TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDAGOGIA HOSPITALAR NA INFANCIA

Por:   •  16/6/2021  •  Artigo  •  8.952 Palavras (36 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 36

PEDAGOGIA HOSPITALAR NA INFÂNCIA[pic 1]

BAIA Merian Oliveira[1]

FONSECA Dulcilene Mota Da[2]

GALENO Rarifela Soares Do Nascimento[3]

MAIA Raiza Pereira[4]

NASCIMENTO Guilherme Rodrigues do[5] 

SILVA Natália Priscila Bastos[6]

RESUMO

Este estudo tem como objetivo principal evidenciar a necessidade de efetivação da pedagogia hospitalar como forma de garantir atendimento educacional humanizado, conforme as normas previstas em legislação especial de garantia dos interesses da criança hospitalizada. A pedagogia hospitalar vem crescendo gradativamente nos últimos anos por dar importância ao crescimento educacional e socioafetivo da criança, O trabalho do pedagogo no ambiente hospitalar não é muito diferente do trabalho executado dentro do ambiente escolar regular. É fazer com que se entenda que as garantias de um atendimento humanizado e compreender a aceitação do tratamento, intervir pedagogicamente na relação entre equipe e paciente fazem parte do processo de atuação do pedagogo no ambiente hospitalar. Compreender a importância deste profissional é perceber que a pedagogia hospitalar é uma modalidade de métodos pedagógicos e recreativos que auxilia na melhoria da disposição e no desenvolvimento da saúde e aprendizagem de criança hospitalizada.

Palavras-chaves: Pedagogo. Ambiente hospitalar. Infância

ABSTRACT

The main objective of this study is to highlight the need to implement hospital pedagogy as a way to guarantee humanized educational care, according to the rules provided for in special legislation to guarantee the interests of hospitalized children. Hospital pedagogy has been growing gradually in recent years because it gives importance to the educational and socio-affective growth of the child. The work of the pedagogue in the hospital environment is not very different from the work performed within the regular school environment. It is to make it understood that the guarantees of humanized care and to understand the acceptance of the treatment, to intervene pedagogically in the relationship between the team and the patient are part of the process of the pedagogue's performance in the hospital environment. To understand the importance of this professional is to realize that hospital pedagogy is a modality of educational and recreational methods that helps in improving the disposition and in the development of health and learning of hospitalized children.

Keywords: Pedagogue. Hospital environment. Childhood

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo surge da percepção de que a pedagogia hospitalar necessita ser realmente implantada na sociedade, como forma de manifestar dignidade e tratamento humanitário às crianças que por motivo de doenças precisam ficar hospitalizadas por um longo tempo, seja em unidades hospitalares ou em suas próprias residências.

A questão problema está relacionada de como a pedagogia hospitalar pode auxiliar alunos da educação infantil a continuarem seu processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo? Embora exista norma legal confirmando o direito de alunos da educação infantil, que estejam afastados da escola devido a problemas de saúde, de receberem atendimento educativo hospitalar necessário ao seu pleno desenvolvimento, ainda são poucas as crianças que são contempladas por esse tipo de educação.

A falta de atendimento educacional hospitalar, traz imensuráveis prejuízos e atraso cognitivo, fazendo-se necessário a formulação de estratégias que possam avançar no atendimento educacional humanizado para esse tipo de situação.

O presente estudo tem como objetivo principal evidenciar a necessidade de efetivação da pedagogia hospitalar como forma de garantir atendimento educacional humanizado, conforme as normas previstas em legislação especial de garantia dos interesses da criança, como ser em processo de desenvolvimento.

O artigo apresenta grande relevância por se tratar de necessária discussão sobre os direitos educacionais das crianças, já que essa é uma fase da vida, que não deve ser negligenciada, sob pena de desenvolvimento cognitivo inadequado.

 Ele deve despertar o interesse dos pesquisadores, devido a urgência em humanizar o atendimento educacional, impedindo que a vida de muitas crianças seja prejudicada pela falta de atenção as necessidades educacionais.

O desenvolvimento do artigo está divido em quatro tópicos que são: O histórico sobre a pedagogia hospitalar, Pedagogia hospitalar: conceito e características. A pedagogia no contexto hospitalar e por fim, Legislação e o direito a educação para crianças hospitalizadas, esses tópicos estão divididos em subtópicos que complementam o estudo.

E para construção deste foram utilizadas as bibliografias de autores como: Brasil (1988), Brasil (1996), Brasil (2001), Brasil (2002), Dias (2018), Esteves (2010), Oliveira (2017), Silva (2012) e dentre outros.

2 HISTÓRICO SOBRE A PEDAGOGIA HOSPITALAR

Faz-se necessário em um primeiro momento o conhecimento sobre o histórico da pedagogia escolar de como ela surgiu, neste sentindo, o atendimento pedagógico no ambiente hospitalar, teve início na França em 1935, com Henri Sallier, devido a necessidade e à grande demanda de alunos que estavam impossibilitados de frequentar a escola, devido a sua enfermidade.

Esteves (2010), considera também um outro fator muito importante para o início da educação dentro do ambiente hospitalar, que foi a Segunda Guerra Mundial, onde naquela época devido a guerra muitas crianças e jovens feridos e com doenças contagiosas como a tuberculose e a lepra, por exemplo, que neste contexto histórico eram consideradas doenças fatais, estavam impossibilitadas de frequentar a escola naquele momento

Neste sentido, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), o mundo sentiu os efeitos desse infortúnio, e dentre os mais prejudicados estavam as crianças, que mesmo inocentes e se entender de fato o que estava acontecendo elas sofreram por consequência da guerra. Com isso, a classe médica defendeu a classe hospitalar para que as crianças e adolescentes tivessem um melhor bem-estar dentro dos hospitais (ESTEVES, 2010).

Ainda sobre o surgimento da Pedagogia Hospitalar, foi criado o em 1939 o Centro Nacional de Estudos e de Formação para Infância Inadaptadas (C.N.E.F.E.I) na cidade de Suresnes localizada na França. Esse centro de ensino tinha como objetivo principal a formação de professores para trabalhar em hospitais e em outras entidades. Nesse mesmo ano, foi criada a função de Professor Hospitalar, com a formação de dois anos, onde capacitava profissionais da área educacional para atuar em hospitais.

Tomando como princípio duas necessidades básicas da criança, a saúde e a educação, a pedagogia hospitalar visava o trabalho da educação juntamente com o momento de tratamento de saúde na vida da criança, sem que uma ação interfira no andamento da outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.1 Kb)   pdf (208.7 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com