TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Por:   •  14/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  1.351 Visualizações

Página 1 de 12

GRUPO EDUCACIONAL UNINTER

LICIANE BULGARELLI / 1160900

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Curitiba

2017

GRUPO EDUCACIONAL UNINTER

LICIANE BULGARELLI / 1160900

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Trabalho acadêmico apresentado como requisito para a conclusão da disciplina Projeto de Intervenção: TCC do curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia: Segunda Licenciatura, UNINTER

Orientadora: Rogéria Maria Ricetti

Curitiba

2017


Sumário

3.0 INTRODUÇÃO        5

4.0 OBJETIVOS        6

5.0 DESENVOLVIMENTO        7

5.1 HISTÓRIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO        7

5.2 O COMPUTADOR E SEUS BENEFICIOS NA APRENDIZAGEM        8

5.3 INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR        10

5.4 O USO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO        11

6.0 METADOLOGIA        14

REFERÊNCIAS        17

1.0 TEMA

Tecnologias educacionais

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A Importância da tecnologias na Educação

2.0 PROBLEMATIZAÇÃO

Qual a importância da tecnologia na escola.

3.0 INTRODUÇÃO

Na sociedade onde o conhecimento e a tecnologia andam juntas é necessário pensar no papel da escola. A melhor forma de ensinar é aquela que possibilita o desenvolvimento das competências dos alunos.

O envolvimento do aluno no processo de conhecimento é fundamental, para isso, a escola deve permitir ao aluno razões melhores para cada situação em sala de aula. Embora a tecnologia seja um elemento expressivo na sociedade, ela precisa ser entendida em termos das implicações do processo de ensino e aprendizagem, dessa forma o professor poderá integra-se á pratica pedagógica.

Estamos em um mundo no qual as tecnologias interferem no dia a dia e, por isso, é importante que a educação também envolva a democratização do acesso ao conhecimento, á produção e á interpretação das tecnologias (Sampaio; Leite, 1999).

Além desses recursos, existe a possibilidade de o aluno usar a internet como um meio de entendimento do conhecimento. Para isso, o professor deve se capacitar observando, os benefícios e os malefícios que o uso dessa tecnologia se forma no processo educacional.

4.0 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVOS GERAL

Analisar a importância da tecnologia da educação no processo de ensino -aprendizagem.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar os conceitos escolares sobre a inserção da tecnologia em sala de aula.

Identificar como os professores administram a inclusão digital em sala de aula.

5.0 DESENVOLVIMENTO

5.1 HISTÓRIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

O movimento da informática na educação iniciou-se no ano de 1970, no setor administrativo das escolas, tanto públicas como privada. O primeiro movimento que teve grande resultado no meio educativo foi o programa LOGO. Surge com ele algumas questões pedagógicas do uso do computadores, desenvolveram projetos que se estenderam durante o ano letivo.

O Brasil a utilização da informática pelas escolas conta-se em plena expansão. Vem se aumentando ano a ano como o desenvolvimento de software para o uso de ensino- aprendizagem e formação dos professores.

Moura (2002) constata que a grande maioria dos professores, hoje atuantes, pertence á geração “pré-ícone”/ digital, isso é, alguns não saberem nem ao menos manuseá-las o computador e, outros, por não saberem de que forma utilizar para que ajudem a aprendizagem dos alunos.

No Brasil, os grandes projetos governamentais em informática na educação iniciaram-se na década de 1980, com o projeto EDUCOM( Educação e Computador), cujo objetivo era criar centros de pesquisa sobre informática na educação a fim de formar profissionais habilitados a usar o software LOGO. Outro projeto, o FORMAR, envolveu as universidades na formação de especialistas na área de informática para a educação; estes seriam os multiplicadores. No final da década de 1980, surgiu o PRONINFE (Programa Nacional de Informática Educativa), projeto que objetivava a continuidade da informática na educação por meio da criação de laboratórios e centros para a formação dos professores.( Glaucia, Ivonélia, 2011, p.71)

Os anos de 1990 aconteceu a expansão nas escolas publicas do Brasil o direcionamento da internet na educação. Anos mais tarde em 1997, com novas experiências educacionais, é criado o PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação) que vem com objetivo de distribuir computadores nas escolas públicas nacionais. Após esse fato cria-se o NTEs ( Núcleos de Tecnologias educacionais), na qual seriam responsáveis pela formação dos professores e técnicos.

Hoje os profissionais da educação tem mais acesso ao mundo tecnológico, recebem capacitações anuais, para atuar nesse novo ambiente escolar, promovendo dessa forma a autonomia e criatividade do aluno. O professor assume uma nova postura reconhece a importância de dar liberdade aos seu aluno.

5.2 O COMPUTADOR E SEUS BENEFICIOS NA APRENDIZAGEM

O homem sempre procuro formas de realizar suas tarefas do dia a dia de maneira mais fáceis, desde do começo da humanidade se usava pedras, dedos entre outros para contagem.

Mas em 1946 aparecem os computadores durante a segunda Guerra Mundial. Os primeiros computadores modernos, foram construídos nos Estados Unidos da América. Esse caso quem trabalhava para a construção era a própria pessoa que a projetava. Anos mais tarde 1970 surge o microcomputador, mas só chegou ao mercado 1980. Deste passo em diante a população criou programas como: edições de textos, planilhas entre outros. Hoje o microcomputador é uma ferramenta de diversão, mas também de aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com