TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria do Desenvolvimento Cognitivo 0 a 11 anos

Por:   •  24/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA CIÊNCIAS DA VIDA

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

 Desenvolvimento Cognitivo

Turma B

Noturno

Curitiba

2016

     Piaget tinha como uma de suas grandes preocupações a questão epistemológica com o interesse de entender como os humanos conhecem o mundo das coisas materiais e simbólicas e quais são os mecanismos cognitivos utilizados pelo homem para conhecer este mundo. Após desenvolver pesquisas em diversas áreas da biologia, seu interesse pelo conhecimento do o levou para área da psicologia e a partir de pesquisas experimentais em laboratório na Suíça e posteriormente ao redor do mundo constrói sua teoria do desenvolvimento cognitivo unindo  a biologia e a epistemologia procurando na psicologia as respostas para esta proposta; Posteriormente desenvolve uma teoria científica do conhecimento que articula os fenômenos cognitivos ao contexto da adaptação do organismo ao meio colocando a biologia. Segundo Piaget (1938) existe uma diferença qualitativa entre a lógica infantil que é mais simples e a lógica do adulto, consequentemente mais complexa, isso se dá pois os processos de construção da cognição humana vão se complexificando com o passar do tempo, compreendendo então a base de sua teoria dos estágios evolutivos do desenvolvimento cognitivo.

     Das categorias fundamentais da Teoria Piagetiana, foram elas a equilibração em que todo organismo vivo precisa viver em equilíbrio com o meio ambiente e para reequilibra-se diante do problema/conflito (pois nunca ficará em desequilíbrio constante) o sujeito abre mão de alguns mecanismos fundamentais próprios do sujeito, sendo eles a assimilação na qual o indivíduo sem alteração nele mesmo, procura significados a partir de experiências anteriores para compreender esse novo conflito e o segundo mecanismo é a acomodação em que  o organismo tenta restabelecer o equilíbrio com o meio. através de sua própria transformação. Para esclarecer melhor o desenvolvimento da lógica infantil  elabora aquilo que ele próprio chamou de leis do desenvolvimento da inteligência onde através de uma hierarquia lógica identificou três leis do processo de desenvolvimento cognitivo;  Lei da conservação da matéria, em que ocorre aproximadamente entre os 5 e 7 anos de idade, esta lei se caracteriza quando a criança consegue perceber que uma bolinha de uma massa/matéria em questão, pode mudar de forma e continuar com a mesma massa/matéria pois apesar de terem formas distintas são oriundas da mesma matéria); Lei da conservação do peso,  ocorre aproximadamente entre a idade de 07 a 09 anos quando a criança identifica que uma bolinha de massa em questão tem o mesmo peso que uma cobrinha feita com a mesma massa e a última lei, que seria a lei da conservação de volume que sucede na criança de 9 a 11 anos onde a mesma percebe agora  que a bolinha de massa tem o mesmo volume da cobrinha de massa compreendendo que as diferentes formas que podem assumir uma mesma matéria (massa).

     Os dois aspectos do desenvolvimento cognitivo formados por Piaget esclarece que o indivíduo abre mão de alguns recursos orgânicos inatos para conhecer o mundo exterior, mas não se limita a eles e constrói também na relação com o ambiente e com outros indivíduos uma parte importante do seu desenvolvimento, assim formulou o aspecto psicológico/espontâneo que sugere que este aspecto do desenvolvimento humano está interligado nas suas habilidades como ser vivo, Piaget (1990) afirma que este aspecto se configura por tudo aquilo que a criança aprende por si mesma na relação com o ambiente e abre mão dos seus sentidos inatos para estabelecer essa relação com o mundo ao seu redor. O segundo aspecto do desenvolvimento cognitivo diz respeito ao aspecto psico-social e envolve as relações sociais que a criança estabelece ao longo do seu desenvolvimento, as quais se iniciam na família e estendem para a escola, grupo de amigos e outros, resumidamente tudo aquilo que a criança aprende por transmissão a partir do outro.

     Na teoria de Piaget se valoriza muito a aspecto psicológico (espontâneo) do desenvolvimento cognitivo e afirma que é preciso esperar o momento certo para transmitir e submeter certos conhecimentos e determinadas aprendizagens para uma criança; se aprofundando mais no desenvolvimento cognitivo, Piaget (1994) constrói e apresenta os estágios sucessivos do desenvolvimento cognitivo os quais se diferenciam em quatro etapas fundamentais: A inteligência sensório-motora, este estágio se inicia com o nascimento e se concretiza nas crianças até aproximadamente os 18 meses de vida e enfatiza a inteligência inata do ser vivo ou seja a capacidade natural que todos lemos para enfrentar os problemas e conflitos encontrados no ambiente. Aa representação pré-operatória, se inicia ao término do estágio anterior e se efetiva até os 07 - 08 anos de idade aproximadamente, se configura pela possibilidade de representação pela capacidade de pensar simbólica e abstratamente: é o momento crucial da representação através da linguagem da capacidade de representar um objeto por meio de um símbolo, de uma imagem mental (abstração). Operações concretas se inicia a partir dos 07 ou 08 anos de idade aproximadamente, irá se efetivar proximamente aos 11 ou 12 anos de idade e é nesta etapa que ocorre uma verdadeira revolução lógica no desenvolvimento da criança pois é no início deste estágio que o desenvolvimento psicológico/espontâneo atinge o nível da reversibilidade da matéria, é o momento da definitiva compreensão da noção lógica de que um objeto pode transformar-se, reverter se sem perder suas características materiais, é neste estágio que a criança começa a reunir objetos por classe (tamanhos. fom1as e cores) e também combina objetos e já consegue contá-los separá-los diferenciá-los. E por último existem as operações formais a partir dos 12 ou 13 anos aproximadamente que identificamos a elevação a este nível o qual se consolida aproximadamente até os 15/ 16 anos de idade, neste período os jovens tornam-se capazes de raciocinar, de deduzir e de hipotetizar a partir de proposições verbais, é a definitiva lógica dos raciocínios dedutivos e propositivos não mais indutivos perceptivos e instintivos como os estágios anteriores.

REFERÊNCIA

VIOTTO FILHO, I. A; PONCE, R.F. Desenvolvimento cognitivo: alguns subsídios para a compreensão da teoria de Jean Piaget. Araçatuba, v. 3, n.3, p. 141-147, 2005.

REFERÊNCIAS

http://www.feata.edu.br/downloads/revistas/avessodoavesso/v3_artigo09_desenvolvimento.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com