TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicopedagogia Frente à Violência Sexual na Infância

Por:   •  22/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Tema: A Psicopedagogia Frente à Violência Sexual na Infância

Taynara Ohana Muniz Corrêa.

BELÉM/PA

OUTUBRO/2015

Situação Problema

Qual a importância da Psicopedagogia Preventiva no enfrentamento da violência sexual na infância?

Questões Norteadoras

  • Qual a importância da Psicopedagogia Preventiva no enfrentamento da violência sexual na infância?
  • Quais consequências que a violência sexual acarreta no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem das vítimas?
  • Quais são os indicadores da violência sexual em crianças da educação infantil?
  •  Qual a importância da educação sexual no combate a violência sexual na infância?
  • Quais a perspectivas da violência sexual infantil na região metropolitana de Belém?
  •  Quais as formas de enfrentamento são utilizadas diante das situações de violência sexual na infância?

Justificativa

        A violência sexual afeta de forma avassaladora a estrutura das famílias, pois passam a perceber este fenômeno como algo natural. Essa banalização tem impactos desastrosos na formação das relações interpessoais, uma vez que a criança tende a reproduzir modelos de comportamentos violentos no seu cotidiano familiar e social.

        A violência sexual é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um dos maiores problemas de saúde pública. A prática sexual cada vez mais difundida na sociedade pode surgir com maneiras distorcidas de se relacionar, buscando satisfazer seus anseios de forma desenfreada não importando se isso significa ultrapassar as vontades do outro.

A maior barreira para a confirmação de casos de violência sexual na infância é o fato de que na sua maioria das pessoas que cometem esses abusos estão envolvidos diretamente às vitimas e sobre as quais exercem alguma forma de poder. O agressor usa da relação de confiança e de poder que tem com a vítima praticando atos que a mesma considera a princípio como demonstrações de afeto e interesse, dando à criança a sensação de privilégio pela atenção do agressor. E este lhe passa a ideia de proteção e de normalidade em um relacionamento de pais e filhos ou mesmo de qualquer relacionamento que tenha com a criança.

Este trabalho procura expor sobre a questão da violência sexual na infância, com crianças na faixa etária de 0 a 05 anos, que residem na região metropolitana de Belém no estado do Pará. O resultado será obtido através de pesquisa realizada no Pro Paz Integrado e na Rede Municipal de Ensino.

Problemática

        Considera-se que violência é uma característica que acompanha a sociedade ao longo dos anos. Garantir a integridade de nossos jovens é um dever da família, do estado e de toda a comunidade, de acordo com o ECA, artº4 : “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária” (Lei 8.069, de 13 de julho de 1990).  

Este trabalho procura expor sobre a questão da violência sexual na infância na região metropolitana de Belém no estado do Pará. O resultado será obtido através de pesquisas realizadas em escolas e instituições públicas e no Pro Paz Integrado.

Objetivos

Geral: 

Analisar a importância da Psicopedagogia Preventiva no enfrentamento da violência sexual na infância?

Específico:

  • Investigar as consequências que a violência sexual acarreta no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem das vítimas.
  • Levantar os indicadores da violência sexual em crianças da educação infantil.
  •  Identificar a importância da educação sexual no combate à violência sexual na infância.
  • Analisar as perspectivas da violência sexual infantil na região metropolitana de Belém.
  • Evidenciar as formas de enfrentamento são utilizadas diante das situações de violência sexual na infância.

Metodologia

A pesquisa é de campo e consequentemente terá caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Uma vez que, ao explorarmos livremente nosso objeto de pesquisa, podemos formular questões pertinentes à própria realidade do trabalho, e depois com base nas informações coletadas através da observação, entrevistas e questionários com os técnicos pedagógicos, professores, psicólogos e assistentes sociais. Será aplicado e explorado um projeto em escolas da Rede Municipal (SEMEC),  localizadas em áreas que apresentam um elevado índice de crianças na faixa etária de 0 a 5 anos, em situação de vulnerabilidade social, além do Pro Paz Integrado (Programa do Governo do Estado do Pará).

Para o direcionamento da pesquisa inicialmente fá-se-a o reconhecimento dos órgãos competentes, afim de, esclarecer as competências que cabem a cada uma das instituições estudadas, os procedimentos, a localização, a metodologia e os dados, totalizando um mês para a coleta dos dados.

Dando seguimento, a pesquisa será realizada em cinco momentos, o primeiro já descrito anteriormente, o segundo momento contará com a coleta de dados nos campos de pesquisa através da observação da rotina dos atores sociais; a realização de entrevistas e posteriormente questionários destinados aos técnicos pedagógicos, responsáveis pelas secretarias de educação da Rede Municipal, à coordenadora geral do Pro Paz, assim como, os profissionais que atuam especialmente no Pro Paz Integração, estima-se um período de três meses para a coleta desses dados.

No terceiro momento, será realizada a análise qualitativa dos dados coletados que necessitará de um período de em média dois meses. No quarto momento será realizado um projeto de prevenção e detecção da violência sexual infantil nas escolas, serão escolhidas duas escolas da rede municipal, as instituições devem estar localizadas em áreas caracterizadas por um alto índice de vulnerabilidade social, tudo isto se dará no intuito de evidenciar aos profissionais alguns indícios característicos da violência sexual e também as técnicas de enfrentamento do problema. Na quinta e última etapa será destinada à finalização e exposição da pesquisa. O objetivo deste trabalho é que seja uma ferramenta propulsora para a elaboração de futuras medidas preventivas dentro das unidades escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (65.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com