TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização e Letramento nos anos iniciais

Por:   •  27/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROJETO INTEGRADOR I

PRÉ PROJETO

OSASCO / SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROJETO INTEGRADOR I

PRÉ PROJETO

OSASCO / SP

2015


Tema:

Alfabetização e Letramento nos anos iniciais (Fundamental I).


Justificativa:

Avaliando o ensino nos dias atuais, podemos identificar um grande número de alunos que chegam ao final do ciclo (Fundamental I) sem ter alcançado o objetivo de alfabetização e letramento.

Mediante esta realidade, este estudo tem como objetivo investigar o motivo desta defasagem nas escolas.

Pois temos duas situações graves, a primeira são os alunos que chegam no final do ciclo e não são alfabetizados, e a segunda os alunos são alfabetizados, porém não são letrados.

Para responder as questões, procuramos entender o significado do termo alfabetização e letramento, bem como a ideia de alfabetização na perspectiva do letramento.

Exemplo

Segundo a autora Magda Soares no seu artigo Letramento e alfabetização: as muitas facetas (Rev. Bras. Educ.  no.25 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2004), a alfabetização e letramento é:

Em síntese, o que se propõe é, em primeiro lugar, a necessidade de reconhecimento da especificidade da alfabetização, entendida como processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico; em segundo lugar, e como decorrência, a importância de que a alfabetização se desenvolva num contexto de letramento - entendido este, no que se refere à etapa inicial da aprendizagem da escrita, como a participação em eventos variados de leitura e de escrita, e o conseqüente desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes positivas em relação a essas práticas; em terceiro lugar, o reconhecimento de que tanto a alfabetização quanto o letramento têm diferentes dimensões, ou facetas, a natureza de cada uma delas demanda uma metodologia diferente, de modo que a aprendizagem inicial da língua escrita exige múltiplas metodologias, algumas caracterizadas por ensino direto, explícito e sistemático-particularmente a alfabetização, em suas diferentes facetas-outras caracterizadas por ensino incidental, indireto e subordinado a possibilidades e motivações das crianças; em quarto lugar, a necessidade de rever e reformular a formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, de modo a torná-los capazes de enfrentar o grave e reiterado fracasso escolar na aprendizagem inicial da língua escrita nas escolas brasileiras.


Problema:

Um dos maiores problemas que a sociedade enfrenta nos dias atuais é o Analfabetismo Funcional, mediante disso o estudo visa identificar e investigar os motivos que o gera.

Por que temos tantos alunos chegando no final do ensino fundamental I sem estarem letrados, “quais são as causas? ”, “quem são os “culpados? ”, “o que podemos fazer para solucionar este problema? ”.

Mediante o exposto como podemos superar este problema?

O objetivo desse estudo é reconhecer as dificuldades para assim tentar saná-las utilizando os recursos disponíveis para tal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com