TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da ludicidade para construção do conhecimento na educação infantil

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇÃO

Nome: Renata Ricelly Nascimento de Andrade

RU: 12972

1 TEMA

O Lúdico na Educação Infantil

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A importância da ludicidade para construção do conhecimento na educação infantil

2 PROBLEMATIZAÇÃO

Como é possível uma criança brincar e ao mesmo tempo adquirir conhecimentos importantes para o seu futuro?

3 JUSTIFICATIVA

  A Educação Infantil constitui-se em um espaço de aprendizagem que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, sócio-afetivas e intelectuais da criança. Muitos são os estudos que vêm sendo realizados a respeito da infância, disto emergem novas concepções em relação ao desenvolvimento da criança e, principalmente, à forma como ela constrói seu conhecimento. É nesta safra que a ludicidade se insere com o objetivo de promover, com espontaneidade, atividades de caráter didático-pedagógico levando a criança a desenvolver-se em amplos sentidos. Este projeto tem como objetivo analisar de forma mais específica o importante papel da ludicidade na Educação Infantil para o desenvolvimento das habilidades motoras. Estudos apontam positivamente a ludicidade como importante estímulo no desenvolvimento da criança em todas as suas capacidades, e é através de um correto incentivo e direcionamento, que a ludicidade se transforma em poderosa ferramenta para o auxílio no desenvolvimento das habilidades motoras infantis.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Analisar o quanto a ludicidade influencia no aperfeiçoamento dos alunos da educação infantil no processo de ensino - aprendizagem.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Reconhecer a importância e as características do brincar na educação infantil.
  •  Refletir as práticas educativas adotadas para trabalhar a ludicidade na educação infantil.
  •  Levar os profissionais de educação infantil, a refletir sobre a importância da ludicidade na escola..
  • Identificar características do brinquedo e do jogo na educação infantil.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A brincadeira se torna importante na educação infantil, por proporcionar prazer e melhoras no ensino, ela ajuda em vários aspectos tanto na educação quanto no contexto social da criança.

BB ISSO E UMA CITAÇÃO VER COMO COLOCA

Conforme RAU (2011 p.25) “Nesse sentido, a ludicidade como elemento da educação, também é passível de demonstrar a evolução humana com base em suas interações sociais, culturais e motoras, pois o homem sempre teve em seu repertório as linguagens do brincar.”.

São diversos os benefícios que a ludicidade traz tanto para os alunos da educação infantil quanto para o profissional da área, digamos que é uma forma onde o próprio profissional aprende um pouco de cada aluno. Porém temos ainda hoje muitos professores e membros de algumas escolas que não enxergam na ludicidade tantos benefícios.

Conforme CARNEIRO E DODGE (2007 p.201[a]) “Para que a prática da brincadeira se torne uma realidade na escola, é preciso mudar a visão dos estabelecimentos a respeito dessa ação e a maneira como entendem o currículo. Isso demanda uma transformação que necessita de um corpo docente capacitado e adequadamente instituído para refletir e alterar suas práticas. Envolve, para tanto, uma mudança de postura e disposição para muito trabalho.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (747.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com