TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia dos jogos e brincadeiras

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

A importância dos jogos e brincadeiras como agentes na     Educação Infantil.

Educação Infantil. Quando se coloca em questão o ingresso de crianças em creches, jardins de infância ou pré escolas, não é raro ouvir: “Para que? O que ele irá aprender com essa idade?”. “Bebês não fazem nada sozinhos, além de chorar”, ou algo do tipo, “coloca sim na escolinha, assim ele terá com quem brincar”. De todas essas as firmações, a ultima é a única que é verdadeira. Pois sim, na escolinha ele terá com quem brincar, e muito mais além disso.

É justamente sobre essa questão que vamos falar agora, de como o brincar na educação infantil é importante, e o quanto a realização dessa prática colabora para um desenvolvimento mais completo e significativo na vida de uma criança.

A educação infantil e o “brincar” é um tema que vem sendo discutido e estudado desde o inicio do século XX. Durante esse tempo várias questões foram levantadas a respeito desse assunto, como por exemplo: o que uma brincadeira ou um  jogo poderia trazer de conhecimento, ou de que forma elas ajudariam uma criança em seu desenvolvimento? Como poderia ser usada tal experiência, fora do contexto “brincar”? E questões como, a se uma criança é mesmo capaz de aprender algo antes dos seis meses de vida, ou ainda, se seria capaz de assimilar e reproduzir algo antes dos dois anos de idade?

Foi com estudiosos da educação e do desenvolvimento infantil, tais como: Jean Piaget (1986-1980), Lev Vygotsky (1896-1934) e Henri Wallon (1896-1934), que essas questões começaram a ser respondidas. Piaget afirmou que o individuo, desde o seu nascimento, possui capacidade de estabelecer relações por meio das quais desenvolverá seu conhecimento. E Vygotsky já entendia a criança capaz de assimilar tudo o que via a seu redor.

Pois bem, nos baseando por nessas  conclusões, já conseguimos entender que, a criança é um ser em constante aprendizado e desenvolvimento, e que cabe aos responsáveis por ela, mediar todas essas descobertas e estimular seu desenvolvimento.

E como podemos fazer uma criança de 0 a 5 anos aprender, sobre diversos assuntos, conceitos de certo e errado, hábitos (sejam eles de saúde, ou moral), ética, regras, socialização e a interagir em grupo, de forma espontânea, eficaz, estimuladora e divertida, se não com jogos e brincadeiras?

Para começarmos a entender a importância de jogos e brincadeiras na educação infantil (ou nos anos seguintes), temos que considerar que a brincadeira faz parte da vida de qualquer pessoa, ou deveria fazer.

O mundo lúdico faz parte da infância de todos nós: quando brincamos de contos de princesas ou soldados, quando vestimos as roupas de nossas mães e fingimos sermos elas, quando sentamos no banco do motorista do carro de nosso pai e fingimos dirigir pela cidade. Em todos esses momentos a criatividade, o uso da imaginação está sendo exigida, mas sem um trabalho pedagógico, todo esse desenvolvimento acaba, muitas vezes, se perdendo.

Pois bem, utilizando esses recursos dentro da sala de aula esse desenvolvimento seria aproveitado. As crianças estariam trabalhando toda a sua criatividade, espontaneidade, conteúdos do cotidiano, diversidades, regras de uma forma divertida. De acordo com Rau (2011, p.33)[1]:

“(...) a prática pedagógica deve proporcionar alegria aos alunos no processo de aprendizagem, o lúdico deve ser levado a sério na escola, proporcionando-se o aprender através de jogos, logo, o aprender brincando.”

        

Percebemos então, que em um ambiente divertido e agradável aos olhos da criança, faz com que ela se sinta muito mais a vontade, e dessa forma se entregue mais ao aprendizado, que através da brincadeira, ela o faz sem perceber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com