTUBRO - 2015

PEDAGOGIA HOSPITALAR

Por:

MARLECI DA SILVA DO NASCIMENTO

11212080255

Monografia apresentada à FACULDADE DE EDUCAÇÃO da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO como requisito parcial à obtenção do GRAU DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, na modalidade EAD.

RIO DE JANEIRO

OUTUBRO – 2015


PEDAGOGIA HOSPITALAR

Por:

MARLECI DA SILVA DO NASCIMENTO

Monografia apresentada aos professores:

 

Rosemaria J. V. Silva

         Professor Orientador

__________________

Professor Examinador

RIO DE JANEIRO

OUTUBRO - 2015


Dedico este trabalho ao Mestre dos Mestres, por excelência, o autor da minha sabedoria, meu bom Deus.


AGRADECIMENTOS

 O processo para chegar até aqui foi repleto de lutas e vitórias, e muitas pessoas contribuíram para realização desse sonho, por isso quero honrar a cada uma com os meus sinceros agradecimentos. Primeiramente a Deus, que é simplesmente tudo em minha vida, pois me deu saúde para lutar pela realização desse sonho e me deu forças em todas as vezes que me senti incapaz.

Aos meus pais e irmãos, José, Clerenice, Josielen, Uellington e Joseli por todo amor e apoio durante todo esse processo, compreendendo as ausências em determinadas ocasiões; também agradeço a minha sogra Dona Maria que sempre tinha uma palavra de incentivo, aos cunhados Anderson, que foi um grande incentivador para que eu realizasse a prova do vestibular, foi quem me inscreveu e organizou toda a documentação necessária, Adriana, Alvin, Andréia e Cleber que sempre torceram por mim.

Ao meu esposo e amigo que esteve ao meu lado em todo o tempo, tendo compreensão, para dormir com a luz acesa, mesmo cansado, devido as minhas longas noites de estudos. E que me abraçava quando eu chorava na frente do computador, quando o mesmo travava, e eu perdia metade do trabalho, e também por muitas vezes ficava acordado esperando eu concluir todas as atividades. A todos os meus familiares e colegas de classe, que direta ou indiretamente contribuíram para a realização desse sonho, em especial minha prima Daniela, que ingressou na universidade junto comigo, e dividiu  durante toda essa trajetória, medos, ansiedades, tristezas, alegrias e muitos fins de semana estudando juntas.

Aos irmãos da igreja, em especial meu amado Pastor Antonio Carlos Albino, que sempre entenderam as minhas ausências quando necessário.

 A todos os tutores presenciais e a distância e funcionários da universidade que foram de grande importância nesse processo. Em especial a coordenadora do nosso Pólo Sirley Farias Vidal, uma profissional maravilhosa, paciente, dedicada e responsável, que sempre tentou da melhor maneira possível ajudar a todos os alunos. Sempre muito atenta as nossas necessidades, e também aos tutores a distância que me  auxiliaram muito nesse processo de realização dos trabalhos de monografia1 e 2 , e foram essenciais nesse processo, Bruno Ramos na Monografia 1 e Rose J.V. Silva nesse trabalho de realização da Monografia 2.

A todas as instituições de ensino, por onde passei realizando os meus estágios, e aprimorando os meus conhecimentos. Em especial ao Hospital Federal de Bonsucesso, pois foi por meio do mesmo, que me apaixonei pela Pedagogia Hospitalar.

 A todos, o meu sincero obrigado!

Vou levar comigo cada detalhe por toda vida!

RESUMO

NASCIMENTO, Marleci PEDAGOGIA HOSPITALAR. Brasil, 2015, 06. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

A presente pesquisa, tem como objeto a Pedagogia Hospitalar, destacando-a como suporte indispensável para melhoria da Saúde; Trata da importância da presença de um Pedagogo na unidade Hospitalar para somar na melhoria da saúde da criança e/ou adolescente hospitalizado que por essa circunstância encontra-se impossibilitado de estar inserido em uma classe escolar. O trabalho tem como objetivo principal Verificar se a Metodologia Pedagógica utilizada em Hospitais, de fato tem contribuído para melhoria da saúde do aluno (a) hospitalizado. Como objetivos específicos o trabalho pretende a) Verificar se a Pedagogia Hospitalar tem conseguido atingir todas as crianças e adolescentes hospitalizados; b) Verificar como está sendo trabalhada a Pedagogia hospitalar nas Universidades; c) Investigar qual o tipo de motivação que leva a criança e/ou adolescente hospitalizado a participar das atividades pedagógicas realizadas dentro da Unidade Hospitalar.

A pesquisa reflete o papel da educação para a melhoria da saúde da criança e/ou adolescente  hospitalizados, analisando a ação do Pedagogo, professor e do estagiário durante esse processo.

Todas essas questões serão trabalhadas nessa pesquisa no interior do Hospital Federal de Bonsucesso, que desenvolve um trabalho voltado para área pedagógica; Sendo assim, será realizada a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e de natureza qualitativa, para encontrar as devidas respostas que impulsionaram essa investigação, para tanto, utilizou-se a metodologia qualitativa voltada para dois tópicos de investigação: Pesquisa bibliográfica, e pesquisa de campo, para assim poder  observar a interação entre as  próprias crianças, adolescentes/adolescentes entre as crianças/adolescentes e professores, estagiários e Pedagogos e crianças/adolescentes e  meio. Como referencial teórico esse trabalho faz interlocução com as pesquisas de grandes teóricos Vygotsky, Wallon e Rezende entre outros. A escolha deve-se ao fato desses autores já terem discutido sobre a questão da Pedagogia Hospitalar e  também terem elaborado teorias referentes a essa temática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (87.7 Kb)   pdf (253 Kb)   docx (256.7 Kb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com