TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 7

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autor Roberta Vandresen

Prof. Rosemari Morastoni de Lima

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso PED0793 – Estágio I

04/12/14

RESUMO

Neste trabalho abordarei a área de concentração Metodologias de Ensino, temos como tema nesse estágio a utilização dos recursos tecnológicos para o processo de aprendizagem. O acesso as tecnologias digitais está sendo cada vez mais necessário nas escolas, já que as tecnologias vem sendo uma ferramenta de grande importância para a vida das pessoas e a cada dia vem tendo um crescimento maior, onde com isso precisamos estar capacitando as crianças ao mundo tecnológicos já nas escolas, para desenvolver as habilidades do aluno diante desse mundo tecnológico.

Palavras-chave: Tecnologias, Transformações, Alfabetização.

1 INTRODUÇÃO

O estágio de observação foi realizado na Escola Modelo Ella Kurth, situado na rua Willand Kurth, s/n, bairro Rainha, na cidade de Rio do Sul, estado de Santa Catarina, tendo como diretora a senhora Raquel Dotta Corrêa Moser. Aonde observei e entrevistei as professoras Tânia Mara Pessoa da Silva do 5º ano e Ana Paula Pereira Hasse do 2º ano B.

Iniciei realizando a observação da forma da regência das professoras, nos dias 16/09/14 e 01/10/14, onde já trabalho como estagiária remunerada, fui bem recebida na sala de aula das duas professoras. Nesse tempo de trabalho pude perceber que a escola tem uma equipe muito boa de professores, direção e todos os demais que fazem parte do corpo docente da escola, podendo assim realizar um trabalho bom e de comprometimento com a educação e aprendizagem dos seus alunos.

Este trabalho tem como objetivo buscar as metodologias de ensino utilizadas pelas professoras de séries iniciais na utilização dos recursos tecnológicos para o processo de aprendizagem.

É preciso saber utilizar os recursos tecnológicos durante o processo ensino-aprendizagem, lembrando que cada vez mais esses recursos tecnológicos estão presentes na vida das crianças, mas que a escola/professor deve utiliza-lo como um instrumento no processo de ensino e não apenas uma forma de diversão.

Para podermos aprofundar mais de como era feito esse trabalho das utilizações dos recursos tecnológicos na aprendizagem na sala de aula, fizemos um questionário que foi aplicado às duas professoras. Esse questionário com oito perguntas buscou apresentar a opinião das educadoras pesquisadas referente a esses recursos tecnológicos, quais os benefícios ao realizar este tipo de trabalho.

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

A área de concentração do trabalho se fundamenta nas metodologias de ensino, de como funciona esse planejamento referente a utilização das tecnologias durante o processo de aprendizagem e como isso é importante para a vida dos alunos já no processo de alfabetização.

Vivemos em tempos de grandes avanços tecnológicos, e isso vem mudando muito a vida da sociedade, nos dias de hoje é muito importante esse ensino já nas escolas, para que essas crianças aos poucos já entram nesse mundo que hoje faz parte de praticamente todos os cidadãos.

Para empreender um trabalho, no espaço escolar, comprometido com uma nova realidade

tecnológica, o professor precisa criar novas metodologias de ensino que tenham como ponto de ancoragem a realidade da escola e de seus protagonistas, relacionando o cotidiano escolar a

contextos mais amplos, articulando o senso comum ao saber sistematizado e socialmente

construído, integrando e contextualizando os diversos componentes curriculares à nova

realidade social. Dadas as transformações sócio-culturais que ocorrem numa velocidade jamais vista, os profissionais da educação devem estar continuamente se informando, se transformando, se formando (PRETTO, 1999).

Nos dias atuais as redes de comunicação oferecem uma facilidade na vida de todos, onde essa interação pode satisfazer as necessidades do individuo em um curto período de tempo. Sendo assim cabe às escolas atualizar seus projetos pedagógicos encaixando essas adaptações do mundo das tecnologias.

  A concepção de ensino e aprendizagem revela-se na prática de sala de aula e na forma

como professores e alunos utilizam os recursos tecnológicos disponíveis -livro didático, giz e quadro, televisão ou computador. A presença desse aparato tecnológico na sala de aula não

garante mudanças na forma de ensinar e aprender. A tecnologia deve servir para enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação

ativa, crítica e criativa por parte de alunos e professores (MORAN, 1995).

Não resta duvidas sobre a importância do uso das tecnologias digitais na educação para uma efetiva melhoria na qualidade e avanço da mesma, mas também se apresenta como um grande desafio por sabermos da forma como são introduzidas na maioria das vezes. De nada adianta defendermos a inserção e utilização dessas tecnologias se as mesmas não forem trabalhadas dentro do contexto escolar e por pessoas preparadas, ou seja, de forma adequada e suficiente para preparar todos os envolvidos, para continuarem usufruindo de uma sociedade conceituada tecnologicamente.

As tecnologias ajudam a desenvolver habilidades do aluno, mas o professor é fundamental para ajustar cada habilidade a um determinado momento ou situação de aprendizagem.

 

  1. VIVÊNCIA DO ESTÁGIO

O estágio de observação foi feito em dupla, eu e Elaine Cristina Bridi. Como eu já trabalho na escola, já conhecia as professoras e fomos muito bem recebidas, tanto pelas professoras quanto pelos alunos. Podendo assim nos sentir bem diante da situação de só observar a turma, e como a professora aplica suas atividades em sua aula.

Para iniciar essa vivencia, realizamos a observação na Escola Modelo Ella Kurth, na sala de aula do 5º ano no dia 16/09/14 com a professora Tânia, no período matutino e no 2º ano B no dia 01/10/14 com a professora Ana Paula também fomos observar no período da manhã. Pude constatar que na sala do 5º ano havia 32 alunos, e no 2º ano B 25 alunos.

Durante a observação os alunos ficaram curiosos para saber o que estávamos fazendo na sala de aula deles, e porque só ficávamos observando, isso causou um desconforto e dispersou a atenção por um tempo, mas logo se acostumaram com a nossa presença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com