TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZACAO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS

Por:   •  12/9/2017  •  Monografia  •  4.677 Palavras (19 Páginas)  •  3.472 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

MARIA ROSILENE BRAS RODRIGUES 

ALFABETIZACAO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo

Orientador: Prof.  Andreia de Freitas Zompero

ROSILENE, Maria Bras Rodrigues. Alfabetização e letramento nos anos iniciais. 2015. 21folhas. Projeto de Ensino em Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Rio Branco, 2015.

RESUMO

Letramento e alfabetização são o início da vida academia, e primordialmente onde se constrói a percepção de um mundo literário. Desenvolver atividades que facilitara a aprendizagem, bem como designar meios para obter maior senso crítico. Promovendo por meio de aulas expositivas e uma didática diferenciada possibilitar um espaço que o aluno poderá ler e escrever suas histórias, dialogando com suas vivencias e expor da sua maneira como ele têm visto a leitura influenciar na sua vida. Procurar em conjunto com os pais/responsáveis um ambiente favorável para a percepção de seu papel e receber uma educação a nível funcional que não será somente mais um alfabetizado, e sim um usuário da língua escrita e falada.

Palavras-chave: Letramento. Alfabetização. Critico. Leitura.


SUMÁRIO

Introdução.........................................................................................................1

Revisão Bibliográfica ........................................................................................2

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................12

3.1 Tema e linha de pesquisa..........................................................................12

3.2 Justificativa.................................................................................................12

3.3 Problematização.........................................................................................12

3.4 Objetivos....................................................................................................12

3.5 Conteúdos..................................................................................................13

3.6 Cronograma de execução..........................................................................13

3.6.1 Processo de desenvolvimento................................................................13

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................13

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................14

3.9 Avaliação....................................................................................................15

4 Considerações Finais...................................................................................16

5 Referências..................................................................................................17

 


INTRODUÇÃO

O presente projeto visa a ampliação da visão sobre o letramento e a alfabetização nos anos iniciais, partindo da premissa que o processo de ensino-aprendizagem vem da leitura e da escrita na sala de aula.

Contudo, ainda é uma novidade no nosso sistema de ensino e daí teremos várias perguntas que nos vem como por exemplo: como alfabetizar e letrar ao mesmo tempo? E como seria esse letramento? Quais métodos posso utilizar?

E para solução destas e outras presentes perguntas, que conceituaremos os meios de alfabetização, suas formas e como conseguindo colocar no contexto escolar e social dos nossos alunos.

Nos dias atuais ser alfabetizado, somente seria assinar e reconhecer as letras do alfabeto, porém não é o suficiente, deve se saber o que está escrito e assim ter uma visão crítica do que está ali.

Promover ações que incentivam o desenvolvimento destas características é o enfoque deste trabalho, mostrando que por meio de uma didática inclusiva que os alunos podem ser alfabetizados e letrados ao mesmo tempo. Proporcionando a estes uma visão de como a sociedade influência na sua vivencia na sala de aula.

Principalmente seguindo a premissa de Soares que nos diz que o indivíduo precisa estar preparado para entender seu papel no contexto social e apto a responder contextualmente as situações que lhe serão apresentadas no dia a dia.


REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Em nosso século XXI, a caminhada em prol de uma educação de qualidade tem sido cheia de conquistas. E o acesso à escola e ao ensino fundamental é garantido pelas leis nacionais a muitos que por não saberem ler e escrever saem do processo de alfabetização.

Depois de 1990 na conferência mundial sobre educação para todos foi que alfabetização foi tida como o instrumento capaz de fazer a eficácia na aprendizagem para o acesso e para elaboração de um conhecimento que irá participar da cultura de uma sociedade.

Se conceituarmos isso como ponto de partida, veremos que a ideia de aprendizagem, leitura e da escrita esta comparada a um instrumento essencial para o indivíduo ter o acesso a todo e qualquer meio de conhecimento. Entretanto seria somente esse o seu papel na sociedade?

Segundo Soares (2006) afirmou que, para entrar e viver nesse mundo do conhecimento, quem aprende necessita de dois passaportes: o domínio da tecnologia de escrita, que se adquire por meio da alfabetização e o outro que é domínio dos usos da mesma que somente obtém-se por meio do letramento.

E também a respeito do mesmo Freire (1991) afirma que não basta saber ler “Eva viu a uva” e sim é preciso compreender qual posição a Eva ocupa no seu contexto, saber quem plantou a uva e quem irá lucrar com esse trabalho agrícola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (179.4 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com