TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da leitua na educação infantil

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da leitura e literatura infantil

A leitura nos permite ver as coisas de outro ângulo, outra perspectiva  ou novos significados. Deveria ser feita uma conscientização desde as nossas bases, digo as crianças que iniciam no ensino fundamental, ensinando a elas que uma leitura simples e fácil ou uma leitura complexa lhes irá ensinar bastante, seja, acrescentado palavras em seu vocabulário, na própria escrita e ate mesmo em sua fala fascilitando em sua comunicação com outras pessoas, mas o mais importante a leitura ira despertar a sua imaginação e criatividade.

 Entre todas as idades sendo uma criança ate uma pessoa idosa, a  idade em que mais desperta a curiosidade da leitura é na infância à pré-adolescência, digo 8 aos 13 anos de idade. É de extrema importância as crianças serem incentivadas a leitura pois, se nos adultos conseguirmos fazer com que uma criança tenha uma boa experiência com a leitura estaremos promovendo o seu desenvolvimento como ser humano. Se nós compararmos a leitura à televisão, rádio e cinema a leitura tem algumas vantagens em relação ao   seus concorrentes.

Vamos fazer uma rápida comparação a leitura a um filme, o filme so pode ser assistido em frente a TV ou em um cinema ambas as opções tem suas desvantagens já a leitura a pessoa lê onde bem entender a velocidade que lhe é cabível podendo apressar a leitura ou retarda-la, parar a leitura para refletir, reler ou ate mesmo interrompe-la, justamente por esta facilidade que o leitor tem é o que garante o continuo interesse pela leitura.

Os primeiros contatos com a leitura influenciam e muito no ato da leitura e escrita facilitando na alfabetização da criança. Isso irá ocorrer com a continuidade da leitura, mas em nosso pais isso é difícil pois nas escolas tem bibliotecas e em algumas o seu acervo é dificitario e/ou de funcionários aptos a atender o publico infantil. O fator social e financeiro influencia e muito, além de outros setores influenciarem também.

Porém além de dos fatores acima mencionados a outro que quase não há a biblioteca domestica, as vezes nem é por não terem condições financeiras mas por meras escolhas.

 Mas é de extrema importância pais e educadores dialogarem sobre o que é leitura, sobre  a importância da leitura e literatura infantil a fim formarem leitores críticos.

Uma forma para incentivar a leitura infantil e infanto-juvenil é : abordar informações entre a leitura e a função da leitura, sugerir livros, algumas atividades baseadas na leitura, entre outros, com o intuito de o leitor considerar a importância da leitura mediante a sua realidade.

A criança vai desenvolvendo através da leitura, mesmo através de uma linguagem simbólica a criança já vai conhecendo o meio em que vive aprendendo algumas coisas como: o belo, o errado, o simples, o fácil, entre outros. Assim já vai conhecendo o mundo adulto ao qual um dia ele (a), irá fazer parte daqui a alguns anos.

Atualmente a leitura infantil tem como principal objetivo, divertir e entender e principalmente formar uma consciência do mundo.

Existe uma forma literária que tem um caráter critico, a fabula. Ela teve como seu berço o Oriente Medio, ela se originou da necessidade natural que o homem tem em expressar seus pensamentos por meio de imagens. Há pessoas que acreditam que a fabula nasceu da necessidade criticado homem. Por este motivo imagina-se que a fabula teve sua origem na escravidão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com