TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia dos brinquedos na educacao infantil

Por:   •  7/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Os brinquedos são objetos usados para o divertimento, passatempo e distração de crianças, e também possui imensa importância no desenvolvimento delas, pois o brinquedo estimula a imaginação, a criatividade, a curiosidade, a descoberta, a linguagem, a concentração, a socialização, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades sensoriais e motoras. Quando a criança brinca, imita, inventa, representa e cria com ajuda do brinquedo, se estabelece o processo de conhecimento de si e do próximo, que através do brinquedo as crianças começam a agir como sujeito pensante, porque é usando a imaginação que ela atribui sentido ou sentidos aos objetos, daí a grande importância do brinquedo para o desenvolvimento do ser humano.

O brinquedo é utilizado de forma espontânea pela criança, e manuseado livremente, se tornando primordial como um meio da criança conhecer seu próprio mundo, possibilitando novas descobertas, e associar esse uso de brinquedos na educação infantil, torna a didática com o emprego do lúdico mais interessante aos alunos, além de facilitar sua aprendizagem.

Os Jogos de Tabuleiro são excelentes brinquedos de entretenimento que auxiliam o desenvolvimento das crianças entram como uma ótima alternativa para tirar as crianças da frente das telas. Isso porque é comprovado que o tempo que a criança passa em frente de computadores, smartphones, tablets, celulares e videogames devem ser monitorados, as dependências desses aparelhos são reais.

Por isso, introduzir a criança nesse mundo dos jogos de tabuleiro não só estará tirando ela da frente das telas como estará desenvolvendo muitas habilidades, como: o raciocínio lógico, a cooperação, memória, atenção, elaboração de processos estratégicos, concentração, além de facilitar a transposição de questões para a vida, levando a criança a aprender que existem momentos que necessitam de regras, de estratégias para buscar um objetivo e de motivação para alcança-los, além do desenvolvimento de várias inteligências e as interações sociais.

Para que isso aconteça, na educação infantil, é necessário que o professor reconheça o seu papel ativo e mediador durante as brincadeiras, possibilitando assim, situações que envolvam aprendizagens significativas, pois nesse período, o brincar é o ato considerado a principal atividade para a aquisição de conhecimentos, visando assim a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. O importante é valorizar os brinquedos que possam acrescentar novas aprendizagens, agregando valores éticos para os pequenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (25.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com