TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Libras

Por:   •  20/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje em nosso país, há um grande número de pessoas que possuem algum tipo de deficiência auditiva e/ou surdez. E a inclusão dessas pessoas em nosso meio deve ser mais do que uma obrigação de nossos Governos, mas sim, de cada cidadão. E isso, vem se dando de uma forma positiva com o passar desses anos. Notamos um grande (mas não suficiente) progresso, podendo ser exemplificados da seguinte forma:

• Na Educação em inclusão desse publico na formação padrão brasileira, tanto que a Língua Brasileira de Sinais é disciplina fixa na grade curricular de todas as disciplinas com licenciatura.

• O programa de inclusão ao mercado de trabalho, tendo em vista geral oportunidade trabalhista a causa surda.

• As cotas direcionadas a gerar acesso ao ensino superior incentivando esse público ao crescimento pessoal e profissional.

Todas as conquistas citadas acima enriquecem a o roll da comunidade surda em nosso meio, mas sabemos que isso ainda deve crescer muito mais, e esperamos ansiosamente por mais mudanças para essa causa, e quem sabe ao termino de nosso curso, poder destacar conquistas como:

• Tecnologia: Dia a dia, nos surpreendemos com as atualizações tecnológicas que facilitam o cotidiano de todos, mas infelizmente não noto esse tipo de atenção voltado para esse publico.

• Saúde: Sabemos que a Saúde é um setor extremamente precário em nosso país, automaticamente, sinto um grande bloqueio da comunicação dessa área com os surdos, os tornando dependentes de uma terceira pessoa para ajudá-los nessa interface.

• Cotidiano: Nos quesitos culturais, sinto uma grande carência e relacionamento social da comunidade surda com os ouvintes, se a língua brasileira de sinais fosse mais evidenciada como acessibilidade para essa parte, os eventos de lazer poderiam ser mais prestigiados pela comunidade surda, gerando uma maior inteiração como o público.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Acredito que o que a comunidade surda precisa é ser tratada com igualdade e isso nem sempre é positivo, pois nem sempre somos tratados com a dignidade que merecemos. Mas devemos sim, ter uma atenção mais especial para com essa comunidade, não ressalto isso apenas com o olhar de Educadora que serei, mas com a visão de cidadã brasileira que sonha com grandes melhorias em todas a comunidades do nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com