TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relevância Da Educação Inclusiva No Brasil: Educação Especial E Os Desafios Do Ensino Público No Brasil

Por:   •  27/8/2023  •  Artigo  •  6.754 Palavras (28 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 28

A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: EDUCAÇÃO ESPECIAL E OS DESAFIOS DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL1

Daniele Almeida Mendes2

Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente   aos cursos de pós-graduação lato sensu, com exceção à Engenharia de Segurança do Trabalho. Em cursos de Complementação Pedagógica e Segunda Licenciatura a apresentação do Trabalho  de Conclusão de Curso é obrigatória).

RESUMO

O presente trabalho educação inclusiva no brasil: educação especial e os desafios do ensino público no Brasil trata sobre os desafios e avanços da educação inclusiva no ambiente escolar. O objetivo do trabalho é o de mostrar que a educação inclusiva é hoje o debate mais presente na educação do país e nunca antes foi tão discutido o princípio educacional de igualdade de condições de acesso e permanência na escola. Durante o período da antiguidade, os cidadãos considerados diferentes, eram expostos a técnica de exposição, ao extermínio, havendo a privação do consumo de água e alimentos, e permaneciam ao relento à espera da morte, independentemente das premissas éticas e morais. Trata- se de um estudo bibliográfico referente à temática, onde se verificou que a tensão entre exclusão e inclusão anuncia uma notória repercussão até os anos sessenta, o assistencialismo, anunciando a reabilitação da clientela considerada atípica, o atendimento tal como: asilos, conventos, hospitais psiquiátricos em que foi considerado a redução da convivência apenas com seus pais e professores, concentrando os estigmas e rótulos separativos. De acordo com essa visão, a educação inclusiva era considerada um serviço à parte, isolado do sistema educacional geral e destinada aos indivíduos possuidores de limitações específicas, onde eram impedidos do usufruto dos benefícios do ensino regular. Ao final do estudo, percebeu-se a importância da educação inclusiva na diversidade, onde a mesma é um meio essencial para desenvolver a compreensão mútua, o respeito e a tolerância, que são os fundamentos do pluralismo, a convivência e a democracia.

    Palavras-chave: Inclusão. Avanços. Desafios. Educação.

 Abstract

The present work Inclusive Education in Brazil: Special Education and the Challenges of Public Education in Brazil deals with the challenges and advances of inclusive education in the school environment. The objective of the work is to show that inclusive education is today the most present debate in education in the country and never before has the educational principle of equal conditions of access and permanence in school been so discussed. During the antiquity period, citizens considered different, were exposed to the technique of exposure, to extermination, with the deprivation of water and food consumption, and remained in the open waiting for death, regardless of ethical and moral premises. This is a bibliographical study related to the subject, where it was verified that the tension between exclusion and inclusion announces a notorious repercussion until the sixties, the assistentialism, announcing the rehabilitation of the clientele considered atypical, the assistance such as: asylums, convents, psychiatric hospitals where it was considered the reduction of living only with their parents and teachers, concentrating stigmas and separative labels. According to this view, inclusive education was considered a separate service, isolated from the general educational system and intended for individuals with specific limitations, where they were prevented from enjoying the benefits of regular education. At the end of the study, the importance of inclusive education in diversity was perceived, where it is an essential means to develop mutual understanding, respect and tolerance, which are the foundations of pluralism, coexistence and democracy.

Keywords: Inclusion. Advances. Challenges. Education.

[pic 1]

1 Artigo científico apresentado ao Grupo Educacional IBRA como requisito para a aprovação na disciplina de TCC.

2 Discente do curso de Pedagogia – PROFOP L2

  1. INTRODUÇÃO

A metodologia utilizada na escola inclusiva instiga a superação, vinculada a uma perspectiva inclusiva com o significado de efetivar o direito de todos os alunos à escolarização nas escolas comuns de ensino regular e organizar a educação especial. De acordo com Coll (2014), “para que uma escola se torne inclusiva há que se contar com a participação consciente e responsável de todos os atores que permeiam o cenário educacional: gestores, professores, familiares e membros da comunidade na qual cada aluno vive”.

Com a realização desta pesquisa, pretende-se que seja mais fácil de trabalhar juntos aos que fazem a escola, principalmente, a gestão, equipe pedagógica e professores, para as mudanças nos paradigmas de educação, com uma reflexão e ação voltada para a proposta pedagógica para o atendimento aos alunos com deficiência, pretendendo-se uma escola inclusiva, onde todos tenham os mesmos direitos ao ensino-aprendizagem com qualidade e os preparem para a cidadania.

A inclusão na escola surgiu com um processo evolutivo sociocultural, apontando-se para a necessidade de aprofundamento e debate sobre a diversidade. Implica em busca para compreender a heterogeneidade e as diferenças individuais e coletivas, sobretudo nas diferentes situações vividas na realidade social e no cotidiano escolar.

São discussões necessárias, que merecem uma reflexão sobre conceitos históricos dos alunos com deficiência, onde, muitas vezes, cristalizados no imaginário social e nas práticas pedagógicas, centrada na limitação, nos obstáculos e nas dificuldades que se encontram presentes na escola.

Nesse estudo buscou-se compreender como as escolas inclusivas favorecem o desenvolvimento de atividades de solidariedade e cooperação e o respeito e valorização das diferenças, o que facilita o desenvolvimento de uma cultura de paz e de sociedades mais justas e democráticas. Para isso, se fez possível uma análise baseada em achados bibliográficos dos mais relevantes autores como: Coll (2014), Corte (2014), Gaio & Meneghetti (2014), Mittler (2013), entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.6 Kb)   pdf (200.9 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com