TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE POEMAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  26/5/2022  •  Artigo  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 6

A UTILIZAÇÃO DE POEMAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

LEILANE APARECIDA BOBELA DE OLIVEIRA¹

Resumo

O presente artigo tem como finalidade trazer à tona a importância de se utilizar de poemas para alavancar a aprendizagem da leitura e da escrita, trazendo um referencial que aborda conceitos relacionados a essa temática. A metodologia aplicada vai ser de base documental que contará com o referencial de autores como Paes (1996) entre outros. Vai ser abordado algumas temáticas sobre alfabetização e letramento bem como alguns temas para poesias.

Palavras Chave: Poemas, Alfabetização, Letramento, Tendências temáticas;

1.Introdução

Sabe-se que as escolas brasileiras tem seu desafio já nos primeiros anos do ensino fundamental, visto a grande dificuldade em se ensinar a ler e a escrever. Com isso abordaremos como o poema pode ser um diferencial para esse processo. Como afirma Soares (2009, p.47) alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis. Ao contrario o bom seria unir as duas, ou seja, alfabetizar letrando

Para isso usara de informações sobre alfabetização letramento e também características de poemas juntamente com tendências temáticas que podem ser abordadas dentro de sala de aula. O trabalho se defende através da ideia de que além de seus aspectos formais, os poemas dão imaginação e criatividade, fazendo com que a criança possa aprender a gostar de rimas e leituras de poesias afim de tornar o processo de concepção da leitura e da escrita uma maneira mais tranquila.

2 Desenvolvimento

2.1 Alfabetização e Letramento

Iniciando o processo de alfabetização vale ressaltar que cada criança que entra na escola principalmente ao dos anos iniciais de educação ela aprendeu a falar e entender com aquilo que ela tem mais contato, ou seja, o seu cotidiano. Só que a escola não parte do que a criança  já sabe para a alfabetização, pois cada criança tem sua particularidade.

[....] alfabetização é, na verdade, um processo que promove o desenvolvimento de habilidades de linguagem, permitindo aos indivíduos dominar a leitura e a escrita, tornando-os capazes de produzirem textos significativos, orais e escritos, bem como compreendê-los, quando produzidos pelos outros, ou seja, para poder interagir em seu meio (FREIRE & MACEDO, 1990, p.34)

Embora o termo alfabetizar tenha diferentes sentidos, opta-se pelo mais simples e objetivo, ou seja, alfabetizar é o processo de ensino e aprendizagem do sistema alfabético de escrita, ou seja, o processo de ensino e aprendizagem inicial de leitura e escrita.

         Já no letramento ela já estabelece relação antes mesmo da sala de aula, a palavra letramento indica o resultado de uma ação, neste caso o aprendizado da leitura e da escrita. Ele vai muito além do saber a ler e escrever, ele engloba a compreensão de como nos comunicamos, se relacionamos, o seu uso em diversas modalidades para dar forma ao mundo.

Com isso nota-se a importância e trabalhar a alfabetização e o letramento  interligados, pois um vai complementar o outro, é para isso é necessário contar com algumas ferramentas para que e se processo se torne mais prazerosos.

Sabemos que para alfabetizar letrando o professor deve realizar um trabalho social com a intenção de desenvolver atividades pedagógicas que busquem aproveitar a vivencia do aluno e também é necessário que o docente tenha sensibilização para melhor ajudar o educando no processo de alfabetização e letramento.

O professor deve estimular o desenvolvimento das habilidades dos alunos de reflexão sobre as relações entre partes faladas e partes escritas no interior das palavras. Esta ação pode ocorre dentro da escola e devem facilitar a compreensão por parte dos alunos, que todos vivenciem suas ações sociais para facilitar o acesso à leitura e a escrita é um direito de cidadania e uma função do sistema escolar

2.3 Poemas

Poemas nada mais e de que uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e que tem sua organização pauta por estrofes, versos, ou prosas contando com ou não de rimas. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (2017) a poesia e tratada nos anos iniciais no campo artístico literário. Diante disso e de suma importância apresentar a criança esse gênero literário, através dela os pequenos terão acesso a um novo repertorio linguístico e isso vem de boas escolhas do professor.

Entende-se por poesias a emoção e comoção carregada de sentido e sentimentos, e encontramos elas em diferentes textos como cartas, musicas, canções entre outros, já para caracterizar a poema ele submerge da poesia e pode ou não vim com sentimentos, muitas vezes eles trazem assuntos do cotidiano ou de qualquer natureza sem o sentido de comover o leitor. Isso mostra que o aluno pode brincar com as palavras e rimas, enriquecendo seu vocabulário e sua bagagem de escrita e compreensão de leitura.

Goldstein (2006, apud ALTENFELDER e ARMELIN, 2010, p.22) diferencia poema e poesia da seguinte forma: O poema é um texto “marcado por recursos sonoros e rítmicos. Geralmente o poema permite outras leituras, além da linear”, pois sua organização sugere ao leitor a associação de palavras ou expressões “posicionadas estrategicamente no texto”. A poesia está presente no poema, assim como em outras obras de arte, “que, como o poema, convidam o leitor/espectador/ ouvinte a retornar à obra mais de uma vez, desvendando as pistas que ela apresenta para a interpretação de seus sentidos” (Grifos da autora).

Pode se dizer que a poesia traz novas experiências ao aluno possibilitando caminhos para as crianças, aflorando seus sentimentos e conhecimentos, hoje se vê que a tecnologia tem afastado o uso desse gênero dentro da sala de aula.

Vemos poesia em várias coisas e utilizar delas em sala de aula faz com que o professor tenha no seu leque de atividade mais opções para tornar o processo de aprendizagem mais significativo, e que torne suas aulas mais dinâmicas e prazerosa. Segundo Paes (1996)

A poesia não está mais do que uma brincadeira, com as palavras. Nessa brincadeira cada palavra pode e deve significar mais de uma coisa ao mesmo tempo: isso aí e também isso ali. Toda poesia tem que ter surpresa, se não tiver não é poesia: e papo furado. (PAES 1996, p.67)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com