TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reflexão Pedagogia Hospitalar

Por:   •  3/2/2020  •  Dissertação  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

A medicina foi criada em meados do século IV a.c., inicialmente administrada pelo clero, com o intuito de cuidar dos mais necessitados.

Ao longo do período renascentista, notou-se grande desenvolvimento tecnológico beneficiando a medicina pública.

No século XVIII, período onde a economia industrial teve notável crescimento, e passa-se a relacionar e investir nos benefícios da saúde x trabalho, fundamental para o desenvolvimento da economia – ainda em evidência nos dias de hoje.

Estudando a relação de aparecimento de doenças relacionadas ao excesso de trabalho, foram criadas políticas de bem-estar social, visando a produção e atenuando o mal do trabalho excessivo, foi o início dos direitos trabalhistas.

Diferentemente, no Brasil, a saúde era administrada por curandeiros e feiticeiros, somente mais tarde os jesuítas passaram a realizar essa tarefa.

Entre os anos 30/40, influenciado pela industrialização e urbanização surgem o seguro social e surgem as instituições como o INPS (Instituto Nacional de previdência social), o INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência social) além do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Nesse breve histórico, nota-se a medicina trabalhando em prol somente do bem-estar físico e biológico, e totalmente alheio à assistência psicológica.

Em meados de 2002 que o Ministério da Saúde divulgou o PNHAH – Programa Nacional de Humanização no Atendimento Hospitalar, resgatando a humanidade dos gestores profissionais e buscando o “bom funcionamento do sistema de saúde brasileiro”.

Esse documento traz à tona uma das maiores reclamações do brasileiro – ‘a falta de humanidade nos serviços de saúde, mostrando que a falta desse elemento é tão importante quanto o serviço dos profissionais.

Baseado nesse quesito, humanidade e direitos da crianças e adolescentes, foi implantado o sistema de educação hospitalar.

Sistema que visa o crescimento pessoal de crianças e adolescentes hospitalizados, dando continuidade as atividades escolares para crianças hospitalizadas.

Direito esse que se estende a gestantes, devidamente por meio de comprovação médica – assistência embasada em documentos formulados pelo MEC A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Darcy Ribeiro, no. n. 9.394 de 1996 – LDBEN.

Importante ressaltar que a escola está em constante mudanças, se adequando ao quadro atual da educação. E fica claro que as adaptações de profissionais para especialidades como essa deve ser feita com especial sensibilidade, devido ao estado frágil a qual os alunos se encontram.

As dedicações dos profissionais, nesses ambientes esterilizados, são de suma importância a recuperação desses pacientes, diminuindo significamente o tempo de internação.

Todo o processo é feito de acordo com documentos formulados de maneira a garantir o aproveitamento total do aluno, deixar o ambiente hospitalar acolhedor, driblando possíveis danos sociais aos alunos.

Atualmente há cerca de 30 hospitais que praticam essa modalidade de ensino no Brasil.

 

Fontes:

Texto baseado no artigo: Classe Hospitalar: Um recurso a mais para a inclusão educacional de crianças e jovens de Giuseppina Antonia Sandroni

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com