TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  6/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome Completo: Flávia Lima Monteiro

RGM: 26981556

Polo: Cruzeiro do Sul Virtual RECANTO DAS EMAS-DF

Data: 29/05/2022

Curso: 2° Licenciatura em Física

Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Atividade Reflexiva I – Prática de Ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental I

Ao entrar no meio acadêmico precisamos nos apropriar de vários assuntos para que tenhamos uma carreira profissional promissora quando docentes. A partir daí iniciamos uma longa caminhada com certezas e incertezas no âmbito profissional, pois o mundo moderno está em constante mudanças no que se refere a Ciência e a Tecnologia, muitas outras dificuldades também podem ser encontradas na carreira como professores sendo elas nas condições de materiais adequados, salários dignos, valorização social da profissão (MARTINS, 2005).

No mundo contemporâneo, vivenciamos uma sociedade onde são intensas as relações com a Ciência e a Tecnologia. O conhecimento consolida-se com uns dos elementos primordiais na nossa sociedade. Neste contexto, a educação tem experimentado inúmeras mudanças nos diferentes níveis e áreas, nas práticas pedagógicas, que procuram romper com os paradigmas tradicionais (RODRIGUES, 2004).

Quando refletimos sobre o ensino de ciências nessa época atual, a palavra embates que rapidamente nos veem a mente Uma vez que, que como futuros docentes é trazer o conhecimento e introduzirmos o ensino de Ciências para o cotidiano dos alunos, encaminhando os para um mundo científico e de pesquisas.

No tempo atual o aluno e capaz de buscar informações sobre diversos conteúdos, em poucos instantes, por meio de inúmeros meios de comunicação, sendo eles internet, televisão, jornais, revistas, entre outros. Assim sendo através destas informações o aluno pode manifestar seu aprendizado, diante disso a ciência como disciplina tem atribuições de colaborar com o mundo e suas mudanças constantes e a instruir os nossos alunos a utilizar a pesquisa de maneira correta para alcançar a veracidade e construir seus objetivos.

Isto requer como uma instigação ou combates a serem vencidos, em razão de sermos docentes carregaremos a obrigação de entender e ensinar aos alunos métodos, consiste na análise e desenvolvimento de técnicas de ensino que podem ser utilizados no dia a dia.

Portanto, percebemos que é fundamental uma atualização contínua dos docentes, por novos métodos e novas didáticas de aprendizagem. Empregando formas variadas de instrumentos e ferramentas de ensino, tais como: cursos de aperfeiçoamento, interdisciplinaridades entre docentes, curso inovadores para os alunos, dentre outras. À vista disso possamos enfrentar os desafios de sermos docentes com conhecimento e seriedade na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com