TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO HUMANO

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MARIA CLEIDE PEREIRA DA SILVA

DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO HUMANO

[pic 3]

XINGUARA-PARÁ

2009

MARIA CLEIDE PEREIRA DA SILVA

DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO HUMANO

Trabalho apresentado ao Curso (PEDAGOGIA) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Desenvolvimento e comportamento humano.

Professor: Rafael Bianchi Silva.

                                                            XINGUARA-PARÁ

2009

                            Contribuições da Psicologia para  a formação do professor.

                 

De acordo com os artigos analisados percebemos que os conceitos abordados sobre o papel da Psicologia para a formação do professor se desenvolvem primeiramente no âmbito familiar no convívio com outras pessoas e com meio sócio-cultural, com acesso aos conceitos historicamente produzidos e se concretiza na ação educativa na escola.

O objetivo da psicologia do desenvolvimento é estudar o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos físico-motor intelectual afetivo-emocional e social, desde o nascimento até a idade adulta a sua maturidade. Estudar o desenvolvimento permite conhecer as características comuns de cada faixa etária, possibilitando descrever e reconhecer as individualidades das pessoas, para a observação e compreensão de seus comportamentos. A psicologia do desenvolvimento representa uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças psicológicas que as crianças sofrem no decorrer do tempo e com essas mudanças podem ser descritas e compreendidas.

O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado. Cada pessoa tem suas características próprias, que a distinguem das outras pessoas, e seu próprio ritmo de desenvolvimento. Por mais que estudemos e nos esforcemos para com prender o comportamento humano e seu desenvolvimento, ele sempre reserva supres as e imprevistos. Antes de ser negativa, esta imprevisão e esta incerteza é que dão sabor, graça e beleza à vida humana.

Segundo Foucault analisou interessantemente sobre o tema ao dizer que o estudo do humano implica a transformação deste e objetivo. Isso é muito presente na prática do educador. Existe uma busca constante de uma referência final, seja ela como ponto de sustentação de práticas, seja para a compreensão do aluno e seus atos, muito mais do que uma análise sobre a construção do conhecimento verifica-se o diagnóstico do aluno em uma das fases embasando formas de intervenções a fim de corrigir ou prevenir “falhas” no desenvolvimento.

A análise do conceito de conceito de desenvolvimento aqui proposta que parte de uma análise multi-referencial serve de suporte para uma nova postura ética da formação do professor mais do que uma tentativa de enquadre do aluno em determinadas etapas do desenvolvimento, considero importante o professor ver esse aluno como alguém único, o que impossibilita tamanha redução.

Portanto significa que o professor deve ser um investigador do sujeito humano, e não um simples aplicador de teorias indiscriminadamente. O estranho, que é o outro, ganha contornos no processo de descobrimento durante o pesquisar sobre ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com