TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

Por:   •  28/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 9

MUSICALIDADE E ALFABETIZAÇÃO:

A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

Rio de Janeiro-RJ

2012

MUSICALIDADE E ALFABETIZAÇÃO:

A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Pesquisa em Educação, do Curso de Graduação em Pedagogia, no semestre de 2012-2, sob orientação da professora Daniela Erani Monteiro will.

           

Rio de Janeiro

        2012                                                       

SUMÁRIO

1 TEMA....................................................................................................................................04

2 PROBLEMA.........................................................................................................................04

3 PROBLEMATIZAÇÃO (FORMULAÇÃO DO PROBLEMA).....................................05[a]

4 JUSTIFICATIVA.................................................................................................................06

5 OBJETIVOS DA PESQUISA.............................................................................................07

5.1 OBJETIVO GERAL...........................................................................................................07

5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS..............................................................................................07

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA......................................................................................08

7 METODOLOGIA................................................................................................................10

REFERÊNCIAS......................................................................................................................11

        


1 TEMA

A utilização da música no processo de alfabetização.

2 PROBLEMA

Como a música é utilizada no processo de alfabetização na escola “Miudinhos”, no Rio de Janeiro, em 2012?

        

                                                                                                                                             

          3 PROBLEMATIZAÇÃO

A música pode ser explorada de várias formas e a utilização dela com a alfabetização é extensa. Ouvir uma música, aprender uma melodia, brincar de roda, formar uma bandinha com brinquedos rítmicos, são propostas de atividades que estimulam, despertam, desenvolvem o desejo pela atividade musical propiciando uma vivência especial com a linguagem.
          Através das brincadeiras as crianças se relacionam com o mundo e descobrem a cada dia uma forma diferenciada de aprendizagem.

          Mas será que é possível tornar a sala de aula um espaço onde os alunos encontrem harmonia, seja interessante, divertida e onde a musicalização possa ser utilizada junto à alfabetização?

De acordo com as pesquisas realizadas (LOUREIRO, 2001), em seu estudo exploratório destaca um ponto importante onde nos passa o objetivo principal de proporcionar a interação e a comunicação das crianças com a música, estimulando a percepção, a expressão e a aquisição dos significados dos códigos musicais e sociais. Fala da busca de novas estratégias e metodologias que possam aperfeiçoar a prática da música em sala de aula.  

Eu como professora da escola “Miudinhos” estou motivada a realizar está pesquisa e averiguar se a musicalização pode atrair e envolver os alunos abrangendo sua criatividade, imaginação e aprendizado.

(Brito, 2003), Em seu livro “Música na educação infantil” mostra que o importante na educação musical das crianças é o desenvolvimento do ser, a música vem como ferramenta de construção de um indivíduo, e não deve ser voltada exclusivamente à formação de futuros músicos. Deve ser usada como uma experiência significativa para a criança, para que seja realmente retida, transformada em informação útil, e não somente um aprendizado mecanizado.

Logo refletindo na música como recurso na alfabetização e não somente como instrumento para tornar a aula diferente, como o instrumento musical pode proporcionar entretenimento e conhecimento aos alunos?

          Então baseada nas preocupações de se trabalhar com a música e considerando que é uma ferramenta de ação pedagogia e muito utilizada em sala de aula este assunto me estimulou a realizar esta pesquisa e encontrar caminhos para ajudar na construção do conhecimento dos alunos junto à alfabetização de uma forma harmoniosa e prazerosa.


4 JUSTIFICATIVA

Pensando a música como uma forma prazerosa de alfabetizar, resolvi pesquisar a relação da musicalidade como um recurso pedagógico, buscando atrair e envolver os alunos, abrangendo a sua criatividade, sua capacidade de concentração, confiança em produzir e aprender novos conhecimentos.

Qual criança que não aprecia uma cantiga de roda? Uma música alegre?

Sendo assim, através de um projeto de leitura e escrita realizado com as professoras da escola “Miudinhos”, podemos observar se a música associada a alfabetização traz benefícios para as crianças.

 É também uma boa oportunidade de aprender a ler de uma forma divertida.

A musicalização é importante na infância, pois além de desperta na criança o seu lado lúdico ela aprimora o conhecimento, a alfabetização, a socialização, a inteligência, capacidade de expressão, a coordenação motora, percepção sonora e espacial.

 Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Básica defendem que a música é uma área fundamental para a construção do indivíduo como um todo.

Logo, a relevância desta pesquisa consiste em averiguar a influência da música junto à alfabetização, realizando ações que possam amenizar e acautelar os problemas que dificulta e/ou impede a alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (222.9 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com