TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SÍNTESE PROFESSORES E PROFESSORAS

Por:   •  3/3/2020  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

PIO DÉCIMO

BRUNA DENISE DOS SANTOS SILVA/ 7 PERÍODO- PEDAGOGIA

TRABALHO DOCENTE E ÉTICA PROFISSIONAL

SÍNTESE

ANTUNES, Celso. Professores e Professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversa s. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

O presente texto obra traz reflexões diante dos conceitos da Escola Nova e as técnicas tradicionais dos docentes no âmbito educacional. Celso retrata as diferentes formas de transmissão do conhecimento do professor para o aluno e traz uma comparação irônica entre os professores e professauros.

O autor traz um choque de realidade diante de conceitos como “O que é aula? O que é conhecimento? O que é ensinar? O que é aprender?” e faz uma comparação desses conceitos por meio de ironia e reflexões para professor e um professauro. É nítido como essas diferenças não perpassam de uma realidade muito distante das escolas atuais do Brasil.

Se fizermos uma análise histórica no âmbito educacional perceberemos que há trinta anos atrás o professor era o centro do processo de ensino sendo considerado o detentor do saber e com isso ele que tomava a decisão e como ensinar e o que transmitir para seus alunos. Mas com o movimento da Escola nova em meados do século XIX foi o melhor momento de realizações na educação onde se instituiu escolas para formação de professores, centros de educação infantil entre outros. Com todas essas mudanças no âmbito educacional e com as novas ideias de grandes pensadores foram adotados muitos conceitos e críticas das práticas em sala de aula.

Nesse momento o aluno se torna protagonista e as aulas são desenvolvidas a partir dar realidade dos alunos proporcionando questionamentos e permitindo o interesse dos próprios para resolver questões do dia a dia. Na Escola Nova o conhecimento não totalmente acabado e pronto como no movimento tradicionalista o que tornava a aula enfadonha e cansativa o que permitia que a informações trazidas para sala de aula era de suma importância para o desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com