TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência da leitura na aprendizagem

Por:   •  1/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.636 Palavras (19 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 19

A influência da Leitura no processo de alfabetização

RESUMO

A presente pesquisa trata da influência da leitura no processo de alfabetização, enquanto atividade lúdica, buscando, contudo, subsidiar metodologias para o desenvolvimento desta prática em sala de aula, influenciando desta forma na formação do leitor e contribuindo para o processo de alfabetização. A metodologia usada neste artigo foi a coleta e análise de informações por meio de pesquisas de bibliografias diversas. Esta pesquisa traz como objetivo oportunizar a criança situações de leitura através da abordagem de diferentes manifestações literárias.

Palavras-chave: Leitura. Alfabetização. Desenvolvimento.

SUMMARY

The present research deals with the influence of reading in the literacy process, as a playful activity, seeking, however, to subsidize methodologies for the development of this practice in the classroom, influencing in this way the formation of the reader and contributing to the literacy process. The methodology used in this article was the collection and analysis of information through searches of diverse bibliographies. This research aims to provide the child with reading situations through the approach of different literary manifestations.

Keywords: Reading. Literacy. Development.

.

1 - INTRODUÇÃO

        A escola assume a responsabilidade de iniciar a criança no processo de alfabetização e de, paulatinamente, aperfeiçoar sua leitura, de modo a garantir-lhe o domínio de uma prática cuja finalidade não se esgota em si mesma. Assim, embora o processo de alfabetização se dirija à apropriação das operações de um código, com seus mecanismos de leitura e escritura, complementares entre si, a preparação do leitor efetivo passa pela adoção de um comportamento em que a leitura deixe de ser atividade ocasional para integrar-se à vida do sujeito como necessidade imperiosa, de que decorre prazer e conhecimento. Para tanto, cabe à escola mais do que alfabetizar ela precisa possibilitar a seus alunos o domínio de um código e, através desse, a convivência com a tradição literária, pois é dela que se espera a formação do leitor.

        O espaço escolar é um dos primeiros contatos que a criança passa a ter no mundo da leitura, ela tem a responsabilidade de iniciar o processo do letramento e leitura, de modo a garantir um domínio de prática que acarreta por toda a vida. O processo de formação do leitor é impenetrado pela escola como manifestação do comportamento em que a leitura se torna uma necessidade importantíssima, ocasionando prazer e conhecimento.

        O processo de formação do leitor é impenetrado pela escola como manifestação do comportamento em que a leitura se torna uma necessidade importantíssima, ocasionando prazer e conhecimento.  Por meio da leitura, o aluno satisfaz essas necessidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo.

         A leitura conduz o leitor por caminhos, que possibilitam novas formas de pensar e repensar sobre o que se vive, dentro deste contexto surge uma problemática em questão, ausência de incentivo e motivação por parte dos alunos pela leitura, ausência do incentivo familiar e as suas próprias dificuldades no processo de decodificação da língua.  A formação do hábito de ler é muito importante. Nos dias atuais as escolas têm oferecido suportes literários com critérios de seleção ricos e estimulante para a prática leitora? Ou tem subsidiado a leitura somente em textos com fins de decodificação e alfabetização interligando práticas tradicionais?

Infelizmente existe por parte dos professores uma incapacidade muito grande em promover uma inter-relação, simultânea, lúdica e criativa no desenvolvimento deste hábito. A ausência de critérios de seleção embasados por um lado, nas etapas do desenvolvimento da criança e, por outro, na avaliação crítica dos textos e a impossibilidade de definir objetivos para a leitura.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, p. 53) leitura é:

[…] É um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo o que sabe sobre a língua. Não se trata apenas de extrair informações da escrita, decodificando-a, letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica, necessariamente, compreensão na qual os sentidos começam a ser constituído antes da leitura propriamente dita. Qualquer leitor que conseguir analisar sua própria leitura constatará que a decodificação é apenas um dos procedimentos que utiliza quando lê.

        Entretanto, a análise da situação em que se encontra a leitura comprova a ineficácia da escola, pois o aluno manifesta seu desinteresse por essa atividade, mas evidencia uma distância que se estabelece entre a ação pedagógica e o alcance do comportamento desejado.  Portanto, o pretenso leitor assume o papel de decodificador e de eventual intérprete, sem almejar o desenvolvimento de atitudes crítico-reflexivo, e limita suas experiências com literários às exigidas pela escola, enquanto se restringe, na vida cotidiana, do hábito da leitura.  

A partir dessas questões, o trabalho elaborado tem como objetivo geral, contribuir para que o hábito da leitura passe a ser prazeroso, contribuindo para o processo de alfabetização e construção do saber.

Objetivos específicos:

  • Contribuir para o hábito da leitura para informação, conhecimento.
  • Contribuir para o hábito da leitura como fonte de prazer e equilíbrio
  • Contribuir para o habito da leitura como forma de estudo e melhor desempenho escolar.

Justificativa:

        Por meio da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, “mergulhando” no mundo da imaginação e desenvolvendo a escuta, fala e escrita enriquecendo o vocabulário e envolvendo linguagens diferenciadas. A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental, apesar de muitos não estarem preparados para desenvolver em seus alunos tal hábito. A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações, ler de tudo um pouquinho, ser eclético e gostar de todos os gêneros textuais, faz do leitor um bom ouvinte, um bom escritor, contador de histórias e principalmente um novo incentivador da leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (161.6 Kb)   docx (226.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com