TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia Hospitalar

Por:   •  29/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Flamingo

Daiana Felix Cruz Lopes

Ra: 18103233

Pedagogia Hospitalar

                                                          São Paulo

                                                             2019

Resumo:

A atuação de um pedagogo não esta vinculado, apenas em salas de aulas tradicionais, mas em outros ambientes. Nesse trabalho vamos conhecer um pouco de um desses outros ambientes.

A pedagogia hospitalar: o que é, como surgiu, qual sua importância e a prática pedagógica que é utilizada.


Sumário

Introdução:        4

Como Surgiu?        5

Como funciona e qual sua importância?        5

Qual papel do Pedagogo hospitalar?        6

Conclusão        7

Referências:        7


Introdução

A Pedagogia Hospitalar é uma área da pedagogia em que pacientes alunos e professores são considerados como educando e educadores, desse modo, o ato pedagógico neste contexto pode facilitar a continuidade da escolaridade. Não se pode dizer que a Pedagogia Hospitalar seja uma novidade na área educacional, pois já faz parte da realidade no campo de atuação do pedagogo na sociedade contemporânea.

Como Surgiu?

A Classe Hospitalar tem seu início em 1935, quando Henri Sellier inaugura a primeira escola para crianças inadaptadas, nos arredores de Paris. Seu exemplo foi seguido na Alemanha, em toda a França, na Europa e nos Estados Unidos, com o objetivo de suprir as dificuldades escolares de crianças tuberculosas. Pode-se considerar como marco decisório das escolas em hospital a Segunda Guerra Mundial. O grande número de crianças e adolescentes atingidos, mutilados e impossibilitados de ir à escola, fez criar um engajamento, sobretudo dos médicos, que hoje são defensores da escola em seu serviço. Em 1939 é Criado o C.N.E.F.E.I. – Centro Nacional de Estudos e de Formação para a Infância Inadaptadas de Suresnes, tendo como objetivo formação de professores para o trabalho em institutos especiais e em hospitais; Também em 1939 é criado o Cargo de Professor Hospitalar junto ao Ministério da Educação na França. O C.N.E.F.E.I tem como missão até hoje mostrar que a escola não é um espaço fechado. O centro promove estágios em regime de internato dirigido a professores e diretores de escolas; os médicos de saúde escolar e a assistentes sociais.

Como funciona e qual sua importância?

A educação no hospital tem como princípio o atendimento personalizado ao educando na qual se trabalha uma proposta pedagógica com as necessidades, estabelecendo critérios que respeitem a patologia do paciente. No hospital a criança está longe do seu cotidiano voltado pelos amigos, brincadeiras e escola entrando em contato com integrantes do hospital enfermeiras, médicos além da família, por isso e fundamental a atenção do educador em articular atividades para a aceitação do paciente, na situação de internação no hospital. A Pedagogia Hospitalar se volta para os valores humanos relacionados à vida, à liberdade e ao respeito mútuo ao próximo. Em nossa cultura, precisam prevalecer, não como algo que devemos obediência cega, mas conhecidos em sua dimensão histórica e geográfica para que possamos ter uma sociedade mais justa. A escola hospitalar se propõe a dar continuidade aos processos de desenvolvimento e de aprendizagem da criança ou jovem durante o período de hospitalização, ela mantém o vínculo do aluno com o mundo fora do hospital, ajuda a melhorar sua autoestima e compreender sua própria condição de saúde e reduz seu tempo de internação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com