TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação para todos com base no filme como estrelas na terra

Por:   •  6/4/2016  •  Resenha  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  1.155 Visualizações

Página 1 de 4

A EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA TODOS COM BASE NO FILME COMO ESTRELAS NA TERRA.

A preocupação existente nas escolas em inserirem crianças e jovens com deficiências físicas ou cognitivas e transtornos de aprendizagem no ensino regular, surgiu com mais força no século XX, onde o direito de todos à educação foi debatido de uma forma mais efetiva e eficaz. Tal discussão partiu da necessidade de formar uma escola que atenda as necessidades de todos os alunos, de forma igual. Surtiu efeito depois de documentos e reuniões Nacionais e Internacionais, tais como a Constituição Federal de 1988, a Declaração Mundial Sobre Educação para Todos, a Declaração de Salamanca e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A partir daí surgiram vários filmes, documentários e pesquisas que buscavam mostrar às escolas, aos professores, aos familiares e aos próprios alunos como esses processos de inclusão escolar pode ser enriquecedor e transformador. Como exemplo, tem se o filme Como estrelas na Terra: Toda criança é especial.

O filme foi dirigido por Aamir Khan, lançado em 2008 na Índia, com o título original Taare Zameen Par – Every Child is Special. Traz a história de um menino chamado Ishaan Awasthi, de 9 anos, que sofre de dislexia, que é dificuldade de aprendizagem, onde a capacidade da criança para ler ou escrever está abaixo do seu nível de inteligência. Ishaan estuda em uma escola normal e por apresentar dificuldades, repetiu o terceiro ano e não estava conseguindo acompanhar a turma. Assim como para os professores e colegas, o seu pai achava que Ishaan era indisciplinado e não fazia esforço para aprender, comparando-o muitas vezes com seu irmão mais velho que era o primeiro da classe, desconhecendo que o filho sofria de tal transtorno de aprendizagem. O menino tinha consigo o dom da pintura, onde se divertia, aplicando a sua imaginação e criatividade. Após uma reunião com a diretora da escola, o pai de Ishaan decide coloca-lo em um colégio interno, famoso pelo uso da disciplina e obediência. No entanto, a distância da família e a opressão dos professores e colegas, faz com que o menino se sinta deprimido e desestimulado, largando o hábito da pintura e suas “travessuras”. Com a saída do antigo professor de Artes, e a chegada de um professor substituto, chamado Ram Shankar Nikumbh, a vida de Ishaan se transformou. Tal professor tinha uma metodologia de ensino bem diferente dos demais professores do colégio. Nikumbh percebe durante suas aulas que Ishaan sofre de dislexia, se comove com sua historia e decide ajudar o menino. Após conversar com o Diretor do colégio e com os pais de Ishaan, Nikumbh sugere que o menino seja avaliado por provas orais e começa a dar aulas extras ao menino, ensinando-o a ler e escrever. Aos poucos Ishaan supera suas limitações e desenvolve um progresso significativo nos estudos. Após tal feito, a família de Ishaan, colegas e professores passam a ver o menino com outros olhos, entendendo suas dificuldades e incentivando-o. Ishaan cria um laço efetivo com o professor Nikumbh e transforma sua relação com sua família.

Analisando este filme juntamente com o que diz o capítulo 7, que trata da Educação escolar para todos, percebe-se a importância não só de dar acesso a crianças e jovens sem restrição, mas a escola e os educadores devem estar aptos e preparados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com