TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A matemática na nossa vida

Por:   •  18/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.704 Palavras (23 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 23

A matemática está presente em nossa vida desde o nascimento, onde tudo gira em torno de números, medidas, operações, figuras geométricas; através dos meios de comunicação que demonstram uma infinidade de informações da linguagem matemática.

No brincar a criança entra em contato com essa linguagem para marcar a passagem do tempo, medir distâncias, distinguir o pesado do leve, ter conceitos espaciais como em cima e embaixo, fora e dentro, frente e atrás. A matemática está presente em todas as atividades do homem, seja simples como repartir algo ou complexa como projetos de engenharia.

Com o objetivo de analisar a importância do trabalho com a disciplina matemática na educação infantil, entre crianças de 3 e 4 anos e como esses conteúdos podem desenvolver noções  básicas elementares é que se atira nas fundamentações com a finalidade de encontrar respostas.

Na Educação Infantil, que é uma modalidade eminentemente ativa, os procedimentos didáticos devem estar pautados tanto nas atividades práticas quanto na via dos conteúdos, desde que os mesmos sejam significativos. Entretanto, existem discussões sobre o que se deve ensinar nessa modalidade de ensino.  Por exemplo: pode-se alfabetizar na educação infantil? Essa problemática é um dos dilemas que afligem os teóricos da educação. Inclusive, há diferentes posições entre os que defendem a alfabetização, também são divergentes as posições daqueles que são contra.

Ainda que na alfabetização esteja subentendido o aprendizado matemático, o conteúdo desse ramo de atividade, como uma disciplina formalizada, há quem defenda que deveria ser reservada aos anos seguintes da escolaridade, uma vez que, desde a Educação Infantil, as crianças já sabem muito sobre relações matemáticas, pois estão expostas todo tempo a esse gênero de conhecimento. Entretanto, também há aqueles que defendem a formalização desses conteúdos ainda na educação infantil. Surgem então as indagações: como os teóricos vêem o ensino dessa disciplina? Quais conteúdos devem ser abordados? Com que abordagem metodológica? Quais as benesses para o desenvolvimento intelectual dessas crianças, especialmente as que têm três ou quatro anos de idade?  Além disso, uma questão que merece atenção, frente às frequentes críticas ao modelo de ensino de Matemática vigente, é fundamentalmente pensar como torná-la significativa para os alunos. Essas questões tornaram-se diárias no cotidiano dos professores que atuam nos Centros de Educação Infantil da cidade de Juína, no Estado de Mato Grosso.

 

          07

 

Por ser um tema polêmico e para responder, ainda que de forma parcial a esses questionamentos, é que se justifica essa pesquisa. Para tanto, foi necessário mergulhar nos aportes teóricos dos pedagogos e psicólogos que trabalham essa questão em livros, artigos e textos publicados, fazer pesquisa na internet e pesquisar, através de questionários previamente elaborados, junto aos professores que atuam especificamente nesse nicho para entender como eles vêm desenvolvendo os conteúdos matemáticos em seus centros. Além de verificar os conteúdos que estão sendo aplicados.

 

.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

Toda criança trás em si um conhecimento de mundo. Partindo desse pressuposto, o que seria então alfabetizar-se? Para os teóricos contemporâneos, dentre os quais as professoras Rosa Maria Maciel e Maria Luiza do Canto Benedetti,

"Ora, o que significa alfabetizar-se? Em suma, é apropriar-se de outras formas de leitura do mundo onde se inclui a palavra escrita, a quantificação deste mundo, a historicização, a construção do tempo, do espaço e de suas relações etc. Assim, o conhecimento matemático inclui-se no conceito de alfabetização em seu sentido mais amplo e como tal não pode ser tratado isoladamente, especialmente no caso da pré-escola."

 

Segundo as autoras, a educação infantil é um espaço de certa forma privilegiado para noções básicas de conteúdos matemáticos. Para elas, o ensino dessa disciplina deve ter a finalidade de construir um saber que capacite as crianças a pensar e a refletir sobre o seu cotidiano, sua realidade social, para, dessa forma, intervir no intuito de transformá-los. Isso apenas será possível se os mesmos encontrarem motivo e razão para aprender matemática. E, mais que isso, gostar de aprender!

Segundo Piaget (1978), “O conhecimento lógico-matemático é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também das ações sobre os objetos”.

Analisando a afirmação desse importante teórico, podemos deduzir que a Educação Infantil deve ser inserida em um conceito de educação com viés apontado para a construção do conhecimento elaborado pelo próprio “aprendente” e tendo como mediador seu professor ou outro adulto para direcioná-lo na busca da autonomia e independência. O conhecimento matemático fazendo parte do currículo dessa modalidade de ensino não deve se furtar dessa análise.

Partindo desse pressuposto e respeitando as especificidades, é possível categorizar que a Matemática é de extrema importância para o desenvolvimento ontológico da potencialidade da criança, favorecendo o raciocínio lógico, a criatividade e instrumentando-a para a vida.

 

          09

 

O ponto de partida para o trabalho com a disciplina Matemática na Educação Infantil dever ser pautado por problemas que se relacionam com a capacidade de estabelecer correspondências entre coisas, favorecer a descoberta das propriedades como cores, tamanhos e formas, o que acarretam o desenvolvimento das habilidades perceptivo-motoras.

Para Vygotski, a criança começa em seu processo de desenvolvimento se utilizando das mesmas formas de comportamentos que inicialmente outras pessoas usaram em relação a ela. E justifica:

Isto ocorre porque, desde os primeiros dias de vida, as atividades da criança adquirem um significado próprio num sistema de comportamento social, refratadas através de seu ambiente humano, que a auxilia a atender seus objetivos. Isto vai envolver comunicação, ou seja, fala.

 

Sem que precisemos envidar esforços, por essa afirmação, entendendo saberes matemáticos como componente do processo de comunicação dá perfeitamente para entender que conteúdos matemáticos podem e devem fazer parte do currículo da educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (297.8 Kb)   docx (762 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com