TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contribuição pedagógica da filosofia na formação universitária

Por:   •  20/9/2018  •  Resenha  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Ao ler o capítulo três “A contribuição pedagógica da filosofia na formação universitária”, do Antônio Joaquim Severino, pude analisar que a filosofia é de extrema importância para a formação profissional, de todas as áreas. E por conta disto ela vai se dividir em três campos: o epistêmico para refletir mais sobre as experiências, o axiológico para termos uma dimensão mais ética e política e ontológico para que possamos ter um conhecimento mais abrangente do mundo, da natureza e da realidade.

A filosofia ainda é muito discutida nas universidades como algo problemático. Porque se a faculdade tem como objetivo apenas a formação técnica, então não é necessário ter filosofia, pois formarão profissionais para o mundo da produção. Porém, se a universidade tem como objetivo não apenas formar profissionais tecnicamente habilitados, e sim profissionais críticos, que irão fazer a diferença, então é imprescindível que tenha filosofia. Portanto podemos ver a filosofia como uma atividade de reflexão, pois ela nos faz pensar, nos faz refletir sobre aquilo que estamos vivendo e por isso é importante que todos tenham essa matéria no curso superior, para que possam sair da faculdade pensando em fazer sempre melhorias naquilo que escolheu e não apenas ficar na rotina sistematizada de uma empresa, por exemplo.

A filosofia não é só fundamental na formação universitária, como também na vida das pessoas. Para que possamos construir o nosso mundo, com nossas reflexões. A humanidade faz a mesma coisa, ela humaniza cada vez mais para que cada sujeito se desenrole de sua maneira, para que possam buscar seus objetivos e não ficar sempre na mesma, naquele pensamento sistematizado. Pois quem vive desse pensamento, que evita o exercício de pensar, está sempre ouvindo e acreditando sem ao menos criticar o outro que está dizendo, seus pensamentos se tornam vazios, se ocupam de coisas alienadas e dogmáticas. Ao passar do tempo esses sujeitos vão precisar de um investimento educativo. E o que seria isto? Investimento educativo é uma filosofia crítica, uma racionalização que leva o indivíduo a contestar algo, a criticar a realidade histórica dos homens, o porquê de as coisas acontecerem da forma que acontecem e não de outra maneira?! Isto é o investimento educativo.

Portanto, podemos dizer que é na formação universitária que deve fornecer aos estudantes independente da área escolhida, o desenvolvimento, o amadurecimento dessa capacidade de reflexão. Para que assim quando formados os mesmos se tornem um “pensador”, não apenas em si só, mas em sua existência histórica, no espaço social em que vive. Para que não tenha pensamentos ideológicos, os sujeitos têm que construir seus próprios pensamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com