TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  19/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.137 Palavras (13 Páginas)  •  5.567 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CÂMPUS PIRES DO RIO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AGLIÊ BERNARDO DA SILVA

PIRES DO RIO

JUNHO/2018

AGLIÊ BERNARDO DA SILVA

        

AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Campus Pires do Rio na disciplina de Metodologia Cientifica sob a orientação da Professora Juliana Maria Corallo Quinan.

PIRES DO RIO-GO

JUNHO/2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

JUSTIFICATIVA        

DELIMITAÇÃO DO TEMA E DEFINIÇÃO DO PROBLEMA        

OBJETIVOS        

REFERENCIAL TEÓRICO        

METODOLOGIA        

CRONOGRAMA        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste artigo é demonstrar, porque a relação afetiva entre professor/ aluno é de extrema importância para que o aluno possa se desenvolver de forma gratificante dentro da sala de aula, e ter um bom relacionamento não só com o seu educador, mas também com os colegas e a família. A afetividade envolvida na educação infantil revela que o educando serve de continente para a criança, para que ela possa depositar seus sentimentos, onde ela se sinta acolhida, protegida, e o professor deve lhe demonstrar paciência e atenção para que a criança possa ter mais interesse em aprender e a lidar com as pessoas que estão ao seu redor. A relação de laços de afeto entre educador e educando permite desenvolver sujeitos que sejam responsáveis para assumirem seus próprios atos, honestos, responsáveis e críticos, para que o educando desenvolva boas diferenças individuais e comportamentais.

A participação da família na escola também ajuda no desenvolvimento de aprendizagem do aluno, o educador também deve demonstrar afeto à família para que todos se sintam acolhidos pelo professor e pela escola, demonstrando segurança quanto ao aluno.  É necessária também a presença do lúdico, pois através dele que se ensina com afeto e desenvolve-se a afetividade no educando, e a aprendizagem do aluno pode ser de forma integral, garantindo um envolvimento intelectual que é demonstrado através do brincar e se divertir revelando uma série de sentimentos ocultos pelos próprios alunos.

Síntese do seu projeto comente sobre o assunto e fale um pouco de cada um dos itens, apresente seu trabalho, deve ser feito por último.

JUSTIFICATIVA

A afetividade tem um papel importante no processo de ensino-aprendizagem, quando o professor usa métodos para incentivar os alunos nas suas dificuldades ele se vê capaz de conseguir fazer aquilo que para ele era difícil, e assim, ele sentir uma satisfação grande em tentar e mesmo com todas as suas dificuldades ele acaba conseguindo. O professor quando usa a afetividade para trabalhar dentro da sala de aula trás os alunos para perto dele, instigam eles a quererem aprender, a querer estar ali, e isso é um artificio importante para a aprendizagem do aluno.

Sendo assim, escolhi este tema por ter uma grande afinidade pelo assunto, pelo fato de ter feito parte do meu processo de aprendizagem. Me recordo de alguns professores que tornaram o meu gosto e a minha vontade de aprender maior que as minhas dificuldades, pelo simples fato de como administrava uma aula, as aulas eram planejadas, eles sabiam lidar com os conteúdos aplicados e até os mais complicados fazer com que entendêssemos de uma maneira mais simples.

E assim, surgiu o meu gosto pelo tema, pois acredito que quando o professor trabalha com a afetividade dentro da sala de aula ajuda no desenvolvimento da criança; e também através da interação a criança vai construindo todo um conhecimento.

Este foi um tema do qual me chamou a atenção pelos motivos relatados e principalmente depois de pesquisar mais afundo sobre o assunto, foi uma confirmação de que a afetividade quando trabalhada dentro da sala de aula faz uma diferença muito grande no processo de aprendizagem e formação do aluno.

DELIMITAÇÃO DO TEMA E DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

A afetividade são eventos experimentados e vivenciados em forma de emoções, tal emoção faz com que o indivíduo consiga determinar o modo como se vê o mundo e também como se manifesta. Sendo assim, tendo ou não a presença da afetividade é que vai determinar a forma de como este indivíduo ira se desenvolver, pois quando o professor usa métodos através da afetividade para aplicar conteúdos em sala de aula a estimativa do aluno em aprender é maior.

A afetividade dentro da escola vai ter um papel fundamental no papel de desenvolvimento e na aprendizagem do aluno, é na escola onde a criança vai depositar todas as suas dúvidas, insegurança, medos e vai expor os seus pontos de vistas.

E nesses quesitos entra a relação professor-aluno, quando o professor usa palavras de incentivo para motivar o aluno e trabalha de uma forma mais simples e amorosa para mostrar a maneira correta, a aprendizagem da criança será mais fácil e prazerosa e também a relação dela com o professor será bem mais compreensível e tranquilo.

Dentro do tema afetividade, destaca-se três autores, são eles: Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon. Dimensionar a problemática da afetividade e da educação infantil considerando estes três autores, possibilita uma compreensão mais eficaz, sobre o descobrimento das potencialidades do ser humano, e o quanto a afetividade esta coesa a tais possibilidades.

Diante disso a problematização busca pesquisar sobre:

Qual o papel da afetividade no processo de socialização do aluno?

Qual a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (251.7 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com