TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDER BRINCANDO; O LÚDICO NA APRENDIZAGEM

Por:   •  12/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade: IEFE

................................................................................................................

APRENDER BRINCANDO;

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM

Belo Horizonte

2019

APRENDER BRINCANDO;

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM

A presente pesquisa se ressalta como trabalho de conclusão do curso de graduação em licenciatura de Pedagogia, tendo como alvo o aprender brincando; o lúdico na aprendizagem. Diante da necessidade de entender esse universo foram selecionados meios que abordem esse tema com objetivo de verificar como se dá aprendizagem através da utilização da ludicidade como metodologia.

Dohme (EDITORA INFORMAL 2005) afirma que:

O uso do lúdico na educação prevê principalmente a utilização de metodologias agradáveis e adequadas as crianças que façam com que o aprendizado aconteça dentro do “seu mundo”, das coisas que lhe são importantes e naturais que respeitam as características próprias das crianças seus interesses e esquemas de raciocínio próprio.

Problema:

 A ludicidade realmente auxilia na aprendizagem de crianças de 2 a 5 anos?

Objetivo Geral:

 Identificar como jogos, brinquedos, brincadeiras, contos e teatros podem contribuir para o desenvolvimento da criança na educação infantil.

Objetivos Especificos:

 Compreender de que forma a ludicidade pode auxiliar o processo de ensino e aprendizagem.

 Analisar como a ludicidade pode auxiliar no desenvolvimento social e cognitivo da criança.

 Verificar como os educadores podem se utilizar desta metodologia no processo de ensino aprendizagem.

Justificativa.

A escolha do tema justifica-se pelo fato de que os resultados da educação, apesar de todos os seus projetos, continuam insatisfatórios, percebendo-se a necessidade de mudanças no âmbito educacional. Nesse sentido o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento. Vale ressaltar, porém, que o lúdico não é a única alternativa para a melhoria no intercambio ensino-aprendizagem, mas é uma ponte que auxilia na melhoria dos resultados por parte dos educadores interessados em promover mudança. Sendo assim verificaremos como o lúdico é importante, e de como sua utilização através dos jogos brinquedos e brincadeiras podem contribuir significadamente no desenvolvimento social e cognitivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com