TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Ensino nos Anos Iniciais Fundamental

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

Refletindo sobre a teoria e prática docente em sala de aula durante o estágio, presenciei o tema de estudo, dentro do ambiente escolar, o qual compreendi ser um fator importante a ser observado e direcionado aos alunos.  

Observando o ambiente escolar, na minha opinião, o professor deverá trabalhar  a pluralidade cultural, usando seu entendimento, aperfeiçoando e desenvolvendo o conhecimento neste assunto, fazendo um trabalho na esfera escolar de melhorias no crescimento dos alunos em sociedade, com a abordagem da pluralidade cultural, interagindo, considerando e entendendo que esses alunos trazem bagagens de vida  das suas casas, raízes, características e históricos familiares, portanto precisam ser ajudados na interação escolar.

O Brasil possuem diferentes etnias e culturas adquiridas ao longo da história, que refletem hoje constantemente no meio escolar, e na realidade de cada um, o professor deverá se preparar para saber lidar com essas situações.

A sociedade e a mídia estão sempre abordando as diferenças sociais e culturais, expondo a cultura, o meio e a formação das pessoas, de forma a interferir nos desenvolvimentos dos alunos.

O professor deverá estar sempre se aperfeiçoando no conhecimento, de forma a trabalhar a pluralidade cultural, transmitindo informação e conhecimento aos seus alunos, conscientizando, orientando e abordando o tema, ajudando no crescimento do aluno, no preparo para lidar com questões de convivência em sociedade, aceitação e respeito da diversidade cultural do país, entendendo que no ambiente escolar possuem pessoas com histórias e características diferentes.

Quando o professor, se aprimora no conhecimento, está em constante acompanhamento, e tem a mente voltada para contribuir nesta questão, entende que a pluralidade cultural poderá ser transformada, melhorada no futuro, compreendendo que nas escolas tem muitas abordagens culturais, e ao formar pessoas, com suas origens, então o papel do professor pode ajudar a guiar os alunos com uma mente sem preconceitos.

Referências:

______. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. v. 10.2. Brasília, DF, 1997b. Disponível em: . Acesso em: dez. 2015.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com