TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Responsabilidade Social e Profissional

Por:   •  24/8/2020  •  Resenha  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Ética e Responsabilidade Social e Profissional

Descrição da Obra: Trata-se de Resenha com base nos assuntos abordados nas vídeoaulas da presente disciplina e o texto Ética e Responsabilidade social de autoria do professor Mestre Oswaldo Oliveira Santos Junior.

Ética e Responsabilidade Social.

O autor aborda os aspectos centrais da discussão sobre a Responsabilidade Social Empresarial e sua interface com a ética. Para tanto buscou-se trabalhar os conceitos elementares da ética e sua configuração filosófica e histórica, bem como os pressupostos da responsabilidade social empresarial, procurando situá-la no marco histórico nos anos 1990, momento em que a sociedade brasileira experimentava o avanço das políticas de cunho neoliberais. Outra característica deste texto é sua abordagem e análise da sociedade capitalista e as contradições oriundas deste sistema em sua relação com os pressupostos da ética e da responsabilidade social empresarial

A ética e a responsabilidade social tem desempenhado um papel importante na sociedade e nas organizações de modo geral.

A definição de ética, é um conjunto de princípios que rege e orienta a ação das pessoas e da sociedade. Também pode ser considerada um conjunto de normas que determina a conduta das pessoas, de um grupo social ou de uma sociedade.

O professor Oswaldo Oliveira Santos Junior em seu artigo, apresenta a ética como a melhor forma de viver e conviver entre os seres humanos, tornando equivocada a ideia de ética como sinônimo de lei, normas ou regras, uma lista de certo ou errado, defendendo a ideia de que a ética tem que ser dialogada, refletida e reconstruída na busca pelo convívio entre os seres humanos.

O artigo também trata da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), entendida como um modelo de gestão das organizações, que se revelam comprometidas com o desenvolvimento social econômico do país.

As organizações muito se preocupavam somente com o lucro e os cumprimentos legais, deixando de lado suas responsabilidades éticas, morais e sociais.

Mas diante do crescimento dos problemas que o mundo enfrenta, com a violência, desemprego, fome e problemas ecológicos, cada vez mais as empresas se sentem desafiadas a assumirem um novo padrão no mercado, que não visa somente seus interesses e metas pessoais, desenvolvendo uma postura ética , criando ações sociais, envolvendo a participação dos colaboradores e de todo público que se relaciona, estabelecendo metas com objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e promoção da diminuição das desigualdades sociais .

Muitas empresas implementam os programas de RSE, visando somente prestigio, propaganda e certificações. Entretanto independente da motivação das empresas ao implementarem os programas de RSE, segundo Oswaldo Oliveira Santos Junior, elas também criam condições para se criticar e avaliar processos no interior das organizações que contradizem os princípios éticos e os valores morais dominantes na sociedade, contribuindo para inibir tais práticas nocivas.

É possível observar que esses programas acabam também ensejando, nos indivíduos que estão trabalhando neles, a descoberta das estruturas geradoras de exclusão sociais.

Nem todas as organizações que se dizem praticar a responsabilidade social,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com