TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA FÍLMICA

Por:   •  25/2/2017  •  Resenha  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL_

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

NUBIA MARIA DOS SANTOS RIOS

RESENHA FÍLMICA

[pic 2]

Polo de Pintadas - Ba

2015

NUBIA MARIA DOS SANTOS RIOS

RESENHA FÍLMICA

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UAB-UEFS Universidade Aberta do Brasil, para a disciplina de Educação, Ludicidade e Corporeidade.

Professor: José Carlos Rêgo

Polo de Pintadas - Ba

2015

Resenha fílmica

“Criança, a Alma do Negócio” e  “Território Do Brincar: Diálogo Com As Escolas” são dois documentários que tratam da infância, o primeiro voltado para os efeitos da publicidade sobre as crianças e o segundo, para o universo brincante das infâncias brasileiras.

O documentário “CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO” é dirigido pela cineasta Estela Renner, sendo uma crítica à publicidade feita no Brasil direcionada ao público infantil.

O documentário ouve os depoimentos das crianças, conversa com os pais, que relatam a influência da mídia com seus filhos,  além de debates com especialistas sobre o assunto. O vídeo aponta dados mostrando que o consumismo está chegando mais cedo e, consequentemente, encurtando a fase da infância. Crianças que compram apenas pelo prazer. A exemplo de uma menina que sabe de cor alguns comerciais e possui 22 pares de sapato. Crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiada  e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os salgadinhos mas não reconhecem as frutas e legumes, enfim uma infinidade de comportamentos que demonstra o impacto da publicidade sobre os indivíduos. As propagandas utilizam estratégias para fazer com que a criança acredite que elas precisam comprar certos produtos para não fora de seus grupos sociais, como se o e as pessoas se definissem pelo que compram.

Algo ainda mais preocupante é o fato das crianças elas relatarem que preferem comprar a brincar. Infelizmente, o brincar está se transformando em algo careta, fora de moda. Percebe-se que as crianças estão pulando fases importantes para seu amadurecimento físico e mental, o que pode acarretar grandes problemas no futuro, como por exemplo, o sedentarismo, má alimentação, o vício em compras, problemas psicológicos.

Documentário “Território do Brincar: diálogo com as escolas” apresenta o projeto de dois anos de viagens da educadora Renata Meireles e do documentarista David Reeks para registrar o universo brincante das infâncias do Brasil. O objetivo foi relacionar as expressões demonstradas pelas crianças com gestos e brincadeiras espontâneas e como as escolas lidavam com isso. Nas seis escolas, esses diálogos foram ampliados para as reuniões com as equipes pedagógicas, a fim de incentivar o olhar atento dos educadores para cada criança.

Diferente de “Criança, a Alma do Negócio”, O Território do Brincar trouxe a questão dos brinquedos não estruturados e das infinitas possibilidades da criança criar a partir de simples objetos, da importância da disponibilidade de um tempo para o brincar livre e espontâneo e o brincar de diferentes faixas etárias juntas. Segundo o documentário, o brincar na Educação Infantil isola os pequenos porque as brincadeiras são planejadas de modo a protegê-los. Os pequenos tem muita admiração pelas brincadeiras dos grandes,  pois, as mesmas, despertam neles a vontade de aprender e crescer.  Relata também a importância de observar a criança brincando para entender o que ela está fazendo e o que está dizendo sem palavras. Ela fala através dos movimentos corporais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com