TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.090 Palavras (13 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência Educação Infantil

MISLENE LEITE FERREIRA

Junho 2011


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência Educação Infantil

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência Educação Infantil do curso de Pedagogia sob a orientação da Professora Adelaide Rezende

Junho/ 2011


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CAPITULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA        4

A. Identificação/caracterização        4

B. Histórico        4

C. Estrutura física é material        4

CAPITULO II - DIMENSÃO PEDAGÓGICA        6

A. Projeto Político Pedagógico        6

B. Formação dos professores        7

C. Estágio: Aspectos a serem Observados        7

CAPÍTULO III - RELATO SOBRE O PROJETO DESENVOLVIDO NA SALA E DA PARTICIPAÇÃO        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12

ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO        12

Conteúdo        12

Faixa Etária        12

Tempo estimado        13

Metodologia        13

Resultado alcançado        13

ANEXO        16


INTRODUÇÃO

Este relatório foi construído por meio das observações feita na Escola Aprender Para Viver.

Foi abordado a identificando o nome, endereço, localização geográfica, se a escola oferece serviços ou eventos a comunidade, se a uma infra-estrutura existente e seu contexto sócio econômico.

Foi relatado um breve histórico da instituição, fornecendo dados como data da fundação, o porquê do nome, o seu processo de criação e a sua situação legal.

Com as observações, foi sobre a estrutura física e material da escola, se as salas de aula têm condições de funcionamento, algum espaço existente, ações previstas ou em execução e relatando se a equipamento de matérias didáticos existentes.

Na estrutura e funcionamento, foi citados os aspectos físicos humano, relatando o números de sala, qualidade das instalações se a espaço adequado para professores, número das turmas, critérios abordados para a organização das turmas, formação de equipe e se a conhecimento em relação aos projetos da escola.

O projeto político pedagógico da escola, tem a participação dos professores, pois, durante a observação percebe-se que a pratica realizada em sala corresponde com o projeto elaborado, portanto a escola tem a preocupção de formar alunos critos e reflexivos.

No quadro de funcionário foi abordado sobre o nível de formação da equipe, como também, sobre os aspectos do planejamento da escola, onde os professores se juntam a cada 15 dias para discutir sobre o planejamento, abordando sobre a metodologia que é utilizada para facilitar o processo de construção do conhecimento. O modo de avaliação, é dada pelo acompanhamento, sobre o desenvolvimento da criança, no processo avaliativo abrangera as harias do conhecimento é um breve relato sobre o conselho de classe.

Com todas as observações foi feito um relato sobre o projeto desenvolvido na turma onde realizo o estágio, abordando as atividades desenvolvidas.


CAPITULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A. Identificação/caracterização

Escola Aprender para Viver, localizada no endereço Rua 27 Qd C 06 Lt 18/19 no Jardim Curitiba II na região Noroeste, com situação legal inscrita no Cadastro de Pessoa Jurídica sob o n.02.864.113/0001-60.

 Atendendo um grupo de alunos de 3 e 4 anos de idade filhos de profissionais, micro empresários e funcionários públicos de classe social média. É uma entidade particular com uma infra-estrutura existente que referem ao acesso de pleno serviço básico como água tratada, luz, esgoto, rede elétrica e coleta de lixo, e a mesma está com condições de habitalidade e de localidade e ao seu redor pode ser encontrado, Distrito Policiais e o Cais Jardim Curitiba.

À escola todo ano faz festa junina, é a festa mais almejada pelas crianças. Ela acontece no mês de junho fornecendo show ao vivo, muitas danças, brincadeiras, aberta para toda a comunidade e feira de ciências. Fazem campanha de natal solidária todo ano onde as crianças participam de uma forma encantadora.

B. Histórico

Quando iniciou o Bairro Jardim Curitiba II, não havia uma escola que atendesse a criançada. Surgi um sonho, educar crianças para viver dentro da sociedade. Foi com esse sonho que foram em busca do ideal de ensinar, surgindo o nome Escola Aprender Para Viver, aliados as dificuldades, começa a funcionar uma sala de aula, em 10 de fevereiro de 1989, nos turno matutino e vespertino, oferecendo o curso de educação infantil (pré-escola). Em 1990, a escola foi ampliada.

C. Estrutura física é material

A Escola tem salas de aulas em condições de funcionamento, e a iluminação escolar está em estado de concervação, as janelas são amplas que proporcionando vendilação natural e alguamas constam ventiladores de paredes.

A escola conta com vários livros literários, pesquisas, arte, redação, mapas, cartazes educativos, fitas de áudio e vídeo, doados pelas editoras de Goiânia e órgãos Públicos Federais e coleções de jogos adequados para a escola.

A escola é adequada para o ensino de educação infantil, educação de jovens e adultos (EJA), ensino fundamental e ensino médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (326.9 Kb)   docx (222.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com