TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da familia na escola

Por:   •  8/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 5

 

A visão da escola em relação a integração da família no ambiente escolar

Nome dos acadêmicos (as)¹:

Nome do tutor Externo²:

  1. INTRODUÇÃO

Abordar sobre educação envolve vários aspectos da comunidade escolar interna e externa, como família, escola, sociedade, professores, pedagogos, entre outro. O ambiente educacional não se limita somente em passar informações para desenvolver a aprendizagem no contexto escolar do estudante, concentra-se também em ajudar na consciência de si mesmo e do outro em sociedade, preparando o indivíduo para a vida, podendo desenvolver o senso crítico e cognitivo. A família possui grande influência na vida educacional do estudante desde criança, pois colabora diretamente com as atitudes educativas, os hábitos, valores, normas, noções sobre a vida, entre outros.  

Desta forma, este trabalho tem como objetivo compreender a integração da família no processo de escolaridade, abordar a importância da contribuição familiar no ensino escolar, apontar metodologias familiares que podem favorecer ao acompanhamento e desenvolvimento educacional de estudantes.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. BENEFÍCIOS E DIFICULDADES NA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO FORMAL

A família é o primeiro contato social do aprendiz, desempenha papel de grande importância em sua educação, é nesse ambiente que serão desenvolvidos itens cruciais para a vida, como valores sociais, culturais, éticos e morais, além de promover o preparo necessário para experiências educativas.

De acordo com Gentile (2006) o primeiro grupo social da criança é a família, neste sentido, é a família a primeira instituição detentora de práticas que colaboram para a formação da identidade da criança, nos valores, princípios, caráter, educação, entre outros.

É um desafio para a escola proporcionar uma relação entre a família e o ambiente escolar, já que essa relação do sistema escolar está longe das expectativas esperadas, ou seja, seria um contraponto afirmar que a relação família e escola vem sendo satisfatória e positiva atualmente.

A participação dos pais na educação desenvolvida nas escolas devem ser constantemente e de forma consciente, pois possui importância decisiva no processo de evolução do indivíduo. Porém, existem várias problemáticas na estrutura familiar que gera a ausência da família no desenvolvimento do estudante, como por exemplo, pais separados, mães que sustentam sozinhas os lares, famílias constituídas por pais jovens, entre outros. Esses problemas justificam em parte o distanciamento das famílias no ambiente escolar.

Paniagua (2007.P,217) afirma que:

Uma coisa importante é o grau de participação e envolvimento que podemos esperar das diversas famílias. Dadas as suas características e circunstâncias particulares (horários, trabalhos, motivações diferentes etc.), não se poderia pretender que todas tivessem uma participação igual. O mínimo que se exige é um grau de colaboração imprescindível para a convivência (certas normas, um mínimo de encontros). A partir daí quanto mais amplo for o leque de alternativas de participação que a escola oferecer, mais possibilidades se abrirão para umas famílias e outras.

  1. PAPEL DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO DO INDIVIDUO E COMPREENSÃO EM RELAÇÃO AS DIFICULDDES NA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA

        Acreditar que a escolar desenvolve papel exclusivo no desenvolvimento do estudante torna mais complexo no contexto de crescimento intelectual e social do aluno. O passo primordial para manter os pais informados sobre o cotidiano do aluno deve começar pela sala de aula, esclarecendo sobre as metodologias de ensino, os principais episódios ocorrentes, as reuniões, e até mesmo integrando eles nas atividades da escola, como Dia dos Pais, Dia do Estudante, gincanas e entre outros eventos. Importante ressaltar que essa participação deve ser espontânea, fazendo com que se sintam à vontade para construir um relacionamento saudável com a escola, o que se faz essencial é conhecer as perspectivas da família nos primeiros contatos, objetivando obter essas expectativas ao longo do convívio de ambos. Para Paniagua (2007.P.220) “é preciso resolver assuntos relacionados a família de forma sensata, que não seja de forma inconscientes ou pessoais, deve ser de forma singela, que não atinja a relação que foi construída com a escola”.

        Assim, como toda relação, haverá sempre conflitos entre escola e família, tanto na desaprovação que vários pais têm em relação aos professores e suas metodologias de ensino, como as críticas dos professores relacionados a criação que os alunos recebem dos pais. Portanto, para que a relação de escola e família ocorra de forma eficiente é essencial que tenha um ambiente de coletividade, onde se deposite confiança, segurança e responsabilidade que são itens esperados dos pais e familiares.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (483.7 Kb)   docx (410.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com