TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade e a Escola

Por:   •  7/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Elisa Maciel Brum Neres¹

Inácia Raylaine Dias de Almeida de Oliveira

Marilúcia Aparecida de Oliveira Siny¹

Raiane Guimarães Barreto¹

Sarah Sofia Rodrigues de Lyra¹

Sonia Miliorini²

  1. INTRODUÇÃO

                  Sociedade é um conjunto de pessoas que vivem de forma organizada. Do latim societas, que significa "amizade com os outros". O que caracteriza uma sociedade é repartição de benefícios e a preocupação mútua entre os membros para um objetivo comum. A palavra escola vem do grego scholé, via latim schola e tem como significado, "discussão ou reunião", há também "folga ou ociosidade". O conceito de unir estudantes em um único lugar para estudar existe desde a antiguidade.

                  A escola é o primeiro ambiente de socialização dos indivíduos depois de sua convivência com a família. Assim, o papel da escola é transmitir conhecimento sistematizado, porém a sua função vai além disso pois a escola auxilia também o indivíduo a ter uma visão crítica e democrática através de valores e conhecimentos transmitidos, fazendo assim com que o indivíduo entenda tudo que está a sua volta e principalmente o ambiente a qual está inserido.

                  Dessa forma, buscaremos entender melhor essa relação dos papéis da escola na sociedade para compreender seus principais conceitos e objetivos e o caminho a ser trilhado em direção a essa interação e conquista educacional e social.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

                  A escola tem uma função perante a sociedade, e isso acontece devido as ações pessoais dos profissionais que ali trabalham. As escolas são espaços de mediação onde um grupo social desenvolve ao longo do tempo, conhecimento sistemático e científico. A escola é uma instituição totalmente responsável por trazer esse conjunto de conhecimentos necessários para os indivíduos fazendo assim que eles convivam em um meio social. A escola forma seres humanos totalmente capazes de pensar e contextualizar. Freire (2007) afirma que o ser cidadão é o ser político, capaz de questionar, criticar, reivindicar, participar, ser militante e engajado, contribuindo para transformação de uma ordem social injusta e excludente”. 

                   

                  Portanto, a função da escola é mediar o conhecimento que os alunos já possuem com o conhecimento formal e sistemático possibilitando assim acesso ao conhecimento científico.

Para Libâneo (2005) “a educação de qualidade é aquela que a escola promove para todos os domínios do conhecimento”.

                É na escola que as crianças aprendem sobre diferenças. Não apenas um conteúdo a ser adquirido, mas o real  aprendizado de  "viver em sociedade/socialmente. Nesse sentido, Fernandez (1990) afirma que:

        

A escola é uma trama de relações sociais materiais que organizam a experiência cotidiana e pessoal do aluno/a com a mesma força ou mais que as relações de produção podem organizar as do operário na oficina ou as do pequeno produto no mercado" (FERNANDEZ ENGUITA, 1990, p.152).

A busca pela qualidade pelos profissionais da educação é grande porque além de ser exigência da sociedade diante do progresso tecnológico tem ligação direta com as áreas econômicas e culturais.

A tecnologia que é um fator de extrema importância muda a cada dia, e isso reflete nas escolas, fazendo com que os educadores busquem cada vez mais melhorias no campo, aprimorando assim seu trabalho visto que boa parte dos alunos demonstram certo interesse pela tecnologia o que leva a uma interação mais próxima com a educação através de ferramentas que despertam maior interesse e diferentes formas de adquirir conhecimento.

                     Podemos pensar em sociedade como um grupo de indivíduos que vivem em um território sob as mesmas regras, normas e leis compartilhando valores e crenças, tendo direitos iguais. As escolas desempenham, portanto, um papel fundamental na mediação desses conhecimentos e características para viver em sociedade. Konder (2000, p. 112) afirma que não existe “sociedade humana sem trabalho e sem educação”.

                   Vale destacar que, além de ensinar os programas curriculares como: matemática, português, ciências naturais etc., a escola também tem uma função educativa, que é a de preparar os indivíduos para o mercado de trabalho. Consequentemente as escolas devem formar pessoas com aptidões tecnológicas e administrativas. Mas isso não é tudo! As escolas hoje também precisam construir cidadãos comprometidos que não se afastam dos períodos históricos, sociais, econômicos e políticos que fazem sua própria história e participam de sua vida social.

[pic 2]

        Fonte: Disponível em: espaçoeducadoremacao.blogspot.com.br. Acesso em: 31/10/2022

                   Analisando a gravura, onde vemos crianças com deficiência e crianças sem deficiência junto a adultos e idosos de mãos dadas enfrente a escola só podemos reafirmar o que já foi dito até aqui, a escola tem um papel extremamente importante na sociedade e vai muito além de ensino e aprendizagem de conteúdos.

                  É na escola que aprendemos desde cedo a socializar e a ter contato com uma formação moral e tudo que está atrelado a cidadania. Além claro da nossa formação intelectual. Procurou-se na pesquisa adquirir por meio da imagem escolhida a conexão da escola na formação do ser social.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

                   A educação é um dos meios mais importantes para o desenvolvimento social.

E funciona de tal forma que o indivíduo desenvolve suas habilidades adaptando-se à sociedade.

A educação desejada é a educação que vai além das fronteiras da educação formal, que inclui também o que se aprende na sociedade.

                  No entanto, a escola como instituição de ensino ainda é limitada. Mesmo com tantas mudanças que passou ainda vemos rachaduras no sistema. Visto que de acordo com a LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996), a educação está na intersecção de todos os membros da sociedade. Isso nos mostra que a educação não é só para a minoria da sociedade. A educação produz conhecimento e assim todas as áreas da sociedade se desenvolvem.

  1. REFERÊNCIAS

LIBÂNEO. J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas,       estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2007.    

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São    Paulo, Paz e Terra, 2007.  

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.                          

FERNANDES, Enguita. In: SACRISTÁN, J. Gimeno, GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o Ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PEREIRA, Luiz; FORACCHI Marialice M. Educação e Sociedade. Companhia Editora   Nacional, 1979.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (42.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com