TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO HUMANO

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO HUMANO

Lendo Curso de Graduação Em Pedagogia pag. 119, encontrei que a historia tem preocupação em estudar o desenvolvimento da criança há pelo menos 300 anos , o que significa pouco tempo.

A criança era considerada um pequeno adulto, participava de festas,, reuniões familiares e ate orgias.Acriança só era diferente do adulto porque via o mundo de maneira singular. Tal concepção muda, quando filósofos descobrem maneira própria de ver o mundo a qual vive.

Porém a diferença básica entre o adulto e a criança e a maturidade cerebral, pois o adulto pensa para fazer algo, e a criança não encontra obstáculos para resolver seus problemas.

A criança no inicio da sua existência age apenas com emoções e vai gradativamente amadurecendo. Desenvolvendo técnicas para sua sobrevivência e passa a ter visão única dos que a cercam.

Essa visão dará surgimento á consciência.

Já a inteligência e a sensibilidade serve para que ela volta para o mundo exterior, observando objetos e pessoas. A criança começa a dar forma e questionar tudo ao seu redor e tenta entender o que acontece com os que a cercam. Isso se inicia com o entendimento de coisas simples como o horário de dormir, tomar banho, brincar e alimentar se. Fonte Curso De Graduação Em Pedagogia pag. 123.

DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE

Sabe-se que a personalidade de cada indivíduo origina-se de duas fontes: uma do próprio sujeito e outra do meio em que se vive, resultando assim em um ser único.

O desenvolvimento da personalidade também depende da educação, para que as satisfaça, porém o desenvolvimento fica prejudicado se essa criança não esta preparada devido a idade ou devido as características individuais . O amadurecimento não acontece sozinho, precisando de uma participação entre o meio em que essa criança vive, as características pessoais e a própria educação.

A personalidade também serve para adaptação; defesa , manifestação de sua autenticidade e, principalmente, protegendo sua identidade de agressões do meio.

A personalidade é composta por 2 partes: o Temperamento e o caráter.

TEMPERAMENTO. Estrutura genética, sensibilidade, modo de agir.

CARATER. Forma com experiências e que vão estruturando nosso caráter que são adquiridos no convívio social.

A diferença é: o temperamento tem fator genético e o caráter um fator social.

Porem o ser humano, psicologicamente falando, é um ser social.

O objetivo do desenvolvimento é passar da dependência para a independência. Primeiramente a pessoa depende dos que com ela vive e depois passa para a independência.

A escola tem um papel importante neste estagio, pois nela encontramos o 1 obstáculo a ser vencido.

O desenvolvimento da personalidade na infância não ocorre de maneira repetitiva, mas sim por fases que é marcada por um período de crise.

Um exemplo disso e a passagem da infância para a adolescência que acontece bruscamente, levando esse individuo quase que a loucura .

Nesse período, o individuo adquire conhecimento para as relações sociais. Começa a se concentrar por tempo maior a essa capacidade damos o nome de auto-disciplina mental.O individuo passa a dar atenção aos outros, ouvir opiniões, e aprende a respeitar pontos de vista divergentes dos seus. Assim passa a construir sua individualidade.

A criança passa a dirigir sua atenção para as pessoas de fora e não apenas a sua família

E ao final chega a adolescência, que se inicia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com