TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  26/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.722 Palavras (15 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA VALINHOS

PEDAGOGIA-LICENCIATURA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ana Carina Araujo Davanso

Valinhos-SP
2021

Ana Carina Araujo Davanso

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE – para a disciplina: Estágio Curricular Obrigatório II.

Valinhos-SP

2021


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        10

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        12

6        PLANOS DE AULA        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19

INTRODUÇÃO

Este estágio tem como objetivo descrever sobre as atividades dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como finalidade também complementar a formação acadêmica demonstrando tanto na teoria quanto na prática como devemos agir e se portar dentro de tais ambientes escolares.

Neste trabalho iremos relatar situações do cotidiano e atividades inseridas dentro do ensino fundamental, onde educadores tiveram que se adaptar em meio a uma pandemia mundial (COVID-19) e proporcionar ensino e aprendizado da melhor forma que conseguissem.

Todo estágio tem como objetivo aprender de forma prática proporcionando maior conhecimento ao estudante e futuro pegagogo os preparando para esta missão que lhes será concedida com sua formação.

O mesmo proporciona neste atual momento um estudo e percepção do ensino de maneira diferente, onde a tecnologia está da maior forma possível auxiliando alunos e professores para que possam manter o ensino dentro de suas casas, assim também nos preparando para atuar em causas e situações onde a criatividade, paciência e persistência são essenciais para manter o foco possibilitando ao estagiário compreender a dinâmica, as dificuldades, desafios e possibilidades do campo de trabalho onde ele num breve futura irá atuar.

Palavras chave: Tecnologia, atualizações e persistência.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Segundo Thiesen (2008) a interdisciplinaridade pode ser entendida como um movimento que objetiva compreender novas formas de organização do conhecimento e para isso, busca responder à necessidade de superar a visão fragmentada no que concerne os processos de produção e socialização dos conhecimentos.

Surge em meados do século XX, como resposta à necessidade de superar a fragmentação e o sentido de especialização dos saberes, intrinsicamente fundamentos no positivismo, no empirismo, no mecanicismo e naturalismo concernentes à época, especialmente devido à influência dos trabalhos dos pensadores da era moderna, que fomentou assim a divisão das ciências e dos saberes.

Sendo assim, a interdisciplinaridade surge da relação dialética entre os saberes, emergindo a partir do entendimento da necessidade do diálogo e da integração das ciências, objetivando romper com a especialização/ fragmentação do saber. A partir do reconhecimento do todo, é possível identificar os elementos que o compõe. Desta forma o materialismo histórico dialético contribui para a compreensão da interdisciplinaridade a medida em que coloca a historicidade e o movimento dialético como parte integrante de todas as ciências. Entende a necessidade de se haver interdependência e também interatividade entre coisas e ideias, uma vez que através do entendimento e compreensão da totalidade, entendemos fazer parte de uma grande rede de interações e assim os conceitos estão na mesma medida intrinsecamente interligados.

Dessa forma pode-se inferir que os sujeitos não aprendem somente através do intelecto e da razão, mas também através de seus sentidos, sua intuição, emoções e sentimentos, centrando na criatividade de nas potencialidades de cada um, onde através da articulação desses recursos e da problematização, do pensamento crítico é possível de fato apreender, conhecer e se relacionar socialmente, considerando a subjetividade de cada indivíduo.

A interdisciplinaridade mostra-se um movimento importante e necessário na relação entre ensinar e aprender, já que através de seus pressupostos teóricos auxilia  educadores e  escola, a ressignificarem o trabalho pedagógico, em seu currículo, metodologia, conteúdos abordados, avaliações e da organização dos ambientes de aprendizagem.

O processo metodológico de construção do saber a partir da interdisciplinaridade compreende que a construção do conhecimento tem como base as relações do sujeito com sua realidade, no contexto em que está inserido e assim sendo, se faz necessário que hajam dois movimentos, um de problematização da situação apresentada e o outro refere-se a problematização dessa situação, integrando-os.

O professor só conseguirá atuar de forma interdisciplinar se for capaz de compartilhar saberes, com coragem para abandonar a linguagem unicamente técnica e se deixar aprofundar e atravessar o entendimento de que ninguém é exclusivamente dono de todo o saber. A escola deve ser um espaço que contemple as múltiplas experiências, considerando toda a complexidade do processo, sendo assim um espaço interdisciplinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (63.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com