TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CRÍTICO

Por:   •  18/11/2017  •  Dissertação  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

Uma gestão democrática exige algumas posturas e atitudes que colaborem a participação de toda a comunidade de forma crítica, criativa e comprometida com os rumos da unidade escolar. Considerando esta afirmação, responda as questões:

DAS NARRATIVAS ORAIS À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CRÍTICO

QUESTIONÁRIO

1) Podemos dizer que o guia, ao contar as histórias, tem consigo a memória coletiva dos fatos que ele aprendeu com as pessoas com as quais convive? O que seria memória coletiva? Qual a base da memória coletiva?

R: Podemos dizer que sim! Pois esse conhecimento é adquirido através do contato com as pessoas que participam do seu convívio, e é coletiva pois é compartilhada por todos e passada a várias gerações, tendo como base os contos papulares antigos que vão dando origem aos costumes e as crenças.

2) Em que sentido as crenças populares estão relacionadas às narrativas orais? Como as narrativas orais são transmitidas? Como as crenças surgem em uma determinada sociedade?

R: Elas são relacionadas através da comunicação, transmitidas em rodas de conversas ou de pai para filho, até mesmo para aconcelhamentos, as crenças surgem através de experiências vividas, de mitologias que vai passando de geração para geração.

3) De que maneira as crenças populares ganham vida e se materializam na sociedade? Como surgiu a história do lobisomem e de outros entes folclóricos?

R: As crenças populares ganham vidas a partir do imaginário das pessoas creio que por não possuirem muito conhecimento científico apelam para o mundo da imaginação. Sua origem está associada a mitologia e a história de Roma e da Grécia assim como outros tantos contos folclóricos feito para explicar determinadas situações que acorriam na época, e assim foram surgindo os mitos.

4) O lobisomem, primeiramente, foi um fato "inventado" e "narrado" por alguém (neste momento devemos pensar na narrativa oral); posteriormente, ganhou vida e, aos poucos, se materializou. A história que era simples foi criando mais corpo, ou seja, diversos elementos foram acrescentados à "lenda". Hoje, estuda-se o lobisomem como pertencente ao "folclore". Podemos dizer que o folclore é quase uma Ciência. Explique como devemos entender esse processo, ou seja, como chegamos da oralidade à complexidade do mito na escrita.

R: O folclore é uma tradição constituida pelos costumes e tradições transmitidos de geração para geração e isto tudo faz parte da oralidade ou seja através de uma simples conversa mas transforma-se no contato com culturas distintas.

5) Podemos dizer que "os narradores orais" ainda estão presentes em nossa sociedade?

R: Sim! Ainda em rodas de conversa e de pai para filhos, também como forma de aconcelhamentos e também pela manutenção da vivencia do folclore.

6) O conhecimento sistemático está em oposição às narrativas orais, pois o narrador oral não comprova absolutamente nada do que diz, pois a sociedade que escuta e acredita nas narrativas orais não exige comprovação dos fatos narrados. A característica da "crença" é justamente não ter necessidade de comprovação material. Explique por que o conhecimento que adquirimos a partir das teorias aprendidas estão em oposição às narrativas orais.

R: Pois o conhecimento sistemático é comprovado com pesquisas , fundamentado e faz sentido, diferente das narrativas orais que vem de conversas informais, através de experiências vividas.

7) As pessoas que foram educadas na tradição da oralidade, ao entrarem em contato com o conhecimento sistemático, continuam a ver o mundo da mesma maneira?

R: Ao entrar em contato com o conhecimento sistemático irá entrar em contato tambmém com outros tipos de conhecimento que também poderá passar a diante, sem perder o conhecimento da memória coletiva dos fatos.

8) O guia em um determinado momento diz: "Muito bom, Senhô! No passeio de hoje aprendi bastante e poderei explicar para outros turistas!" A aprendizagem à qual se refere o guia terá quais consequências se for aplicada nas explicações aos turistas e se for levada para a comunidade à qual pertence o guia?

R: Todo conhecimento está sujeito a mudanças, está em constante movimento, aberto e receptível ao novo, porém temos que ter o cuidado de manter viva a memória cultural de um determinado povo ou região.

9) Questão conclusiva: Em se tratando de você, enquanto futuro profissional, mostre, a partir do diverso elementos apresentados, como trabalhará em sala de aula o conhecimento sistemático e a Ciência de maneira a respeitar a cultura das diversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com