TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção de açúcar - Diferentes processos e seus avanços

Por:   •  21/2/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 2 – 2017.2 Disciplina: História na Educação 1 Coordenador (a): Lucia Garcia

Aluno (a): Talita Ribeiro da Silva. Matr.:17112080455.

Polo: Três Rios.

Produção de açúcar - Diferentes processos e seus avanços.

Observe as imagens e leia o texto.

1- Pequena moenda de cana, de Jean-Baptiste Debret, século XIX. 2 - Usina de açúcar.

No século XVII, os colonos recebiam terras que eram doadas para homens de confiança, que possuíam condições de iniciar a exploração e o povoamento da terra. Nas terras recebidas, os colonos instalavam seus engenhos para plantar a cana-de-açúcar e extrair o açúcar, o melado e a aguardente. Nos engenhos existiam o canavial, uma grande extensão de terra destinada ao plantio da cana, onde os escravos realizavam o plantio e a colheita da cana.

Depois de colhida, a cana era transportada nos ombros dos escravos ou com a ajuda de animais até a moenda, para ser esmagada. Dela extraía-se o caldo de cana, também chamado de garapa. As moendas eram movidas pela força dos animais, pela força da água ou por escravos. O caldo de cana era levado para a caldeira, onde era fervido e se transformava numa espécie de mel. O trabalho de preparar o açúcar era feito na casa de purgar, em várias etapas.

Hoje, a paisagem das regiões onde se cultiva a cana de açúcar mudou. Essas mudanças estão relacionadas principalmente às diferenças na fabricação do produto, realizada nos engenhos do passado e nas usinas de açúcar de hoje.

As usinas atuais estão instaladas em grandes edifícios, onde ficam as máquinas e os depósitos para guardar o açúcar e o álcool para combustível. Hoje a cana é plantada em grandes extensões de terreno, a colheita, em considerável parte do Brasil, é feita pelos trabalhadores temporários.

Em muitos lugares, atualmente, desde a colheita da cana até a produção do açúcar e do álcool para combustível, o trabalho é realizado com a ajuda de máquinas.

 Analise as imagens, a primeira retrata um engenho manual, que processava a cana para fazer o açúcar. A segunda imagem mostra o processo utilizado nas indústrias para extrair o açúcar, nos dias atuais.

1. No século XVII, o açúcar era o produto da cana e, era produzido sem refino, isto é, não era purificado e nem totalmente branco. Hoje, são vários os produtos extraídos da cana. Assinale abaixo o produto que não pode ser retirado da cana:

( ) Álcool

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com