TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagógico na gestão escolar

Por:   •  19/6/2018  •  Artigo  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Pedagógico na Gestão Escolar A

LIBANEO. Capítulo II: Que destino os educadores darão a Pedagogia?

Libâneo (2OO1) discute neste capítulo sobre o destino dos educadores dentro da área da pedagogia. Ele acredita que as Universidades de Educação deveriam oferecer dois cursos distintos: o de Pedagogia e o de Licenciatura. Para que a licenciatura fosse focada apenas na formação de docentes.

De acordo com Libâneo, uma das grandes problemáticas do curso é a concepção de que “a docência constitui a base profissional de todo educador”. Porém, torna-se necessário afirmar que embora todo trabalho docente seja um trabalho pedagógico, o trabalho pedagógico não se reduz ao trabalho docente.

DIRETRIZES, 2005.

O foco principal do curso de Pedagogia é a docência, uma vez que a gestão foi implantada na grade curricular, porém ainda se vê o pedagogo como um professor, podendo atuar somente em sala de aula. Devido a tal situação torna-se necessário estudar a preparação do profissional pedagogo, além da área da docência.

O pedagogo deve capacitar-se e contar com uma pluralidade cultural para que se possa atuar em sua área. A formação do licenciado em pedagogia fundamenta-se em espaços formais e não formais.

O perfil do curso trata-se da relação do pedagogo na Educação, tendo como campo de estudo, o teórico investigativo da educação, visando toda a formação educativa. A organização do curso de Pedagogia é pautada em três áreas: o núcleo de estudo básico, a diversificação do estudo e o núcleo de estudo integrador. Baseando-se na justiça, solidariedade, respeito e tolerância no contexto educacional.

A carga horaria formula-se na construção pratica e teórica dentro do campo educacional, tendo suas relações moldadas pela experiência com mentores e praticas diretas com os alunos.

RESOLUÇÃO CEPE/CA n° 0109/2009

O presente texto trata-se do acordo do PPC de Graduação em Pedagogia, implantado no ano letivo de 2010 cuja meta é formação de um profissional que seja capaz de articular os objetivos educacionais às diferentes abordagens metodológicas. A indissociabilidade entre teoria e prática na formação do Pedagogo é princípio básico do curso, fazendo com que a apreensão do fenômeno educativo ocorra de forma gradual, dialógica e integrada.

Durantes o decorrer do Curso é necessário que o discente cumpra com 100 horas referentes às Atividades Acadêmicas Complementares, correspondentes à participação do estudante em diversas atividades que devem ser aprovadas pelos respectivos Colegiados de Cursos. 100 horas para Estágio Supervisionado na Educação Infantil, o mesmo para estágios em series iniciais. 72 horas para Estagio Supervisionado em Gestão da Educação Escolar e a mesma quantidade para Estagio em Gestão da Educação não formal.

De acordo com o artigo 15 e 16 da resolução:

“a duração mínima e máxima prevista para o Curso de Graduação em Pedagogia é de 4,5 e 9 anos, respectivamente. Para obter o grau de Licenciado em Pedagogia, o estudante deverá cumprir um total de 3.244 horas relativas ao currículo pleno proposto”.

O curso de Pedagogia visa formar um Pedagogo para atuar em: nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Educação Infantil; Gestão Pedagógica na Educação Formal e Não Formal e Matérias Pedagógicas. Devendo abranger a formação do Pedagogo num sentido amplo que contemple a educação formal, prioritariamente, e a educação não formal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com