TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência Contra a Criança

Por:   •  4/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Lídia Lima de Oliveira Quadros

RA: 8078314

Portfólio 1 – 2º Ciclo de Aprendizagem

 Fundamentos e Métodos do Ensino de Educação Física

[pic 2]

Divinópolis/MG

2021

Descrição da atividade

Leia atentamente o trecho que segue:

Reconhecer o patrimônio corporal da comunidade com vistas a desenvolver uma prática pedagógica em profunda sintonia com a cultura de chegada é um princípio que inspira a definição da prática corporal a ser tematizada e todas as demais ações didáticas. Os conhecimentos que qualquer estudante acessa através das mídias, conversas com amigos e familiares, vivências pessoais, passeios, observações etc. também constituem um referencial importante, uma vez que são mobilizados para ler e interpretar a realidade (NEIRA, 2011b).

Além disso, com o intuito de valorizar as raízes culturais da comunidade na qual a escola está inserida, as práticas corporais pertencentes ao universo cultural dos alunos transformam-se em temas de estudo.

Entretanto, desde já, convém ressaltar que perguntar aos alunos o que querem estudar, promover eleições para definição da manifestação a ser estudada ou, simplesmente, repetir nas aulas o que fazem em outros espaços está fora de questão. Reconhecer a cultura corporal de chegada implica criar condições para que os estudantes se manifestem a respeito do tema em questão de todas as formas possíveis. [...] Por isso, o currículo cultural requer atividades que permitam lidar com a heterogeneidade, sem almejar a padronização dos efeitos formativos: a assistência a vídeos, modos variados de participar das vivências corporais, construção de blogs, registros escritos, pictóricos, fílmicos ou fotográficos, análises de textos e imagens presentes nas mídias, elaboração de clipes, atividades partilhadas com outras escolas, demonstrações, apresentações, estudos do meio, construção de materiais, preparação e realização de entrevistas, conversas com convidados, realização de pesquisas etc. (NEIRA, 2016, p.87-89).

Referência: NEIRA, M. G. Educação Física cultural: carta de navegação. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.12, n.2, p.82-103, 2016.

 Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/11149/pdf_78>. Acesso em: 7 jul. 2020.

Com base nos estudos propostas para este ciclo, na leitura do excerto em destaque e

considerando o tratamento pedagógico do conteúdo “jogos e brincadeiras”, descreva a

organização de um trabalho pedagógico de mapeamento do patrimônio cultural dos

estudantes de um terceiro ano do ensino fundamental, de uma escola pública periférica, em que as três dimensões (conceitual, procedimental e atitudinal) do referido conteúdo (jogos e brincadeiras). Em sua atividade devem ficar claras o que será abordado em cada uma das dimensões e como isto será realizado.

As três dimensões para ensino da Educação Física

A Educação Física passou a ser considerada componente curricular a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, um documento que auxilia os professores(as) em todas as disciplinas, sendo dividida em três dimensões: seus fundamentos e técnicas (dimensão procedimental), os conceitos que estão ligados aos procedimentos selecionados (dimensão conceitual) e nos valores e atitudes (dimensão atitudinal), em que os alunos devem ter nas práticas corporais ensinadas pelos seus docentes.

        Será apresentado um trabalho pedagógico para uma turma do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola pública periférica, baseada nessas três dimensões. Primeiramente, sendo feito o contato com os estudantes para um diagnóstico, para assim, através PPP, trabalhar diversas manifestações da cultura corporal do movimento, por meio de brincadeiras populares e jogos, com intenção de desenvolver uma prática pedagógica onde as crianças possam refletir, debater e compreender seus conceitos.

        O planejamento dessas aulas terá o objetivo de trabalhar as diferenças culturais existentes na escola, será aulas em grupo de meninas e meninos, onde eles possam viver, entender, discutir e resgatar brincadeiras e jogos realizados por eles e seus familiares,e compreederem a importância do movimento para sua saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com