TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da ludicidade na educação infantil

Por:   •  7/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA

PEDAGOGIA

MIRIELEN DE JESUZ

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SÃO LEOPOLDO

2021

FACULDADE ANHANGUERA

PEDAGOGIA

MIRIELEN DE JESUZ

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera,

como requisito parcial à aprovação no quarto

semestre do curso de Pedagogia.

São Leopoldo

2021

INTRODUÇÃO

    Usar a criatividade é essencial nas práticas pedagógicas. Incentivar que as crianças possam exercitar sua naturalidade na capacidade de imaginar, assim, elas conseguirão trazer suas ideias para o corpo, o desenho, a escrita ou a oralidade, através de práticas pedagógicas com desenhos livres, ilustrações, pinturas a dedo, composições com massa de modelar, brincar com bonecos e carrinhos, criar brinquedos e instrumentos musicais, também com atividades recreativas dirigidas ou livres.

No cotidiano escolar, percebe-se a ausência da utilização de recursos e estratégias lúdicas nas atividades pedagógicas. Sedo o lúdico, referenciado por estudiosos e pesquisadores como essencial na Educação Infantil, como facilitador nas questões de autonomia e no desenvolvimento da criança.

No ambiente escolar, a ludicidade deve ser inserida de forma dinâmica e criativa, através de jogos, brinquedos, brincadeiras e musicalidade.

O objetivo desse trabalho é resgatar a importância do lúdico na Educação Infantil de forma a incentivar e intensificar a sua importância não apenas no desenvolvimento das crianças, mas também nas ações diárias dos professores.

         

    “ O brincar era possível nas ruas, quintais, nas casas espaçosas que abrigavam uma família ampliada com avós, tios, amigos”, lembra Kishimoto (2001, p.10). Hoje, com tantos atrativos tecnológicos, jogos eletrônicos, internet, entre outros, as crianças tem ficado cada vez mais distantes desse modo de brincar, por esses motivos, as brincadeiras precisam estar nas propostas pedagógicas para a Educação Infantil, trazendo assim, vivencias lúdicas na escola.

    Com as brincadeiras é possível trabalhar qualquer conteúdo ou várias dimensões pedagógicas no mesmo tempo, tendo o imprevisto como algo possível de acontecer.

    Em relação ao lúdico, Vygotsky (1998, p. 81) comenta: “o lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança é através do lúdico que a criança aprende a agir sua curiosidade e estimula, adquirir iniciativa e autoconfiança, proporciona o atendimento da linguagem, do pensamento e concentração”. Dessa forma, através da ludicidade a criança constrói seu conhecimento de si mesma e do mundo, expressando por meio das fantasias e imaginação.

    De acordo com Cortez e Cavalari (2010, p. 191)

  Ao que tem caráter de jogo, brinquedos e divertimentos. Ele permite a criança, reencontrara sua liberdade, através não só da resposta a seus problemas, mas também na procura de formas novas para os desafios da vida, liberando uma espontaneidade criativa. Devolve, na sua intensidade, uma fascinante energia que possibilita ir e vir trocar e transformar, promovendo a descoberta, um encontro consigo mesma, com os outros e com o universo.

    O lúdico é fundamental para o amadurecimento global da criança, é facilitador da aprendizagem, além de ser elemento essencial ao longo da vida. O brincar é a nossa primeira forma de cultura. No brincar a criança lida com sua realidade interior e sua tradução livre da realidade exterior.

    Assim, cabe a escola a organização dos espaços físicos e materiais, de forma a promover contatos diversificados com pessoas e objetos para que possa ocorrer a investigação e o conhecimento, compartilhar saberes e afetos entre crianças e adultos. Na escola, se privilegia o aspecto pedagógico do brincar, direcionando-o para a aprendizagem. Através do brincar a criança é estimulada a reconhecer elementos da cultura, compreendendo com espontaneidade e prazer.

    As formas de uma criança brincar têm influência no seu desenvolvimento psicossocial, nas suas relações interpessoais, no seu desenvolvimento cultural que ela pode estabelecer na família e na comunidade onde vive. O brincar expressa sua forma de ver o mundo, de interagir com o seu meio, com as pessoas que o povoam.

    A criança se dedica ao brincar, pois brincar para a criança é tão importante quanto o trabalha para o adulto, brincando a criança descobre o mundo, vivencia leis, regras, imita gestos e atitudes dos adultos.

    O prazer, a motivação é o que move a criança ao brincar. Ao propor uma brincadeira, é importante que o professor participe junto com os alunos, ao fazer isso, demonstrando prazer, o professor será visto pelas crianças como um exemplo, já que ele sabe como brincar.

    Dessa forma, o professor terá um bom momento para conhecer as reações do grupo e os diversos tipos dos temperamentos infantis.

    Qual a importância da brincadeira na Educação Infantil? A brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação, que contribui para a consciência entre a fantasia e a realidade. Um brincar em que o tempo e a diversidade das atividades e do material sejam planejados pelo professor, levando-se em conta os interesses e a faixa etária das crianças.

    O planejamento de atividades lúdicas é fundamental, algumas crianças gostam de brincar sozinhas, outras, juntas. É importante criar espaços para que todos tenham essas vivências, de modo a atender todo o grupo, porque cada criança é diferente da outra, e a forma de se expressar de cada criança deve ser respeitada.

    A criança aprende à medida que brinca, que participa de jogos, nas brincadeiras que realiza sozinha ou com outras crianças.

    Na perspectiva de Vygotsky (1987) o professor tem papel de mediador, possibilitando que as crianças possam experimentar viver as práticas, papéis e significados presentes no meio sociocultural. Na Educação Infantil mediante a brincadeira, fantasia, a criança forma a sua base e adquire a maior parte de seu repertório cognitivo, emocionais, sociais e materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com